Quanto tempo leva a Lua para dar uma volta ao redor da Terra?

Por 16 de setembro de 2011 Dicas 12 Comentários

Bom dia, pessoal. 

O que vocês sabem sobre a movimentação da Lua? Conhecem o movimento de rotação e translação? E as fases da Lua? O artigo abaixo, escrito pelo autor de livros didáticos de Ciências e Química da Editora Moderna, Eduardo Canto, explica todos os processos que envolvem a Lua.

O aspecto da Lua, observada da Terra, modifica-se a cada dia. Os diferentes aspectos, as fases da Lua repetem-se ciclicamente. Quatro desses aspectos têm nomes bem conhecidos: nova, crescente, cheia e minguante. Entre as duas fases lunares iguais e consecutivas – por exemplo, entre duas Luas novas –, o tempo transcorrido é de aproximadamente 29,5 dias. A palavra lunação é usada para designar tanto esse intervalo de tempo quanto a sucessão das fases que ocorre ao longe dele. O intervalo de tempo da lunação também é chamado de mês sinódico ou período sinódico da Lua (do grego sunodikós, conjunção de astros, palavra derivada de spun, juntamente, e hodós, caminho, via).

O movimento orbital da Lua ao redor da Terra, a revolução lunar, analisado em relação às estrelas, ocorre com um período aproximado de 27,3 dias. Em outras palavras, tomando-se como referencial as estrelas, são necessários 27,3 dias para que a Lua dê uma volta completa ao redor da Terra. Esse intervalo de tempo é denominado mês sideral ou período sideral da Lua (do latim siderális, relativo às estrelas).

Transcorridos 27,3 dias, a Terra estará em uma nova posição e m sua órbita, devido à translação que realiza ao redor do Sol. Assim, a Lua, apesar de ter dado uma volta completa ao redor da Terra, não será observada exatamente com o mesmo aspecto. Para que ela seja vista na mesma fase em que estava inicialmente, deverão se completar 29,5 dias.

O esquema ilustra essa discussão. Na situação A, a posição da Lua é que tal está na fase nova. Após 27,3 dias da Lua está em B. O satélite completou uma volta ao redor da Terra (em relação às estrelas), mas ainda não voltou à fase nova. Ao chegar em C – o que ocorre 29,5 dias após a situação A – a Lua deu um pouco mais que uma volta ao redor da Terra e, agora, é novamente observada como Lua nova.

Em tempo: a expressão mês lunar designa o arredondamento da lunação para um número inteiro de dias. De fato, para contornar a questão da parte fracionária, alguns povos antigos instituíram meses alternados de 29 e 30 dias.

Escrito por Eduardo Canto, autor de Ciências Naturais, aprendendo com o cotidiano. (Editora Moderna)

Complemente as informações  no livro Ciências Naturais  7º ano, capítulo 17 – Fases da Lua e no livro Ciências Naturais 9º ano, capítulo 4 – Regularidades celestes

Saiba mais

Eduardo Canto é doutor em Físico-Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Se você quiser acompanhar os boletins do autor, acesse o Portal do Professor e veja mensalmente o material produzido.

Conheça as obras

Ciências Naturais 7º ano – Aprendendo com o cotidiano

Autor: Eduardo Leite do Canto

Disciplina: Ciências

Indicação: 7º Ano (EF2)

Número de páginas: 272

 

 

 

 

Ciências Naturais 9º ano – Aprendendo com o cotidiano

Autor: Eduardo Leite do Canto

Disciplina: Ciências

Indicação: 9º Ano (EF2)

Número de páginas: 320

 

12 Comentários

  • viviane disse:

    odiei muito ruim a historia nem foi assim q aconteceu

  • Katia Dutra disse:

    Olá Viviane, como vai?

    Recebemos o seu comentário no nosso blog.
    Gostaríamos de agradecer a sua opinião.

    Curiosamente, esse post foi redigido por Eduardo Canto, um dos autores dos nossos livros de Biologia e Ciências.

    Como fala do movimento da Lua ao redor da Terra, gostaríamos de saber se você tem alguma informação a mais para retificarmos o post ou alguma outra fonte.
    O espaço está aberto inclusive para contato com o autor do livro.

    Contamos com a sua participação!

    Obrigada pela sua atenção e disposição.

    Abraço,

  • ana karolina disse:

    essa esplicaçao foi otima parqa ajudar minha filha na atividade de ciencias

  • Thamires disse:

    é verdade nem foi assimque aconteceu é oq eu acho

  • JULIO disse:

    Sra Thamires , pode ser mais clara, defina melhor “nem foi assim que aconteceu” . Obrigado.

  • jayme quintieri filho disse:

    Gostei muito dessa materia , está incompleta ao meu modo de ver.Sugiro que coloquem o tempo de movimento de rotação da lua. Aqui vai minha pergunta , quanto tempo a lua leva para dar uma volta em torno de si mesma?O movimento da lua é simétrico ?ou assimetrico?

  • jayme quintieri filho disse:

    Qual a idade dessa katia? 5 anos? ou sera que ela ´faz parte de alguma ceita que acredita que a lua vai virar sanguem no juizo final?

  • jayme quintieri filho disse:

    Desculpe o meu comentario é direcionado a Viviane e não a Sra Katia

  • luiz fernando goveia sergi disse:

    eu adoro ciencia! e eu aposto que vcs nao gostam tambem

  • não é boa coisa eu nem li kkk

  • Erika vanessa disse:

    Gostei muito da explicação mas tô com uma dúvida no meu livro dis que a lua leva 28 dias para dar uma volta à terra e aqui fala 27,3 não entendi

  • ketelinn disse:

    nao entendi nada eu queria sabe se leva um ano ou nao

Comentário

Seu e-mail não será publicado