Buriti Mais – Ciências
Ana Carolina de Almeida Yamamoto
Código da Coleção: 0182 P23 02 01 207 030
Proposta pedagógica
- Propor situações de ensino-aprendizagens relacionadas às Ciências e baseadas no cotidiano dos estudantes.
- Auxiliar e otimizar o tempo de planejamento do professor, por meio de sugestões de temas que podem ser aplicados ao decorrer de um ciclo de aprendizagem.
- Fomentar o debate e o senso crítico com atividades diversificadas, que podem ser aplicadas tanto individualmente quanto em grupos.
- Reforçar a pesquisa e a investigação dos alunos, com propostas de atividades interativas e que despertem a curiosidade e o comportamento ativo dos estudantes.
Código do Obra: 0182 P23 02 01 207 030
Código do Obra: 0182 P23 02 01 207 030
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – Células e microrganismos – p. 5
Práticas de aprendizagem
A invenção do microscópio – p. 5
As células – p. 7
Os vírus e as bactérias – p. 8
Os fungos e os protozoários – p. 10
Os microrganismos e a saúde – p. 12
Práticas de aprofundamento
Os fungos e os protozoários – p. 13
Os microrganismos e a saúde – p. 14
UNIDADE 2 – Seres vivos e ecossistemas – p. 16
Práticas de aprendizagem
Os animais se alimentam – p. 16
As plantas produzem seu próprio alimento – p. 17
A decomposição – p. 19
Os ecossistemas – p. 20
Outras relações entre os seres vivos – p. 22
Práticas de aprofundamento
Os animais se alimentam – p. 23
As plantas produzem seu próprio alimento – p. 25
Os ecossistemas – p. 26
UNIDADE 3 – A matéria e suas transformações – p. 27
Práticas de aprendizagem
Reconhecer a matéria – p. 27
Transformações físicas da matéria – p. 29
Misturas – p. 32
Transformações químicas da matéria – p. 34
Práticas de aprofundamento
Reconhecer a matéria – p. 35
Transformações físicas da matéria – p. 36
Transformações químicas da matéria – p. 37
UNIDADE 4 – Os astros e a medição do tempo – p. 39
Práticas de aprendizagem
As informações que estão no céu – p. 39
Os astros e a passagem do tempo – p. 41
Os calendários – p. 44
Orientação no espaço e movimento – p. 45
Práticas de aprofundamento
As informações que estão no céu – p. 46
Os calendários – p. 46
Referências bibliográficas comentadas – p. 48
UNIDADE 1 – Recursos naturais e meio ambiente – p. 5
Práticas de aprendizagem
Recursos naturais – p. 5
Propriedades físicas dos materiais – p. 7
Energia elétrica e magnética – p. 9
Energia térmica – p. 11
Consumo consciente – p. 12
Tecnologias sustentáveis – p. 13
Práticas de aprofundamento
Propriedades físicas dos materiais – p. 14
Energia térmica – p. 15
UNIDADE 2 – A água – p. 16
Práticas de aprendizagem
A água no planeta – p. 16
Propriedades da água – p. 18
O ciclo da água – p. 19
Usos da água – p. 21
Práticas de aprofundamento
Propriedades da água – p. 25
Usos da água – p. 26
UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano – p. 27
Práticas de aprendizagem
Alimentos e nutrientes – p. 27
Alimentação e energia – p. 30
Transporte de gases e nutrientes – p. 32
Eliminação de resíduos – p. 33
Práticas de aprofundamento
Alimentos e nutrientes – p. 35
Eliminação de resíduos – p. 37
UNIDADE 4 – A Terra, a Lua e as estrelas – p. 38
Práticas de aprendizagem
Movimentos da Terra – p. 38
A Lua – p. 41
As constelações – p. 43
Instrumentos de observação do céu – p. 44
Práticas de aprofundamento
Movimentos da Terra – p. 45
A Lua – p. 47
Referências bibliográficas comentadas – p. 48
Compartilhar: