Desafios – Educação Infantil – Pré-escola II
Código da Coleção: 0021P22002
Proposta pedagógica
- Explora temas que se relacionam entre si, com uma gradação dos conteúdos.
- Preza pelo respeito à fase de desenvolvimento cognitivo e psicossocial das crianças.
- Propõe atividades lúdicas e agradáveis, que desenvolvem habilidades importantes para o processo de alfabetização.
- Estimula o educador a fazer suas observações e decisões com base nos parâmetros científicos.
- Conta com uma variedade de gêneros textuais, o que instiga a curiosidade e incentiva a leitura.
- Apresenta, no Manual do Professor, comentários que relacionam as práticas sugeridas à BNCC e à PNA.
- Cria um ambiente de aprendizado colorido e atrativo, que traz peças de jogos de encaixe como principal elemento de sua identidade.
- Traz recursos e ferramentas que auxiliam os professores e gestores em seus planejamentos e práticas diárias.
Código do Obra: 0021P22002202
Conteúdo programático
-
Eu e minha escola
Nome próprio/Nome dos colegas – p. 9
Origem do nome – p. 10
Exercendo a cidadania – p. 11
Para conhecer outras histórias – p. 11
Segmentação de frases – p. 12
Mais e menos – p. 13
Correspondência Biunívoca/Mesma quantidade – p. 14
Características físicas/Quantidade – p. 15
Símbolos – p. 16
Ambientes da escola/Nomes que iniciam com a mesma letra – p. 17
Em cima e embaixo – p. 18
Dentro e fora – p. 19
Maior, menor e mesmo tamanho – p. 20
Figuras geométricas planas – p. 21
Figuras geométricas/Sequência de cores e figuras – p. 22
Exercendo a cidadania – p. 23
Para conhecer outras histórias – p. 23
Alfabeto – p. 24
Conhecendo os significados das palavras – p. 26
-
Família e lar
Segmentação de frases – p. 27
Perto e longe – p. 28
Letra A – p. 29
Número 1 – p. 31
Exercendo a cidadania – p. 33
Para conhecer outras histórias – p. 33
Alto e baixo – p. 34
Letra B – p. 35
Sílaba – p. 37
Aberto e fechado – p. 38
Número 2 – p. 39
Letra C – p. 41
Número 3 – p. 43
Letra D – p. 45
Cheio e vazio – p. 47
Diferentes formações familiares/Características físicas – p. 48
Exercendo a cidadania – p. 49
Para conhecer outras histórias – p. 49
Conhecendo os significados das palavras – p. 50
-
Corpo e alimentação
Partes do corpo/Letra inicial – p. 51
Rima – p. 52
Características físicas/Rima – p. 53
Ordenação temporal/Passado, presente e futuro – p. 54
Número 4 – p. 55
Linha aberta e linha fechada – p. 57
Linha curva e linha reta – p. 58
Letra E – p. 59
Número 5 – p. 61
Os sentidos – p. 63
Exercendo a cidadania – p. 64
Para conhecer outras histórias – p. 64
Letra F – p. 65
Número 6 – p. 67
Metade – p. 69
Partes do corpo/Aliteração – p. 70
Letra G – p. 71
Exercendo a cidadania – p. 73
Para conhecer outras histórias – p. 73
Ordenação temporal/Antes, durante e depois – p. 74
Letra H – p. 75
Expressão faciais/Completar frases – p. 77
Conhecendo os significados das palavras – p. 78
-
Animais
Personagens de histórias infantis – p. 79
Narrativa visual/Ordenação temporal – p. 80
Completar frase/Sílaba/Letra inicial/Características físicas dos animais – p. 81
Sons emitidos pelos animais – p. 82
Número 7 – p. 83
Letra I – p. 85
Grande e pequeno – p. 87
À frente, atrás, entre – p. 88
Número 8 – p. 89
Letra J – p. 91
Número 9 – p. 93
Exercendo a cidadania – p. 95
Para conhecer outras histórias – p. 95
Animais que auxiliam os seres humanos/Retomada da linha reta e da linha curva – p. 96
Letra K – p. 97
Direita e esquerda – p. 99
Ordenação temporal/Ontem, hoje e amanhã – p. 100
Letra L – p. 101
Exercendo a cidadania – p. 103
Para conhecer outras histórias – p. 103
Sequência numérica/Sílaba – p. 104
Letra inicial/Igual e diferente – p. 105
Conhecendo os significados das palavras – p. 106
-
Meio ambiente e vegetais
Desenvolvimento das plantas – p. 107
Rima/Quantidade – p. 108
Número 0 – p. 109
Brincadeira dos números/Retomada dos números de 0 a 9 – p. 110
Número 10 – p. 111
Dezena – p. 112
Letra M – p. 113
De frente e de costas – p. 115
Exercendo a cidadania – p. 116
Para conhecer outras histórias – p. 116
Número 11 – p. 117
Os benefícios das plantas para os seres vivos – p. 118
Letra N – p. 119
Número 12 – p. 121
Exercendo a cidadania – p. 122
Para conhecer outras histórias – p. 122
Letra O – p. 123
Adição – p. 125
Dobro – p. 126
Letra P – p. 127
Figuras geométricas espaciais – p. 129
Letra Q – p. 131
Cestos de coleta – p. 133
Conhecendo os significados das palavras – p. 134
-
Transporte e comunicação
Transporte e comunicação / Letra inicial – p. 135
Largo e estreito – p. 136
Letra R – p. 137
Número 13 – p. 139
Exercendo a cidadania – p. 140
Para conhecer outras histórias – p. 140
Letra S – p. 141
Exercendo a cidadania – p. 143
Para conhecer outras histórias – p. 143
Número 14 – p. 144
Letra T – p. 145
Número 15 – p. 147
Longo e curto – p. 148
Letra U – p. 149
Número 16 – p. 151
Primeiro e último – p. 152
Subtração – p. 153
Conhecendo os significados das palavras – p. 154
-
Nossas riquezas culturais
Diferentes modos de vida – p. 155
Grossos e fino – p. 156
Letra V – p. 157
Número 17 – p. 159
Número 18 – p. 160
Letra W – p. 161
Número 19 – p. 163
Exercendo a cidadania – p. 164
Para conhecer outras histórias – p. 164
Letra X – p. 165
Número 20 – p. 167
Muito, pouco e nenhum – p. 168
Letra Y – p. 169
Sequência numérica/Números de 1 a 20/Dobro/Metade – p. 171
Exercendo a cidadania – p. 172
Para conhecer outras histórias – p. 172
Letra Z – p. 173
Adição e subtração – p. 175
Conhecendo os significados das palavras – p. 176
-
Como está o tempo aí?
Dia e noite – p. 177
Dia, mês e ano – p. 179
Dias da semana – p. 180
Segmentação de frases/Aliteração – p. 181
Exercendo a cidadania – p. 182
Para conhecer outras histórias – p. 182
Dia e noite/Rima/Sílaba – p. 183
Retomada das figuras geométricas planas – p. 184
Tempo atmosférico/Coleta de dados e confecção de gráfico – p. 185
Retomada de adição – p. 187
Quente e frio/Juntar letras para formar palavra/Quantidade – p. 188
Cores/Quantidade/Letra inicial – p. 189
Exercendo a cidadania – p. 190
Para conhecer outras histórias – p. 190
Figuras geométricas espaciais – p. 191
Retomada do alfabeto – p. 192
Conhecendo os significados das palavras – p. 194
Compartilhar: