Moderna em Formação – Inglês
Adriana Weigel, Tatiana Reschke
Código da Coleção: 0267P21093
Código da Obra: 0267P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Propõe processos de ensino-aprendizagem mais colaborativos e horizontalizados, e menos hierárquicos.
- Convida os professores a refletir sobre sua formação e a trocar experiências e vivências, estimulando o trabalho colaborativo.
- Conversa com a diversidade de contextos escolares e de histórias de formação, com sugestões facilmente adaptáveis.
- Orienta os professores a identificar as potencialidades de desenvolver aprendizagens de língua inglesa em uma visão que favoreça o trabalho integrado com outras linguagens.
- Aborda a formação profissional em uma perspectiva integral, que contempla as competências gerais docentes da formação continuada.
- Valoriza e incentiva as diversas manifestações artística e culturais, ampliando o repertório cultural de professores e estudantes.
- Desenvolve comportamentos e habilidades socioemocionais que permitem aos docentes assumir maior protagonismo em suas práticas.
Código da Coleção: 0267P21093
Código do Obra: 0267P21093130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO – p. 5
I – O novo Ensino Médio e os desafios da formação – p. 5
II – Competências e habilidades: a formação dos estudantes e a formação dos professores – p. 6
III – Objetivos e justificativa – p. 8
IV – Abordagem teórico-metodológica e estrutura da obra – p. 9
V – Orientações específicas – p. 11
VI – Referências bibliográficas comentadas para ampliação e aprofundamento – p. 32
MÓDULO 1 – Identidade(s) em construção – p. 35
Tema 1 – Identidade e autoconhecimento – p. 36
Mobilizando experiências e saberes – p. 36
Ampliando ideias e conceitos – p. 38
- Identidade e autoconhecimento – p. 38
- Identidade na pós-modernidade e a ideia de projeto de vida – p. 39
Estabelecendo conexões – p. 40
(Re)criando fazeres e práticas – p. 42
Projeto de vida – esfera pessoal: primeiros passos – p. 43
Tema 2 – Identidade profissional em foco – p. 45
Mobilizando experiências e saberes – p. 45
Ampliando ideias e conceitos – p. 47
- O papel dos valores na nossa identidade profissional – p. 47
- O papel das crenças em nossa identidade docente …49
- O diário reflexivo como instrumento de autoconhecimento e desenvolvimento profissional – p. 51
Estabelecendo conexões – p. 53
(Re)criando fazeres e práticas – p. 55
MÓDULO 2 – Saberes profissionais em foco – p. 57
Tema 3 – A língua inglesa no mundo contemporâneo: problematizando o campo de saber – p. 58
Mobilizando experiências e saberes – p. 58
Ampliando ideias e conceitos – p. 59
- “A” língua inglesa ou “ingleses” do mundo? – p. 59
- ILF: conceito em transformação e implicações pedagógicas – p. 61
Estabelecendo conexões – p. 65
(Re)criando fazeres e práticas – p. 68
Tema 4 – O componente Língua Inglesa e seus objetos de conhecimento – p. 69
Mobilizando experiências e saberes – p. 69
Ampliando ideias e conceitos – p. 70
- Sobre a ideia de competência no processo de aquisição/aprendizagem de línguas – p. 70
- Os campos de atuação social e as práticas de linguagem: contextualizando algumas noções – p. 72
- Competências e habilidades de linguagens no Ensino Médio: práticas de linguagem e implicações para o ensino de ILF – p. 74
Estabelecendo conexões – p. 76
(Re)criando fazeres e práticas – p. 77
Tema 5 – Compreendendo o “outro”: os jovens do Ensino Médio em foco – p. 79
Mobilizando experiências e saberes – p. 80
Ampliando ideias e conceitos – p. 80
- Motivação e aprendizagem: problematizando algumas ideias – p. 80
- Construção da autonomia e o protagonismo do estudante: implicações pedagógicas – p. 82
Estabelecendo conexões – p. 85
(Re)criando fazeres e práticas – p. 86
MÓDULO 3 – O ensino da língua inglesa em área(s) – p. 87
Tema 6 – Pedagogia dos multiletramentos e o trabalho com ILF – p. 88
Mobilizando experiências e saberes – p. 88
Ampliando ideias e conceitos – p. 90
- A noção de letramento e multiletramentos: algumas considerações – p. 90
- Pedagogia dos multiletramentos: por uma visão integrada das práticas de linguagem – p. 91
Estabelecendo conexões – p. 95
(Re)criando fazeres e práticas – p. 96
Tema 7 – Metodologias ativas e ensino de língua inglesa: foco na integração interáreas – p. 97
Mobilizando experiências e saberes – p. 97
Ampliando ideias e conceitos – p. 98
- Abordagens pedagógicas: o trabalho com a pedagogia de projetos – p. 98
- Metodologias ativas: tipos e estratégias pedagógicas em comum – p. 100
Estabelecendo conexões – p. 103
(Re)criando fazeres e práticas – p. 105
MÓDULO 4 – Saberes procedimentais em foco: a avaliação – p. 107
Tema 8 – Avaliação de aprendizagens na escola: perspectivas gerais para o Ensino Médio – p. 108
Mobilizando experiências e saberes – p. 108
Ampliando ideias e conceitos – p. 109
- A avaliação e seus diferentes aspectos – p. 109
- Avaliar competências e habilidades: algumas questões – p. 111
Estabelecendo conexões – p. 113
(Re)criando fazeres e práticas – p. 114
Tema 9 – A avaliação das aprendizagens de língua inglesa: a perspectiva dos multiletramentos e do ILF – p. 116
Mobilizando experiências e saberes – p. 116
Ampliando ideias e conceitos – p. 117
- A avaliação de aprendizagens em língua inglesa: um olhar para os multiletramentos – p. 117
- Avaliação e devolutiva: construindo a autonomia para a aprendizagem – p. 120
Estabelecendo conexões – p. 122
(Re)criando fazeres e práticas – p. 123
Compartilhar: