Formação continuada

Moderna em Formação – Artes Visuais

Diego Moschkovich, Lucas Oliveira, Luiz Pimentel
Código da Coleção: 0270P21560
Código da Obra: 0270P21560130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Apresenta uma abordagem conceitual que parte da leitura das obras e da arte contemporânea.
  • Introduz discussões do campo do ensino das artes visuais a partir da produção artística contemporânea e dos seus debates.
  • Trabalha a educação da cultura visual, investigando os modos de produção, circulação e recepção das imagens que estão nas mídias.
  • Incentiva o professor a fazer transparecer em suas práticas pedagógicas o interesse por estimular o pensamento crítico dos estudantes.
  • Sugere que os professores convidem os alunos a experimentar, pesquisar, buscar interlocução crítica e construir estratégias de trabalho integrado com os colegas.
  • Privilegia suportes da arte contemporânea, como a performance, a instalação, a intervenção sobre imagens de arquivo e, sobretudo, os processos colaborativos.
  • Apresenta temas e propostas que integram o trabalho em sala de aula à vida social e cultural do território onde a escola está situada.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0270P21560
Código do Obra: 0270P21560130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 4

INTRODUÇÃO – p. 5

As juventudes, o Ensino Médio e a proposta de formação continuada em artes visuais – p. 5

A arte na área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 6

Artes visuais na Educação Básica – p. 7

Competências gerais que embasam o volume – p. 12

Competências gerais para a formação docente continuada – p. 14

Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) na abordagem de formação continuada em artes visuais – p. 16

Fundamentos teórico-metodológicos da obra – p. 17

Sobreposições entre teoria e prática: estratégias pedagógicas – p. 19

Proposição de percursos didáticos – p. 20

Interdisciplinaridade – Articulação entre áreas e linguagens – p. 22

Tecnologias digitais de informação e computação – p. 24

Inclusão – p. 24

Avaliação – p. 27

Estrutura da obra – Unidades, capítulos e seções – p. 30

Referências bibliográficas comentadas – p. 34

UNIDADE 1 – Arte e imersão em processos criativos – p. 42

Capítulo 1 – História de vida com a arte – p. 44

O papel da arte na história de vida dos professores – p. 45

O papel da arte nas próprias vivências – p. 47

História oral e memória – p. 47

Capítulo 2 – Processos de criação – p. 52

Processos criativos: tendências, desvios e renúncias – p. 53

Entre processos criativos e formativos da arte na escola – p. 55

UNIDADE 2 – Cultura visual e o ensino de artes visuais – p. 64

Capítulo 3 – A educação da cultura visual – p. 66

O imaginário estético das juventudes em sala de aula – p. 68

Pensar as juventudes a partir do audiovisual – p. 69

Capítulo 4 – Autorrepresentação nas redes sociais – p. 74

Os artistas e as redes sociais – p. 78

UNIDADE 3 – Memória e identidade cultural nas artes visuais – p. 87

Capítulo 5 – A presença negra na arte do Brasil – p. 89

Identidade cultural e arte – p. 90

Passado e presente: a imagem do negro na arte – p. 91

A arte e o projeto nacional de embranquecimento social – p. 93

Arte afro-brasileira – p. 97

A introdução da questão racial nas aulas de arte – p. 101

Capítulo 6 – Pensando com imagens: Atlas Mnemosyne – p. 104

Imaginar para conhecer – p. 105

As imagens combinadas no espaço – p. 105

Expandindo a lógica de associação entre imagens – p. 109

UNIDADE 4 – Artes visuais, coletividades e modos de coexistir com as diferenças – p. 118

Capítulo 7 – Artes visuais: entre o visível e o invisível – p. 120

Ver a arte para ler o contexto – p. 122

Arte, corpo e cidade – p. 125

A noção de participação na arte – p. 130

Capítulo 8 – Arte, tecnologia e sustentabilidade – p. 133

Corpo e tecnologia – p. 135

Paisagem e sustentabilidade – p. 139

UNIDADE 5 – Artes visuais, sociedade e o universo do trabalho – p. 147

Capítulo 9 – Políticas culturais e patrimoniais e os museus de arte – p. 151

Patrimônio cultural material e imaterial – p. 154

O que é um museu? – p. 157

Diálogos entre museu e escola – p. 161

Capítulo 10 – Artes visuais e o universo do trabalho – p. 163

Profissionais dos museus de arte – p. 165

Profissionalização da arte: alternativas – p. 168

As dinâmicas produtivas da arte e da escola – p. 169

Material Digital