20 de março: Dia do Contador de Histórias

By 20 de março de 2012 Dicas 2 Comments

Bom dia, amigos modernos!

No dia 20 de março é comemorado o Dia do Contador de Histórias. A data foi criada em 1991, na Suécia, e tem como principal objetivo reunir os contadores e promover a prática em todo mundo.

A arte de contar histórias é bem antiga. As histórias contadas por gerações foram importantes para a evolução da humanidade. Sem dúvida, todos nós temos um pouco de contadores através de um acontecimento, piada, um bate-papo ou até mesmo em uma conversa pela internet.

O dia de hoje exalta as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias com meio de divertimento e aprendizado. Em 20 de março, celebramos os esforços desses profissionais tão queridos que através de técnicas e um dom divino nos encantam e envolvem com suas anedotas.

Parabéns a todos os contadores de histórias do Brasil!

Contador Moderna 

Aqui na Editora Moderna, temos um excelente contador de histórias: o autor César Obeid.

César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. É autor de diversos livros para o público infantojuvenil, alguns deles foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas de educação, como também participa de gravações de programas de televisão e rádio para falar sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular.

Que tal conferir uma de suas contações de história?

Saiba mais

Alguns filmes e séries de TV abordam a prática de contar histórias. Selecionamos alguns bem conhecidos que são grande opções de entretenimento:

A série How I Met Your Mother narra a história de Ted Mosby em 2030. O personagem está contando aos seus filhos como conheceu a mãe deles. Em todos os episódios, aparece os filhos de Ted escutando alguns episódios, que, de acordo com o pai, foram essenciais para a paixão entre ele e a mãe das crianças. Assista a um trecho do primeiro episódio:

O filme O Contador de Histórias, de Luiz Villaça, conta a história de Roberto Calos Ramos, um menino cheio de imaginação e com uma excelente habilidade para contar histórias. Com mais de 100 fugas da instituição para menores carentes, Roberto Ramos tem sua vida completamente mudada depois de conhecer uma pedagoga francesa,

O Contador de Histórias – 2009 – Brasil

Diretor: Luiz Villaça

Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio Ribeiro, Paulo Henrique Mendes, Cleiton dos Santos da Silva, Victor Augusto e Chico Diaz

Gênero: Drama

Ano: 2009

 

O maior clássico de contação de história, sem dúvida, é Forrest Gump. Impossível não se lembrar da grande imaginação do personagem de Tom Hanks. Para quem não conhece, vale muito a pena assistir a esse clássico do cinema:

Forrest Gump –  O Contador de Histórias

Diretor: Robert Zemeckis

Elenco: Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright

Gênero: Drama / Comédia Romântica

Ano: 1994

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.