6 de julho: Criação do IBGE

Boa tarde,


No dia 6 de julho de 1934, era criado o principal provedor de dados e informações do Brasil, responsável por mensurar informações estatísticas da população brasileira: o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 1937, este órgão passou a ser conhecido popularmente pela sigla IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A instituição foi criada durante o Governo do ex-presidente Getúlio Vargas, reconhecido como o político que mais valorizou as leis trabalhistas no Brasil. A criação do IBGE está diretamente relacionada à necessidade de entender processos políticos e de trabalho no País e tomar medidas administrativas que levassem o país para o “futuro”.

Entre as principais funções do IBGE:
• Produzir, analisar, coordenar e consolidar informações estatísticas;
• Produzir e analisar, coordenar e consolidar informações geográficas;
• Estruturar e implantar um sistema de informações ambientais;
• Documentar e disseminar todas as informações colhidas;
• Coordenar os sistemas estatísticos e cartográficos nacionais.

Censo

A partir do trabalho do IBGE é possível entender melhor a evolução de processos políticos, econômicos e demográficos do Brasil. Uma maneira da entidade levantar informações é por meio do Censo, questionário sócio-econômico destinado a todas as famílias brasileiras.
O Censo é realizado de 10 em 10 anos para validação do perfil dos habitantes do Brasil. Desta forma, é possível classificar a renda, contabilizar a população e mensurar a situação da economia do país e a evolução de quesitos como trabalho e produção.
Todas as informações levantadas pelo IBGE são estudadas e catalogadas por uma equipe de profissionais qualificados e ficam à disposição para consultas no site da instituição.

Mais informações: www.ibge.gov.br

Veja o resultado do último Censo, realizado em 2010:

2 Responses to “6 de julho: Criação do IBGE”

  1. [...] Saiba Mais: pnld.moderna.com.br/2011/07/06/6-de-julho-criacao-do-ibge/ [...]

  2. larissa disse:

    eu amo a moderna

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>