Quais são os campos de experiência da BNCC para a Educação Infantil?

Para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura o desenvolvimento das crianças em dois eixos: as interações e a brincadeira. Esses eixos asseguram aos alunos os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências. Os campos de experiências integram as experiências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.

Os campos de experiência em que se organiza a BNCC são:

  • O eu, o outro e o nós: À medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais em situações de interação com a família e a escola, por exemplo, as crianças constroem percepções sobre si e sobre os outros. Assim, constroem sua autonomia, senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência. A Educação Infantil deve criar oportunidades para que as crianças ampliem o modo de perceber a si e ao outro, reconhecendo e respeitando as diferenças entre as pessoas.
  • Corpo, gestos e movimentos: Por meio dos sentidos, gestos e movimentos, as crianças exploram o mundo ao seu redor, estabelecem relações, se expressam, brincam e produzem conhecimento. A música, a dança, o teatro e as brincadeiras são recursos por meio dos quais as crianças se comunicam. Cabe à escola oferecer oportunidades para que elas descubram diferentes modos de ocupação e uso do espaço com o corpo.
  • Traços, sons, cores e formas: Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas no cotidiano escolar proporciona às crianças a possibilidade de se expressar por meio de diversas linguagens, como sons, traços, gestos, encenações, canções e desenhos. A Educação Infantil deve criar situações em que elas possam produzir e apreciar experiências artísticas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação: Durante a Educação Infantil, a leitura de textos pelo professor é a atividade que mais promove o desenvolvimento da oralidade. Ela favorece a escuta atenta e a formulação de perguntas, introduzindo as crianças no universo da escrita. É dever da instituição escolar garantir a leitura e o diálogo nas salas de Educação Infantil.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Desde cedo, as crianças se veem diante de situações em que precisam se situar em diferentes tempos e espaços. Elas demonstram curiosidade sobre o próprio corpo, os animais, as plantas, os fenômenos da natureza, e ainda se deparam com situações em que têm que lidar com os números. A escola deve oferecer a oportunidade de fazer observações, investigar, manipular objetos e explorar o entorno.
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