Formação continuada
Moderna em Formação – Língua Portuguesa
Marisa Balthasar
Código da Coleção: 0266P21013
Código da Obra: 0266P21013130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Apresenta propostas que relacionam teoria e prática, apoiando a perspectiva crítica e reflexiva do professor.
- Oferece apoio ao trabalho docente em todas as etapas, com propostas de planejamento integrado, sugestões de mediação e aportes para a avaliação.
- Propõe atividades que envolvem diversos campos de atuação, como o da vida pessoal, o artístico-literário e o jornalístico-midiático.
- Aborda a escola como espaço de trocas e práticas integradas, com propostas que articulam a Língua Portuguesa aos demais componentes da área.
- Traz propostas de leitura e produção textual significativas para o trabalho com os multiletramentos dos estudantes.
- Oferece uma abordagem ética e crítica das tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs).
- Oferece uma vivência em Língua Portuguesa em diálogo com a arte, cultura, práticas da cultura corporal e língua estrangeira moderna.
Código da Coleção: 0266P21013
Código do Obra: 0266P21013130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro
Conteúdo programático
Carta ao professor: um convite à travessia – p. 4
Apresentação do percurso – p. 5
Referencial bibliográfico comentado – p. 16
UNIDADE 1 – Ser professor: processos identitários – p. 21
CAPÍTULO 1 – Imagens em (des)construção – p. 22
CAPÍTULO 2 – Narrativas docentes: passados de nós – p. 38
UNIDADE 2 – Ser professor de Língua Portuguesa: (res)significações – p. 57
CAPÍTULO 3 – Concepções e práticas docentes – p. 58
CAPÍTULO 4 – Aprendizagens essenciais em Língua Portuguesa – p. 78
CAPÍTULO 5 – Práticas no campo artístico-literário – p. 110
UNIDADE 3 – Ser professor de Linguagens: construções coletivas – p. 131
CAPÍTULO 6 – Aspectos da integração curricular na área – p. 132
CAPÍTULO 7 – Aprendizagens essenciais na área – p. 152
CAPÍTULO 8 – Caminhos possíveis para as práticas integradas – p. 176
CAPÍTULO 9 – Avaliação formativa em área – p. 192
Compartilhar: