Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita

Proposta pedagógica
  • Articular a capacidade leitora, os conhecimentos linguísticos e a habilidade de escrita; 
  • Tomar as experiências e vivências de cada aluno como ponto de partida para o processo de aprendizagem; 
  • Incentivar a expressão individual oral com uma vasta gama de atividades; 
  • Promover debates éticos relacionados aos hábitos digitais na cultura virtual; 
  • Garantir o acesso a múltiplos gêneros textuais de diferentes campos de atuação. 
Compartilhar:
Código do Obra: 0004P260102212000
Compartilhar:
Código do Obra: 0004P260102212000
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Nova EJA MODERNA – Leitura e Escrita – 2º segmento – Volume 1

 

UNIDADE 0 – O mundo da leitura e da escrita – p. 11

 

CAPÍTULO A – Escrita por toda parte – p. 12

Para refletir sobre a língua: a escrita está em toda parte – p. 14

Para refletir e discutir: lambe-lambe – p. 16

Para ler e entender: “Gentileza” – p. 17

Para falar em público: mesa-redonda – p. 19

Para refletir sobre a língua: letras e sílabas – p. 20

Para colocar em prática: jogo “Batalha das palavras” – p. 22

Para refletir sobre a língua: uso das letras m e n em final de sílaba – p. 23

Para colocar em prática: formulário de dados pessoais – p. 25

Para colocar em prática: apresentação pessoal – p. 28

 

CAPÍTULO B – Vida entre versos – p. 30

Para refletir e discutir: “Xícara” – p. 32

Para ler e entender: “Aos leitô” – p. 33

Para refletir sobre a língua: relações entre fala e escrita – p. 35

Para colocar em prática: poema – p. 37

Para ler e entender: “VI” e “Infância” – p. 38

Para refletir sobre a língua: palavras que combinam – p. 40

Para falar em público: sarau – p. 43

TEXTO COMPLEMENTAR: “Meus oito anos” – p. 44

 

UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 45

 

CAPÍTULO 1 – Diferentes falares e versos – p. 46

Para refletir e discutir: nova Carteira de Identidade Nacional – p. 48

Para ler e entender: “Morte e vida severina” – p. 49

Para ir além: “Buraco negro” – p. 53

Para estudar o gênero: poema e ciberpoema – p. 54

Para refletir sobre a língua: variedades linguísticas – p. 60

Para colocar em prática: poema e ciberpoema – p. 66

Para falar em público: jogral – p. 67

TEXTO COMPLEMENTAR: “Vocabulário brasileiro – Culturas africanas influenciaram nosso idioma – p. 68

 

CAPÍTULO 2 – Histórias, palavras e origens – p. 70

Para refletir e discutir: direitos humanos – p. 72

Para ler e entender: “Hariporia, a origem do açaí” – p. 73

Para ir além: “Indígenas karipuna denunciam aumento de invasores em sua terra” – p. 75

Para estudar o gênero: lenda – p. 77

Para refletir sobre a língua: substantivo e adjetivo – p. 80

Para colocar em prática: lenda – p. 85

Para falar em público: lenda – p. 87

TEXTO COMPLEMENTAR: “Denilson Baniwa e sua arte visionária” – p. 88

PARA ATUAR: Quem somos nós? – p. 91

 

UNIDADE 2 – Alimentação e cultura – p. 93

 

CAPÍTULO 3 – Tornando o cotidiano mais leve – p. 94

Para refletir e discutir: alimentação saudável – p. 96

Para ler e entender: “O come e não engorda” – p. 98

Para ir além: “Koizas da vida” – p. 101

Para estudar o gênero: crônica – p. 102

Para refletir sobre a língua: artigos e numerais – p. 105

Para colocar em prática: crônica – p. 109

Para falar em público: leitura de crônica – p. 111

TEXTO COMPLEMENTAR: “Conheça os benefícios de consumir alimentos orgânicos” – p. 112

 

CAPÍTULO 4 – Os recursos da propaganda – p. 114

Para refletir e discutir: desperdício de alimentos – p. 116

Para ler e entender: “A fome mora ao lado” – p. 118

Para ir além: “Noções básicas sobre direitos do consumidor” – p. 120

Para estudar o gênero: anúncio de propaganda – p. 121

Para refletir sobre a língua: linguagem verbal e não verbal e verbo – p. 124

Para colocar em prática: anúncio de propaganda – p. 130

Para falar em público: programa de rádio – p. 131

TEXTO COMPLEMENTAR: “O que eu posso fazer para ajudar a acabar com a fome no Brasil?” – p. 132

