Reflexões e Práticas – Equipe Gestora
Ana Paula Severiano, Renata Alencar
Código da Coleção: 0279P21570
Código da Obra: 0279P21570130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Apresenta a implantação do Novo Ensino Médio como um processo que demanda autoconhecimento e desenvolvimento de competências.
- Trabalha o ensino-aprendizagem como um processo em cadeia que envolve toda a comunidade escolar.
- Apresenta situações-problema que aproximam as atividades da realidade do gestor.
- Oferece sequências didáticas que têm metodologia fundamentada em teorias de gestão e que podem ser desenvolvidas na prática.
- Amplia o repertório sociocultural dos gestores e educadores, mobilizando aspectos pessoais que contribuem no processo de ensino.
- Traz dicas de tecnologia para incrementar o repertório de ferramentas tecnológicas do gestor.
Código da Coleção: 0279P21570
Código do Obra: 0279P21570130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
Cartas – p. 4
Apresentação – p. 7
Rotas alternativas – p. 25
Midiateca – p. 26
ATO 1 – QUEM FAZ A ESCOLA? – p. 32
CAPÍTULO 1 – O mundo comum: contando histórias para descobrir quem somos dentro e fora da escola – p. 34
CAPÍTULO 2 – O chamado à aventura: Base Nacional Comum Curricular e a implantação do Novo Ensino Médio – p. 45
CAPÍTULO 3 – A recusa do chamado e o papel dos mentores: encarando os desafios ao trabalho da gestão na escola – p. 64
ATO 2 – Qual é o nosso projeto? – p. 78
CAPÍTULO 1 – Ingresso em um mundo novo: mudanças e permanências – p. 80
CAPÍTULO 2 – Testes, inimigos e aliados: compreender as emoções para conciliar projetos individuais e coletivos – p. 96
CAPÍTULO 3 – Aproximação da caverna profunda e provação: medos e desafios na implantação do Novo Ensino Médio – p. 112
CAPÍTULO 4 – Recompensa: olhar para o futuro sem medo – p. 125
ATO 3 – Como se faz a escola da contemporaneidade? – p. 140
CAPÍTULO 1 – A estrada de volta à escola – p. 142
CAPÍTULO 2 – Ressurreição: estratégias ativas para uma gestão democrática – p. 163
CAPÍTULO 3 – O elixir: a formação continuada e as múltiplas competências do gestor da escola contemporânea – p. 176
Encerramento – p. 190
Recursos Complementares – p. 191
Compartilhar: