Formação continuada

Reflexões e Práticas – Geografia

Alice de Martini, Eliano Freitas, Rogata Soares Del Gaudio
Proposta pedagógica
  • Aborda questões contemporâneas relevantes, próximas das realidades dos estudantes.
  • Apresenta diferentes metodologias para tornar o desenvolvimento dos projetos mais dinâmicos e atrativos aos jovens.
  • Propõe atividades dinâmicas, com o intuito de acentuar o protagonismo dos alunos em seu processo de formação.
  • Orienta o uso de novas tecnologias a partir de diferentes propostas de atividades.
  • Incentiva o professor a elaborar o autoconhecimento sobre as práticas docentes e a ressignificá-las, se necessário.
  • Propõe a construção de novas formas e critérios de avaliação, como a autoavaliação e a avaliação em grupos.
  • Apresenta forte interdisciplinaridade na área de Ciências Humanas e Sociais e dialoga com competências de outras áreas.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0285P21053
Código do Obra: 0285P21053130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Conheça seu livro – p. 5

PARTE 1

Proposta teórico-metodológica – p. 8

Síntese das sequências de ensino – p. 19

Referências bibliográficas comentadas – p. 26

O professor, seus saberes e seu projeto de vida – p. 40

Geografia escolar e acadêmica, componentes curriculares e BNCC – p. 49

A interdisciplinaridade e o ensino de Geografia – p. 60

Os desafios dos processos e procedimentos avaliativos – p. 70

PARTE 2

A cidade na atualidade – p. 80

Infraestrutura urbana e qualidade de vida – p. 94

As diversas visões acerca da natureza – p. 108

Recursos naturais: usos, impactos, conflitos e esgotamento – p. 124

A construção do território brasileiro – p. 139

Populações em movimento – p. 153

Relações de poder em narrativas cartográficas – p. 169

Material Digital