MUNDO DIGITAL: Anúncios publicitários – p. 134

 

CAPÍTULO 5 – Reclamar: um direito do cidadão – p. 136

Para refletir e discutir: cozinha solidária – p. 138

Para ler e entender: “Leitor relata problema com árvore na zona leste” – p. 140

Para ir além: “Não seja igual à direção” – p. 142

Para estudar o gênero: carta de reclamação – p. 145

Para refletir sobre a língua: pronomes de tratamento – p. 148

Para colocar em prática: carta de reclamação – p. 152

TEXTO COMPLEMENTAR: “Moeda Verde” – p. 155

PARA ATUAR: A fome tem pressa – p. 156

PRÁTICA INTEGRADORA: Horta comunitária – p. 158

AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 161

 

UNIDADE 3 – Moradia e convivência – p. 163

 

CAPÍTULO 6 – Morar e conviver no mundo atual – p. 164

Para refletir e discutir: moradia – p. 166

Para ler e entender: “Casa no campo” – p. 168

Para ir além: “A casa de Collettes em Cagnes” – p. 170

Para estudar o gênero: letra de canção – p. 172

Para refletir sobre a língua: sentido conotativo e sentido denotativo; antônimos e sinônimos – p. 177

Para colocar em prática: letra de canção – p. 181

Para falar em público: letra de canção – p. 183

TEXTO COMPLEMENTAR: “Estudo indica que um em cada mil brasileiros não tem moradia” – p. 184

 

CAPÍTULO 7 – Direito a moradia – p. 186

Para refletir e discutir: o problema da moradia – p. 188

Para ler e entender: “IBGE anuncia retorno da utilização do termo favela no censo demográfico” – p. 190

Para ir além: “Favela” – p. 192

Para estudar o gênero: notícia – p. 193

Para refletir sobre a língua: concordância nominal e concordância verbal – p. 201

Para colocar em prática: notícia – p. 205

Para falar em público: podcast noticioso – p. 206

MUNDO DIGITAL: A desinformação no contexto digital – p. 208

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 211

 

CAPÍTULO 8 – Convívio social organizado – p. 212

Para refletir e discutir: direitos da pessoa idosa – p. 214

Para ler e entender: “Regimento Clube Recreativo da Associação dos Servidores  Municipais de Palmas/TO – Assemp” – p. 216

Para ir além: “Narração de pênalti histórico” – p. 220

Para estudar o gênero: regimento interno – p. 222

Para refletir sobre a língua: infinitivo impessoal, presente e futuro do presente do indicativo e pronomes indefinidos – p. 226

Para colocar em prática: regimento interno – p. 229

TEXTO COMPLEMENTAR: “OBSERVATÓRIO orienta para boas condutas no trânsito” – p. 231

PARA ATUAR: Mutirão da coleta de lixo – p. 232

 

UNIDADE 4 – Saúde e qualidade de vida – p. 233

 

CAPÍTULO 9 – Em busca de qualidade de vida – p. 234

Para refletir e discutir: atividade física e saúde – p. 236

Para ler e entender: “Expectativa × realidade”, “Chegar em casa…” – p. 237

Para ir além: humor e saúde – p. 238

Para estudar os gêneros: charge e meme – p. 240

Para refletir sobre a língua: frase, oração e período – p. 243

Para colocar em prática: charge e meme – p. 247

TEXTO COMPLEMENTAR: “Arrotar é preciso” – p. 250

 

CAPÍTULO 10 – Experiências de vida – p. 252

Para refletir e discutir: viver e reviver – p. 254

Para ler e entender: “Jorge veste fardão” – p. 256

Para ir além: “Quando as crianças brincam” – p. 260

Para estudar o gênero: memórias – p. 260

Para refletir sobre a língua: pronomes possessivos e marcadores de tempo – p. 266

Para colocar em prática: memórias – p. 270

Para falar em público: memórias – p. 272

TEXTO COMPLEMENTAR: “A raiva de ser índio” – p. 274

PARA ATUAR: Movimento-me, logo existo – p. 276

PRÁTICA INTEGRADORA: Conversa sobre saúde mental – p. 278

AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 280

 

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 282

TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO – p. 284

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 287

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Vídeo: Ciberpoemas – p. 58

Imagem: Apresentação de jogral – p. 67

Podcast: Depoimento de um imigrante – p. 91

Infográfico: Benefícios da alimentação saudável – p. 96

Vídeo: Campanha “Seu consumo transforma o mundo” – p. 117

Podcast: Slogan e jingle – p. 123

Carrossel de imagens: Tipos de moradia – p. 166

Podcast: Como fazer uma notícia – p. 205

Infográfico: Inteligência artificial – p. 209

Carrossel de imagens: Tipos de trabalho voluntário – p. 232

Imagem: Caricatura – p. 241

Carrossel de imagens: Exercícios de alongamento – p. 277

Nova EJA MODERNA – Leitura e Escrita – 2º segmento – Volume 2

 

UNIDADE 0 – Convivência e comunicação – p. 11

 

CAPÍTULO A – Troca de experiências entre gerações – p. 12

Para refletir sobre a língua: leitura e escrita – p. 14

Para refletir e discutir: etarismo – p. 15

Para ler e entender: “Idosa volta a estudar aos 62 anos e compartilha rotina com neto na mesma escola: ‘Um ajuda o outro’” – p. 16

Para refletir sobre a língua: uso da letra maiúscula – p. 17

Para colocar em prática: minibiografia – p. 18

Para ler e entender: “Além do chão: uma entrevista com o multiartista Ricardo Aleixo” – p. 19

Para refletir sobre a língua: uso das letras S e R – p. 21

Para falar em público: leitura de texto com base em entrevista – p. 22

Para ler e entender: “Jeitos de aprender” – p. 23

Para refletir sobre a língua: plural e singular – p. 26

 

CAPÍTULO B – Interagindo com as pessoas – p. 28

Para refletir sobre a língua: comunicação no cotidiano – p. 30

Para refletir e discutir: como nos proteger nas comunicações on-line – p. 32

Para ler e entender: miniconto “86” – p. 33

Para refletir sobre a língua: sinais de pontuação – p. 35

Para falar em público: dramatização – p. 36

Para estudar o gênero: carta – p. 37

Para refletir sobre a língua: -am ou -ão na terminação de verbos – p. 39

Para colocar em prática: coletânea de cartas para as infâncias – p. 40

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 42

 

UNIDADE 1 – Cidadanias em ação – p. 43

 

CAPÍTULO 1 – Encarando a realidade – p. 44

Para refletir e discutir: cartilha de direitos do cidadão – p. 46

Para ler e entender: “Zap” – p. 48

Para ir além: “O ataque dos perturbados monstros de neve” – p. 50

Para estudar o gênero: conto – p. 52

Para refletir sobre a língua: discurso direto e discurso indireto – p. 57

Para colocar em prática: conto – p. 61

TEXTO COMPLEMENTAR: “Vozes-mulheres” – p. 64

 

CAPÍTULO 2 – Respeito à diversidade – p. 66

Para refletir e discutir: representatividade LGBTQIAPN+ – p. 68

Para ler e entender: “Índigo Borboleta Anil – Liniker [Resenha do álbum]” – p. 71

Para ir além: “Mundaréu de Mim” – p. 75

Para estudar o gênero: vlog cultural – p. 77

Para refletir sobre a língua: adjetivos nos vlogs – p. 82

Para colocar em prática: vlog cultural – p. 83

TEXTO COMPLEMENTAR: “Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência” – p. 86

 

CAPÍTULO 3 – Preservar é preciso – p. 88

Para refletir e discutir: proteção da Amazônia – p. 90

Para ler e entender: “Jamais imaginei estar magoando alguém” – p. 92

Para ir além: “Moa ecológico” – p. 95

Para estudar o gênero: entrevista – p. 96

Para refletir sobre a língua: análise sintática – p. 102

Para colocar em prática: entrevista – p. 106

Para falar em público: entrevista oral – p. 108

TEXTO COMPLEMENTAR: cartum – p. 109

PARA ATUAR: Não à violência contra a mulher – p. 110

 

UNIDADE 2 – Sociedade em movimento – p. 111

 

CAPÍTULO 4 – Em poucas palavras – p. 112

Para refletir e discutir: outras “guerras” – p. 114

Para ler e entender: “Jornalismo e violência” – p. 115

Para ir além: ato na praia de Copacabana – p. 120

Para estudar o gênero: resumo – p. 121

Para refletir sobre a língua: coesão textual – p. 126

Para colocar em prática: resumo – p. 129

Para falar em público: roda de conversa – p. 132

TEXTO COMPLEMENTAR: charge – p. 133

 

CAPÍTULO 5 – Falando em público – p. 134

Para refletir e discutir: Constituição brasileira – p. 136

Para ler e entender: “O que é racismo estrutural?” – p. 137

Para ir além: “Meada” – p. 140

Para estudar o gênero: seminário – p. 142

Para refletir sobre a língua: organizadores textuais – p. 144

Para colocar em prática: seminário – p. 146

Para falar em público: seminário – p. 149

TEXTO COMPLEMENTAR: “O racismo é uma presença real na medicina brasileira e mundial” – p. 151

PARA ATUAR: Combate ao racismo – p. 153

MUNDO DIGITAL: O discurso de ódio no contexto digital – p. 154

PRÁTICA INTEGRADORA: Festival de slam – p. 156

AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 159

 

UNIDADE 3 – Trabalho e igualdade de direitos – p. 161

 

CAPÍTULO 6 – O trabalho nosso de cada dia – p. 162

Para refletir e discutir: preconceito racial no trabalho – p. 164

Para ler e entender: “Crescem as evidências de precarização do trabalho de motoristas e entregadores” – p. 166

Para ir além: “Operários” – p. 169

Para estudar o gênero: reportagem – p. 170

Para refletir sobre a língua: coesão e coerência – p. 177

Para colocar em prática: reportagem – p. 181

Para falar em público: reportagem em áudio – p. 182

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 183

 

CAPÍTULO 7 – O trabalho feminino em debate – p. 184

Para refletir e discutir: empoderamento feminino – p. 186

Para ler e entender: “A sobrecarga feminina do cuidado como questão de Estado” – p. 189

Para ir além: “Mãe e filha” – p. 193

Para estudar o gênero: debate – p. 194

Para refletir sobre a língua: o uso de operadores argumentativos no debate – p. 200

Para colocar em prática: debate regrado – p. 204

TEXTO COMPLEMENTAR: “Assim eu vejo a vida” – p. 207

 

CAPÍTULO 8 – Emprego, o tão sonhado emprego – p. 208

Para refletir e discutir: Dia do Trabalhador – p. 210

Para ler e entender: “Contrata-se operador(a) de caixa PcD – Recife” e “Currículo” – p. 211

Para ir além: We can do it! – p. 215

Para estudar os gêneros: anúncio de emprego e currículo – p. 216

Para refletir sobre a língua: voz passiva sintética – p. 221

Para colocar em prática: currículo – p. 224

TEXTO COMPLEMENTAR: “Recrutadora reage ao ser questionada sobre salário” – p. 226

MUNDO DIGITAL: Inteligência artificial e mundo do trabalho – p. 227

 

UNIDADE 4 – Desenvolvimento e sustentabilidade – p. 229

 

CAPÍTULO 9 – O mundo que queremos – p. 230

Para refletir: desenvolvimento e sustentabilidade – p. 232

Para ler e entender: “O Brasil tem energia verde e sustentável, mas falta a respectiva política industrial” – p. 234

Para ir além: “Árvore” e “Natureza morta 1” – p. 237

Para estudar o gênero: artigo de opinião – p. 240

Para refletir sobre a língua: o uso de operadores argumentativos no artigo de opinião – p. 245

Para colocar em prática: artigo de opinião – p. 248

TEXTO COMPLEMENTAR: cartum – p. 251

 

CAPÍTULO 10 – O mundo que construímos – p. 252

Para refletir e discutir: transmissão de saberes – p. 254

Para ler e entender: “Nossa vida em família” – p. 256

Para ir além: “Café” – p. 259

Para estudar o gênero: texto teatral – p. 260

Para refletir sobre a língua: sinais de pontuação e gírias – p. 264

Para colocar em prática: texto teatral – p. 269

Para falar em público: espetáculo teatral – p. 271

TEXTO COMPLEMENTAR: “As mulheres indígenas são as principais responsáveis pela roça” – p. 273

PARA ATUAR: Práticas sustentáveis – p. 275

PRÁTICA INTEGRADORA: Direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras – p. 276

AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 278

 

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 281

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 283

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 287

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Podcast: Uma história dos direitos humanos – p. 46

Infográfico: Representatividades na literatura contemporânea – p. 64

Infográfico: Breve história dos direitos LGBTQIAPN+ – p. 70

Imagem: Entrevista oral – p. 108

Vídeo: Como fazer um resumo – p. 129

Vídeo: Biografias na rede – p. 141

Podcast: Como fazer uma apresentação oral – p. 146

Imagem: Seminário – p. 149

Vídeo: Como produzir e publicar uma reportagem em hipermídia? – p. 181

Carrossel de imagens: Representação do trabalho nas artes – p. 193

Imagem: Direitos da mulher – p. 216

Infográfico: Transição energética – p. 248

Carrossel de imagem: Dramaturgos em cena – p. 262