Nova EJA MODERNA – Leitura e Escrita – 2º segmento – Volume 1
UNIDADE 0 – O mundo da leitura e da escrita – p. 11
CAPÍTULO A – Escrita por toda parte – p. 12
Para refletir sobre a língua: a escrita está em toda parte – p. 14
Para refletir e discutir: lambe-lambe – p. 16
Para ler e entender: “Gentileza” – p. 17
Para falar em público: mesa-redonda – p. 19
Para refletir sobre a língua: letras e sílabas – p. 20
Para colocar em prática: jogo “Batalha das palavras” – p. 22
Para refletir sobre a língua: uso das letras m e n em final de sílaba – p. 23
Para colocar em prática: formulário de dados pessoais – p. 25
Para colocar em prática: apresentação pessoal – p. 28
CAPÍTULO B – Vida entre versos – p. 30
Para refletir e discutir: “Xícara” – p. 32
Para ler e entender: “Aos leitô” – p. 33
Para refletir sobre a língua: relações entre fala e escrita – p. 35
Para colocar em prática: poema – p. 37
Para ler e entender: “VI” e “Infância” – p. 38
Para refletir sobre a língua: palavras que combinam – p. 40
Para falar em público: sarau – p. 43
TEXTO COMPLEMENTAR: “Meus oito anos” – p. 44
UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 45
CAPÍTULO 1 – Diferentes falares e versos – p. 46
Para refletir e discutir: nova Carteira de Identidade Nacional – p. 48
Para ler e entender: “Morte e vida severina” – p. 49
Para ir além: “Buraco negro” – p. 53
Para estudar o gênero: poema e ciberpoema – p. 54
Para refletir sobre a língua: variedades linguísticas – p. 60
Para colocar em prática: poema e ciberpoema – p. 66
Para falar em público: jogral – p. 67
TEXTO COMPLEMENTAR: “Vocabulário brasileiro – Culturas africanas influenciaram nosso idioma – p. 68
CAPÍTULO 2 – Histórias, palavras e origens – p. 70
Para refletir e discutir: direitos humanos – p. 72
Para ler e entender: “Hariporia, a origem do açaí” – p. 73
Para ir além: “Indígenas karipuna denunciam aumento de invasores em sua terra” – p. 75
Para estudar o gênero: lenda – p. 77
Para refletir sobre a língua: substantivo e adjetivo – p. 80
Para colocar em prática: lenda – p. 85
Para falar em público: lenda – p. 87
TEXTO COMPLEMENTAR: “Denilson Baniwa e sua arte visionária” – p. 88
PARA ATUAR: Quem somos nós? – p. 91
UNIDADE 2 – Alimentação e cultura – p. 93
CAPÍTULO 3 – Tornando o cotidiano mais leve – p. 94
Para refletir e discutir: alimentação saudável – p. 96
Para ler e entender: “O come e não engorda” – p. 98
Para ir além: “Koizas da vida” – p. 101
Para estudar o gênero: crônica – p. 102
Para refletir sobre a língua: artigos e numerais – p. 105
Para colocar em prática: crônica – p. 109
Para falar em público: leitura de crônica – p. 111
TEXTO COMPLEMENTAR: “Conheça os benefícios de consumir alimentos orgânicos” – p. 112
CAPÍTULO 4 – Os recursos da propaganda – p. 114
Para refletir e discutir: desperdício de alimentos – p. 116
Para ler e entender: “A fome mora ao lado” – p. 118
Para ir além: “Noções básicas sobre direitos do consumidor” – p. 120
Para estudar o gênero: anúncio de propaganda – p. 121
Para refletir sobre a língua: linguagem verbal e não verbal e verbo – p. 124
Para colocar em prática: anúncio de propaganda – p. 130
Para falar em público: programa de rádio – p. 131
TEXTO COMPLEMENTAR: “O que eu posso fazer para ajudar a acabar com a fome no Brasil?” – p. 132
MUNDO DIGITAL: Anúncios publicitários – p. 134
CAPÍTULO 5 – Reclamar: um direito do cidadão – p. 136
Para refletir e discutir: cozinha solidária – p. 138
Para ler e entender: “Leitor relata problema com árvore na zona leste” – p. 140
Para ir além: “Não seja igual à direção” – p. 142
Para estudar o gênero: carta de reclamação – p. 145
Para refletir sobre a língua: pronomes de tratamento – p. 148
Para colocar em prática: carta de reclamação – p. 152
TEXTO COMPLEMENTAR: “Moeda Verde” – p. 155
PARA ATUAR: A fome tem pressa – p. 156
PRÁTICA INTEGRADORA: Horta comunitária – p. 158
AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 161
UNIDADE 3 – Moradia e convivência – p. 163
CAPÍTULO 6 – Morar e conviver no mundo atual – p. 164
Para refletir e discutir: moradia – p. 166
Para ler e entender: “Casa no campo” – p. 168
Para ir além: “A casa de Collettes em Cagnes” – p. 170
Para estudar o gênero: letra de canção – p. 172
Para refletir sobre a língua: sentido conotativo e sentido denotativo; antônimos e sinônimos – p. 177
Para colocar em prática: letra de canção – p. 181
Para falar em público: letra de canção – p. 183
TEXTO COMPLEMENTAR: “Estudo indica que um em cada mil brasileiros não tem moradia” – p. 184
CAPÍTULO 7 – Direito a moradia – p. 186
Para refletir e discutir: o problema da moradia – p. 188
Para ler e entender: “IBGE anuncia retorno da utilização do termo favela no censo demográfico” – p. 190
Para ir além: “Favela” – p. 192
Para estudar o gênero: notícia – p. 193
Para refletir sobre a língua: concordância nominal e concordância verbal – p. 201
Para colocar em prática: notícia – p. 205
Para falar em público: podcast noticioso – p. 206
MUNDO DIGITAL: A desinformação no contexto digital – p. 208
TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 211
CAPÍTULO 8 – Convívio social organizado – p. 212
Para refletir e discutir: direitos da pessoa idosa – p. 214
Para ler e entender: “Regimento Clube Recreativo da Associação dos Servidores Municipais de Palmas/TO – Assemp” – p. 216
Para ir além: “Narração de pênalti histórico” – p. 220
Para estudar o gênero: regimento interno – p. 222
Para refletir sobre a língua: infinitivo impessoal, presente e futuro do presente do indicativo e pronomes indefinidos – p. 226
Para colocar em prática: regimento interno – p. 229
TEXTO COMPLEMENTAR: “OBSERVATÓRIO orienta para boas condutas no trânsito” – p. 231
PARA ATUAR: Mutirão da coleta de lixo – p. 232
UNIDADE 4 – Saúde e qualidade de vida – p. 233
CAPÍTULO 9 – Em busca de qualidade de vida – p. 234
Para refletir e discutir: atividade física e saúde – p. 236
Para ler e entender: “Expectativa × realidade”, “Chegar em casa…” – p. 237
Para ir além: humor e saúde – p. 238
Para estudar os gêneros: charge e meme – p. 240
Para refletir sobre a língua: frase, oração e período – p. 243
Para colocar em prática: charge e meme – p. 247
TEXTO COMPLEMENTAR: “Arrotar é preciso” – p. 250
CAPÍTULO 10 – Experiências de vida – p. 252
Para refletir e discutir: viver e reviver – p. 254
Para ler e entender: “Jorge veste fardão” – p. 256
Para ir além: “Quando as crianças brincam” – p. 260
Para estudar o gênero: memórias – p. 260
Para refletir sobre a língua: pronomes possessivos e marcadores de tempo – p. 266
Para colocar em prática: memórias – p. 270
Para falar em público: memórias – p. 272
TEXTO COMPLEMENTAR: “A raiva de ser índio” – p. 274
PARA ATUAR: Movimento-me, logo existo – p. 276
PRÁTICA INTEGRADORA: Conversa sobre saúde mental – p. 278
AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 280
SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 282
TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO – p. 284
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 287
SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS
Vídeo: Ciberpoemas – p. 58
Imagem: Apresentação de jogral – p. 67
Podcast: Depoimento de um imigrante – p. 91
Infográfico: Benefícios da alimentação saudável – p. 96
Vídeo: Campanha “Seu consumo transforma o mundo” – p. 117
Podcast: Slogan e jingle – p. 123
Carrossel de imagens: Tipos de moradia – p. 166
Podcast: Como fazer uma notícia – p. 205
Infográfico: Inteligência artificial – p. 209
Carrossel de imagens: Tipos de trabalho voluntário – p. 232
Imagem: Caricatura – p. 241
Carrossel de imagens: Exercícios de alongamento – p. 277
Ocultar Texto
Compartilhar: