Nova EJA Moderna – Alfabetização e Matemática

Proposta pedagógica
  • Aproximar o processo de aprendizagem do cotidiano do estudante por meio de atividades e textos com temáticas diversas; 
  • Valorizar a individualidade e os conhecimentos prévios de cada estudante; 
  • Valorizar a oralidade durante o processo de alfabetização e letramento; 
  • Apresentar uma abordagem interdisciplinar. 
Compartilhar:
Nova EJA Moderna - Alfabetização e Matemática Vol. 1
Código do Obra: 0001P260101209000
Compartilhar:
Código do Obra: 0001P260101209000

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Nova EJA MODERNA – Alfabetização e Matemática – 1º Segmento – volume 1

 

UNIDADE 1 – Identidade – p. 10

 

CAPÍTULO 1Meu nome com todas as letras – p. 11

Para ler: Poema – p. 12

Para falar em público: Apresentação pessoal – p. 14

Para refletir sobre a língua: Alfabeto – p. 15

Para colocar em prática: Formulário – p. 18

Para refletir sobre a língua: Sílabas, vogais e consoantes – p. 19

Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 21

 

CAPÍTULO 2Documentos, por favor – p. 22

Para ler: Documentos pessoais – p. 23

Para falar em público: Agendamento por telefone – p. 25

Para refletir sobre a língua: Palavras – p. 27

Para colocar em prática: Lista – p. 29

Para refletir sobre a língua: Diferentes tipos de letra – p. 31

Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32

TEXTO COMPLEMENTAR: Meire – p. 33

 

CAPÍTULO 3Números – p. 34

Os números no dia a dia – p. 35

Agrupamentos – p. 37

Adição e subtração – p. 39

Atividades finais do capítulo 3 – p. 41

TEXTO COMPLEMENTAR: Invisíveis no Brasil, sem documento e dignidade: “Eu nem no mundo existo” – p. 42

 

CAPÍTULO 4Geometria – p. 43

Figuras geométricas – p. 44

Figuras geométricas não planas – p. 44

Figuras geométricas planas – p. 47

Atividades finais do capítulo 4 – p. 50

 

UNIDADE 2 – Mundo do trabalho – p. 51

 

CAPÍTULO 5Nós, trabalhadores – p. 52

Para ler: Anúncio de emprego ou serviço – p. 53

Para estudar o gênero: Anúncio de emprego ou serviço – p. 55

Para refletir sobre a língua: Linguagem verbal e não verbal – p. 57

Para colocar em prática: Anúncio de serviço – p. 58

Para falar em público: Anúncio de serviço em áudio – p. 59

Para refletir sobre a língua: Ordem alfabética – p. 59

Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 62

 

CAPÍTULO 6Vagas abertas – p. 63

Para ler: Currículo – p. 64

Para estudar o gênero: Currículo – p. 66

Para refletir sobre a língua: Divisão silábica – p. 68

Para colocar em prática: Currículo – p. 71

Para falar em público: Dramatização de entrevista de emprego – p. 72

Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 73

TEXTO COMPLEMENTAR: A primeira doutora surda da UFMG – p. 74

 

CAPÍTULO 7Números e operações – p. 75

Unidade, dezena e centena – p. 76

Adição e subtração – p. 79

Dobro e triplo – p. 81

Multiplicação – p. 84

Atividades finais do capítulo 7 – p. 87

 

CAPÍTULO 8Grandezas e medidas – p. 88

Comparar para medir – p. 89

Hora de trabalhar – p. 91

Medindo comprimentos – p. 92

Atividades finais do capítulo 8 – p. 95

TEXTO COMPLEMENTAR: Dupla jornada para mulheres – p. 96

Prática Integradora: Mulheres e o mundo do trabalho – p. 97

 

UNIDADE 3 – Convívio – p. 99

 

CAPÍTULO 9No dia a dia – p. 100

Para ler: Bilhete – p. 101

Para estudar o gênero: Bilhete e convite – p. 102

Para refletir sobre a língua: Frase e pontuação – p. 106

Para colocar em prática: Bilhete – p. 108

Para falar em público: Convite oral – p. 109

Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 109

 

CAPÍTULO 10Misturando sabores – p. 110

Para ler: Receita culinária – p. 111

Para estudar o gênero: Receita culinária – p. 113

Para refletir sobre a língua: Sons representados por c, ç e s – p. 117

Para colocar em prática: Receita culinária – p. 119

Para falar em público: Vlog – p. 120

Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 121

TEXTO COMPLEMENTAR: Comida do nordestino – p. 122

 

CAPÍTULO 11O milhar e outros números – p. 123

O milhar – p. 124

Sistema de numeração indo-arábico – p. 126

Sistema de numeração decimal – p. 127

Leitura de tabelas e gráficos – p. 130

Atividades finais do capítulo 11 – p. 132

 

CAPÍTULO 12Divisão e porcentagem – p. 133

Divisão – p. 134

Metade, um terço e um quarto – p. 137

Porcentagem – p. 140

Gráfico de setores – p. 142

Atividades finais do capítulo 12 – p. 143

TEXTO COMPLEMENTAR: O Registro do Patrimônio Cultural Imaterial – p. 144

 

CAPÍTULO 13Representações no plano, simetrias e mosaicos – p. 145

Representações no plano – p. 146

Simetria – p. 147

Mosaicos – p. 149

Atividades finais do capítulo 13 – p. 151

 

UNIDADE 4 – Pertencimento – p. 152

 

CAPÍTULO 14Ações que nos definem – p. 153

Para ler: Conto – p. 154

Para estudar o gênero: Conto – p. 158

Para refletir sobre a língua: Letra h inicial e dígrafos – p. 160

Para colocar em prática: Conto – p. 162

Para falar em público: Leitura oral – p. 163

Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 163

 

CAPÍTULO 15Educação para a vida – p. 164

Para ler: Anúncio de propaganda – p. 165

Para estudar o gênero: Anúncio de propaganda – p. 167

Para refletir sobre a língua: Vogais nasais – p. 169

Para colocar em prática: Anúncio de propaganda – p. 171

Para falar em público: Depoimento oral – p. 172

Para organizar o que aprendemos no capítulo 15 – p. 172

TEXTO COMPLEMENTAR: Como é a educação voltada a crianças de povos tradicionais – p. 173

 

CAPÍTULO 16Adição e subtração – p. 176

Situações que envolvem a adição – p. 177

Situações que envolvem a subtração – p. 182

Atividades finais do capítulo 16 – p. 186

TEXTO COMPLEMENTAR: Orçamento pessoal – p. 187

 

CAPÍTULO 17Medidas de massa, capacidade e tempo – p. 188

Unidades de medida de massa – p. 189

Unidades de medida de capacidade – p. 191

Unidades de medida de tempo – p. 193

Atividades finais do capítulo 17 – p. 196

Prática Integradora: Nossa cultura – p. 197

 

Sugestões de ampliação – p. 199

Transcrições dos áudios – p. 200

Referências bibliográficas comentadas – p. 203

Alfabeto móvel – p. 205

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Podcast: Identidade segura – p. 23

Vídeo: Marchetaria – p. 43

Vídeo: Anúncio de serviço – p. 58

Infográfico: Agricultura familiar – p. 75

Infográfico: Bilhete e mensagem instantânea – p. 101

Carrossel de imagens: Composições geométricas em obras de Rubem Valentim – p. 148

Carrossel de imagens: Campanhas pelos direitos humanos – p. 165

Podcast: Financiamentos – p. 187

Nova EJA MODERNA – Alfabetização e Matemática – 1º Segmento – volume 2


UNIDADE 1 – Cotidiano – p. 10


CAPÍTULO 1 – Registros do dia a dia – p. 11

Para ler: Diário pessoal – p. 12

Para estudar o gênero: Diário pessoal – p. 15

Para refletir sobre a língua:  Variedades linguísticas – p. 17

Para colocar em prática: Diário pessoal – p. 20

Para falar em público: Roda de conversa – p. 21

Para organizar o que aprendemos no capítulo 1 – p. 22


CAPÍTULO 2 – Cenas da vida – p. 23

Para ler: Texto teatral – p. 24

Para estudar o gênero: Texto teatral – p. 25

Para falar em público: Leitura dramatizada – p. 28

Para refletir sobre a língua: Singular, plural e concordância nominal – p. 28

Para colocar em prática: Cena teatral – p. 31

Para organizar o que aprendemos no capítulo 2 – p. 32

TEXTO COMPLEMENTAR: Taís Araújo sobre Medida Provisória: “É um incômodo transformador. E acho que esse é o papel mais importante da arte” – p. 33


CAPÍTULO 3 – Sistema de numeração decimal e números naturais – p. 35

Sistema de numeração decimal – p. 36

Números naturais – p. 38

Arredondamentos – p. 40

Sequências numéricas e regularidades – p. 41

Quadros, tabelas e gráficos – p. 42

Atividades finais do capítulo 3 – p. 44


CAPÍTULO 4 – Adição e subtração com números naturais – p. 45

Adição e subtração sem reagrupamento – p. 46

Adição e subtração com reagrupamento – p. 48

Propriedades da adição – p. 50

Adição e subtração: operações inversas – p. 51

Atividades finais do capítulo 4 – p. 52

TEXTO COMPLEMENTAR: Quando 1 + 1 ≠ 2 – p. 54

 

UNIDADE 2 – Comunidade – p. 55


CAPÍTULO 5 – Versos sobre nós – p. 56

Para ler: Cordel – p. 57

Para estudar o gênero: Cordel – p. 59

Para refletir sobre a língua: Sentido das palavras – p. 62

Para colocar em prática: Cordel – p. 64

Para falar em público: Declamação – p. 65

Para organizar o que aprendemos no capítulo 5 – p. 66


CAPÍTULO 6 – Comunicar e compartilhar – p. 67

Para ler: Notícia – p. 68

Para estudar o gênero: Notícia – p. 71

Para refletir sobre a língua: Verbos – p. 74

Para colocar em prática: Notícia – p. 75

Para falar em público: Podcast – p. 77

Para organizar o que aprendemos no capítulo 6 – p. 77

TEXTO COMPLEMENTAR: Poema visual – p. 78


CAPÍTULO 7 – Multiplicação e divisão – p. 79

Multiplicação – p. 80

Divisão – p. 84

Média aritmética – p. 89

Atividades finais do capítulo 7 – p. 90

TEXTO COMPLEMENTAR: A pessoa idosa e seus direitos – p. 91


CAPÍTULO 8 – Geometria – p. 92

Poliedros e corpos redondos – p. 93

Plano, reta, semirreta, segmento de reta e ponto – p. 95

Ângulos – p. 97

Polígonos – p. 99

Reflexão e rotação – p. 104

Atividades finais do capítulo 8 – p. 105

PRÁTICA INTEGRADORA: Turismo – p. 106

 

UNIDADE 3 – Meio Ambiente – p. 108


CAPÍTULO 9 – Resgatando histórias – p. 109

Para ler: Biografia – p. 110

Para estudar o gênero: Biografia – p. 112

Para refletir sobre a língua: Pronomes e coesão textual – p. 115

Para colocar em prática: Biografia – p. 119

Para falar em público: Relato biográfico oral – p. 120

Para organizar o que aprendemos no capítulo 9 – p. 120


CAPÍTULO 10 – Direito à cidade e ao verde – p. 121

Para ler: Lei – p. 122

Para estudar o gênero: Lei – p. 124

Para refletir sobre a língua: Palavras derivadas – p. 127

Para falar em público: Assembleia – p. 129

Para colocar em prática: Solicitação – p. 130

Para organizar o que aprendemos no capítulo 10 – p. 131

TEXTO COMPLEMENTAR: Racismo ambiental – p. 132


CAPÍTULO 11 – Números na forma de fração – p. 133

Frações – p. 134

Ideias associadas à fração – p. 136

Fração de um número – p. 138

Frações e porcentagem – p. 140

Atividades finais do capítulo 11 – p. 144


CAPÍTULO 12 – Números na forma decimal – p. 145

Frações decimais e números na forma decimal – p. 146

Adição e subtração com números na forma decimal – p. 148

Multiplicação com números na forma decimal – p. 150

Divisão não exata com números naturais – p. 152

Números na forma decimal e porcentagens – p. 153

Leitura e interpretação de gráficos de setores – p. 155

Atividades finais do capítulo 12 – p. 156

TEXTO COMPLEMENTAR: Casa de garrafas – p. 158

 

UNIDADE 4 – Ciência e tecnologia – p. 159


CAPÍTULO 13 – Ler para saber – p. 160

Para ler: Verbete – p. 161

Para estudar o gênero: Verbete – p. 163

Para refletir sobre a língua: Sílaba tônica e acentuação – p. 165

Para colocar em prática: Verbete – p. 168

Para falar em público: Videominuto – p. 169

Para organizar o que aprendemos no capítulo 13 – p. 169


CAPÍTULO 14 – Verdadeiro ou falso? – p. 170

Para ler: Texto de divulgação científica – p. 171

Para estudar o gênero: Texto de divulgação científica – p. 173

Para falar em público: Debate – p. 177

Para refletir sobre a língua: Sons representados pela letra x – p. 178

Para colocar em prática: Texto de divulgação científica – p. 180

Para organizar o que aprendemos no capítulo 14 – p. 181

TEXTO COMPLEMENTAR: Língua falada – p. 182


CAPÍTULO 15 – Unidades de medida e probabilidade – p. 183

Medidas de comprimento, de massa e de capacidade – p. 184

Medidas de temperatura – p. 186

Probabilidade – p. 188

Atividades finais do capítulo 15 – p. 189

TEXTO COMPLEMENTAR: Indicadores de motoristas particulares de passageiros – p. 191


CAPÍTULO 16 – Escala e medidas de perímetro, área e volume – p. 192

Medida de perímetro – p. 193

Escala – p. 194

Unidades de medidas de área – p. 195

Medidas de volume – p. 197

Atividades finais do capítulo 16 – p. 199

PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha “Meu bairro sustentável” – p. 201

 

SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 203

TRANSCRIÇÕES DOS ÁUDIOS – p. 204

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 207

 

SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Podcast: Diário de Elizângela Baré – p. 12

Carrossel de imagens: O direito ao voto – p. 35

Vídeo: Armadilhas das fake news – p. 75

Podcast: Vacinação – p. 90

Carrossel de imagens: Mulher, indígena e ativista – p. 111

Vídeo: Mudanças climáticas – p. 145

Infográfico: Inteligência artificial – p. 168

Infográfico: Impressão 3D – p. 192