Formação continuada

Reflexões e Práticas – Geografia

Alice de Martini, Eliano Freitas, Rogata Soares Del Gaudio
Proposta pedagógica
  • Aborda questões contemporâneas relevantes, próximas das realidades dos estudantes.
  • Apresenta diferentes metodologias para tornar o desenvolvimento dos projetos mais dinâmicos e atrativos aos jovens.
  • Propõe atividades dinâmicas, com o intuito de acentuar o protagonismo dos alunos em seu processo de formação.
  • Orienta o uso de novas tecnologias a partir de diferentes propostas de atividades.
  • Incentiva o professor a elaborar o autoconhecimento sobre as práticas docentes e a ressignificá-las, se necessário.
  • Propõe a construção de novas formas e critérios de avaliação, como a autoavaliação e a avaliação em grupos.
  • Apresenta forte interdisciplinaridade na área de Ciências Humanas e Sociais e dialoga com competências de outras áreas.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0285P21053
Código do Obra: 0285P21053130
Conheça nossos autores
EU, PROFESSOR

Tem como proposta articular a identidade, a formação e os aspectos pessoais e profissionais do professor por meio de diferentes abordagens a cada capítulo, sempre considerando a perspectiva do “ser docente”.

INTERDISCIPLINARIDADE

Oferece novas possibilidades de abordagens ou de trabalhos com determinada temática, além daquela que está sendo desenvolvida, ao relacioná-la com outros componentes curriculares.

PROCESSOS AVALIATIVOS

Traz um diálogo com o professor sugerindo procedimentos avaliativos que podem ser seguidos para colocar as propostas de atividades em prática.

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Conheça seu livro – p. 5

PARTE 1

Proposta teórico-metodológica – p. 8

Síntese das sequências de ensino – p. 19

Referências bibliográficas comentadas – p. 26

O professor, seus saberes e seu projetoVer mais

Material Digital