Museu de Arte Sacra mostra batina de luxo de ouro e prata

Por 23 de junho de 2011 Dicas Sem comentários

Bom dia, pessoal,

Hoje, vamos dar uma dica para quem quer aproveitar o feriado prolongado para fazer um programa cultural com a família.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está com a exposição “Vestes Sagradas”, que traz roupas e tecidos utilizados em séculos passados por bispos e padres da Igreja Católica. Símbolos bordados com fios de ouro e de prata sobre vestes de veludo – um dos tecidos mais luxuosos dos séculos XVII e XVIII –, usadas numa procissão de Corpus Christi no Brasil do século XIX.

A opulência da Igreja Católica em trajes de padres e bispos é tema de uma exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Pela primeira vez, estão expostas ao público 22 casulas (vestimentas de padres ou bispos) confeccionadas no Brasil e no exterior dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Além de raras, as peças se destacam pela conservação, um dos principais desafios da vulnerável arte têxtil, diz o curador da mostra, Percival Tirapeli, professor do Instituto de Arte da Unesp (universidade Estadual Paulista).

Entre as raridades, está uma vete litúrgica do Peru, confeccionada por volta de 1700. O veludo vermelho, provavelmente trazido da Espanha, foi bordado em ouro com símbolos católicos;

Para o público experimentado na fé católica, e para quem nunca pisou em uma igreja, uma linha do tempo convida o visitante a conhecer a evolução desses trajes desde a Idade Média até hoje.

“Era preciso usar todo o fausto possível para mostrar ao fiel que a Igreja Católica tinha poder”, diz o curador, sobre como o belo era usado contra a ameaça protestante.

 

Exposição “Vestes Sagradas”

Onde: Museu da Arte Sacra de São Paulo – Av. Tiradentes, 676 (próximo ao Metrô Tiradentes)

Quando: Até 7 de agosto, de terça a domingo.

Quanto: R$6, R$3 (meia) e grátis nos finais de semana de junho

Telefone: (11) 5627-5393

 

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo

Comentário

Seu e-mail não será publicado