Mestre Bimba e a história da Capoeira

By 23 de novembro de 2011 Dicas 22 Comments

Boa tarde a todos

A capoeira é uma arte marcial ou dança com elementos de origem africana trazidos para o Brasil pelos escravos no século XVI, quando ainda éramos colônia portuguesa. A dança tornou-se popular por aqui e foi sendo passada geração após geração até se tornar uma dança típica no nosso país.

Uma das pessoas que colaborou (e muito) na popularização da capoeira no século XX foi Manoel dos Reis Machado, que ficou conhecido como Mestre Bimba. Nascido em 23 de novembro de 1900, há exatos 111 anos, Mestre Bimba foi o criador da chamada capoeira regional, cujo nome original era Luta Regional Baiana. Manoel dos Reis Machado faleceu em 05 de fevereiro de 1974, aos 73 anos.

Que tal conhecer um pouco mais da história dessa dança tão típica e do nosso homenageado de hoje?

Capoeira: chegada e popularização

Como nós sabemos, a mão de obra africana foi muito utilizada nas lavouras e nos engenhos de cana-de-açúcar. Quando chegavam às senzalas, os africanos eram reunidos sem nenhum tipo de separação regional. Desta forma, os senhores de engenho misturavam indivíduos de culturas diferentes como forma de conter qualquer tipo de rebelião.

Outra coisa importante para o surgimento da capoeira foi a repreensão enfrentada pelos negros. Era estritamente proibido qualquer tipo de briga ou luta dentro das senzalas. Assim, para burlar os olhos dos capatazes e capitães-do-mato, os africanos utilizavam os ritmos de suas músicas e os movimentos da dança africana para criar um novo tipo de luta sem contato físico direto. Foi dessa forma que nasceu a capoeira, uma arte marcial de resistência cultural e física dos escravos.

O nome capoeira se refere aos locais onde a arte marcial era praticada: grandes galpões e campos chamados de capoeira ou capoeirão. As músicas que acompanham têm origem nos rituais religiosos africanos que são tocadas em instrumentos de percussão e que motivam a ginga, os saltos e a mobilidade dos participantes.

Por ser uma arte africana, a capoeira foi proibida no Brasil de 1890 até 1937, quando Mestre Bimba apresenta a dança, ao então presidente, Getúlio Vargas. Conta-se que Vargas ficou tão impressionado com os ritmos, movimentos e com a história da capoeira que a elevou a esporte nacional do Brasil.

Mestre Bimba e a capoeira regional

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nascido na Bahia e de origem angolana, era um homem alto, forte e valente.  Nascido em 1900, 12 anos após a abolição da escravidão no Brasil, aprendeu a jogar capoeira nas rodas clandestinas dos subúrbios de Salvador, já que a dança era proibida peloCódigo Penal Brasileiro.

Para preservar a cultura africana, Mestre Bimba teve a ideia de reformular a capoeira. Para isso, em 1932, ele funda o Centro de Cultura Física e Regional e inventa um novo método de ensino que juntava algumas técnicas do boxe com o jiu-jitsu, que começava a chegar ao Brasil. Além disso, retirou algumas posições da capoeira africana e criou um código de ética bastante rigoroso que impedia a violência. Para ampliar o sentido de paz do novo estilo, instituiu o uniforme branco, mudou as músicas e vigiou de perto a vida de seus alunos.

Para surpresa de muitos, vários jovens de origem europeia começaram a se interessar pelas aulas do centro. Com a liberação do esporte por Getúlio Vargas, as mulheres começaram a entrar nas rodas de capoeira também.

Confira algumas da regras impostas por Mestre Bimba:

  • Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.

  • Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.

  • Praticar os fundamentos todos os dias.

  • Não dispersar durante as aulas.

  • Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

  • Sempre ter boas notas na escola.

 

Saiba mais

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história desse ícone da capoeira e incentivador na nossa cultura, vale a pena conferir o documentário “Mestre Bimba: Capoeira Iluminada”  e acesse o site oficial de divulgação do filme:

Veja também uma entrevista com Mestre Bimba, em que ele conta a sua história com a capoeira e a relação que teve com o esporte:

22 Comments

  • Alex disse:

    Queria perguntar sobre uma teoria nova que remete a uma ancestralidade malaio-africana para a Capoeira, via Madagáscar, pois anteriormente a chegada de africanos, a ilha era habitada por malaios que praticavam o Ringa, uma luta acrobática que está ligada ao Silat Melayu, Muay Boran e kalari Payattu, nota-se em especial no Silat Melayu algumas semelhanças com a Capoeira. O Ringa seria a origem do Morengy (ainda praticado, e é parecido com a capoeira), que teria também influências africanas, por essa teoria ele teria influenciado a Capoeira no século 19, quando um nûmero reduzido de malgaches vivia no Brasil. o problema com a teoria, é que pelo menos oficialmente,não se sabe de influências malgaches na cultura afro-brasileira.
    Cenas dos filmes de Tonny Jaa (que luta Silat e Muay Boran) lembram a Capoeira!
    O que vocês acham?

    http://cev.org.br/comunidade/historia/debate/capoeira-silat-ringa-malgache
    http://cap-ang.blogspot.com/2009/09/hipotesis-final-de-la-pesquisa-6092009.html

  • aline disse:

    por que eu sou caporista e capoeira e arter & cutura brasireira

  • leda davanso correa disse:

    EXCELENTE EXPOSIÇÃO , USAREI EM MINHA PEÇA ,QUE TEM O NOME ” A HISTORIA DO HOMEM NEGRO”
    eSTOU TENTANDOI LEVAR ESSA PEÇA AQUI EM CAMPINAS -SP , está difícil , mas tenho permissão dos GUIAS ESPIRITUAIS PARA FAZÊ-LO, ISSO ME ANIMA E ME FAZ CADA VEZ MAIS ESTUDAR O ASSUNTO .GRAÇAS A DEUS ! QUE ASSIM SEJA !!!!

  • Robson disse:

    A capoeira não foi trazida com os escravos, ela foi criada aqui no brasil, prova disso é que o resto do mundo só conheceu a capoeira quando os mestres brasileiros começaram a ensinar em outros paises. E é só o brasil que usou mão de obra escrava?

  • Katia Dutra disse:

    Olá Robson,
    Realmente, a capoeira como conhecemos não foi trazida por escravos.
    Conforme mencionamos no texto, os ELEMENTOS que compõem a capoeira como a música, o batuque e os instrumentos foram trazidos pelos negros africanos.
    Porém, as condições em que se encontravam nas senzalas brasileiras deram condições para o desenvolvimento da capoeira. Exatamente por isso que a capoeira é uma dança tipicamente BRASILEIRA e não teve recorrências em outros lugares que utilizaram a mão de obra escrava.
    Obrigada pela contribuição
    Abraços

  • Mestre Xico Xavier Capoeira de indaia disse:

    Capoeira não pensa, capoeira age.
    Mestre Xico
    São João Nepomuceno MG

  • a capoeira não é dança e sim luta uma lutar em forma de dança para confundir os portugas da época que proibia lutar! entao a dança foi so para mascarar a luta salve a todos!

  • eu sou capoerista e tenho muito orgulho de ser capoeirista e queria saber mais a historia do mestre bimba

  • EVADSON..conhecido como (bambu) disse:

    Um capoeira..tem q levar uma historia com sigo..e eu levo a de mestre bimba.. Um Salve a todos.

  • marco vãnio disse:

    pratico a capoeira a pouco tempo. sei pouco sobre ela, mas pretendo aumentar ainda mas meus conhecimentos.

  • flavia menezes da silva disse:

    capoeira quanto, mas melhor

  • Sebastião ferreira disse:

    “O capoeira não é aquele que sabe movimentar o corpo… Mas sim aquele que deixa o corpo ser movimentado pela alma.” mestre pastinha

  • O MESTRE BIMBA FOI UM GRANDE HOMEM, CRIANDO ESSA GINGA GOSTOSA, QUE E SÓ NOSSA COMO DIS UM COMUNICADOR É DO BRASIL

  • ACAPOEIRA ELEVA O NOSSO BRASIL NA EUROPA NO CANADA HÁ BASTEANTE PRATICANTES E O BRASIL NA FRANTE

  • verineide rodrigues da silva disse:

    a capoeira é uma luta muito boa que exiji abilidade e responsabilidade do jogador que estar em jogo mais é uma atividade física muito agradavél as músicas os gingados e a animação a roda de capoeira é uma satisfação muito grande em ver e em jogar a roda de capoeira o berimbal o atabaque todos em conjuntos formam uma luta divertida eu amo capoeira.eu dou tudo para estar na roda brincando com os meus amigos.

  • welton disse:

    bommmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  • mylena silva disse:

    A capoeira é uma arte que deve ser mostrada para todo o MUNDO. “EU VIVO CAPOEIRA”

  • intrutor jonatan grupo aliança com ctristo disse:

    mestre bimba .foi um grande homen e por isso todos nós estamos lendo sobre ele a capoeira é mínha vida meu mestre que me ensinou…um axé para todos capoeristas

  • instrutor jonatan grupo aliança com ctristo disse:

    quando mestre bimba morreu o farol da bahia apagou o capoeira ficou triste o pandeiro silenciou o berinbau tocou iuna e o capoeira chorou agradeço mestre bimba regional ele criou ganhou o brasil inteiro e pelo mundo se espalhou.

  • victor hugo disse:

    oi o meu nome é victor hugo eu sou uma criança lutador de capoeira o meu mestre e o reverton aposto que voces conhece ne

  • MARCOS GOMES disse:

    a capoeira veio para o brasil junto com os negros bantos que vieram de angola e foi utilizada nos combates a invasão holandesa junto com a luta indigena das tribos potiguaras chamada de maraná. No incio era chamada de n’golo ( dança da zebra) e foi levada para bahia quando da invasão holandesa no litoral baiano, pelo negros de pernambuco. No século XX mestre bimba inclui golpes de lutas utilizadas pelos orientais (jiu-jitsu) ,inclusive utilizando as cores das suas graduações, e lutas utilizadas pelos brancos (boxe e savate ).
    VAMOS PESQUISAR MAIS E DEMONSTRAR QUE CAPOEIRA REGIONAL NÃO É UMA LUTA ORIGINALMENTE NEGRA E SIM A MISTURA DE ALGUMAS LUTAS.

Leave a Reply

Your email address will not be published.