Formação continuada

Práticas na Escola – Língua Portuguesa

José Luís Landeira
Código da Coleção: 0260P21013
Código da Obra: 0260P21013130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Convida o professor a refletir sobre suas práticas pedagógicas e a pensar novas formas de ensinar as especificidades da Língua Portuguesa.
  • Busca o aprimoramento de habilidades socioemocionais que se articulam não apenas aos conhecimentos específicos, mas ao exercício pleno da cidadania.
  • Discute a necessidade de a escola acolher as diversidades, garantindo o protagonismo aos estudantes.
  • Garante aos jovens a possibilidade de refletir sobre suas experiências individuais e coletivas, estimulando a capacidade de aprender com o outro.
  • Apresenta uma abordagem dinâmica, próxima ao estilo do livro didático e voltada especialmente para a realidade do professor de Língua Portuguesa.
  • Propõe uma caminhada por oito temas interrelacionados, que buscam auxiliar no desenvolvimento de ações educativas para uma aprendizagem significativa.
  • Estabelece um diálogo constante com as competências gerais e específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0260P21013
Código do Obra: 0260P21013130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 6

A caminhada do Novo Ensino Médio – p. 6

A formação integral e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 7

As competências gerais docentes segundo a Base Nacional Comum de Formação Continuada (BNC-Formação Continuada) – p. 9

A integração das habilidades de Língua Portuguesa à área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 10

ESTRUTURA DA OBRA – p. 16

ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA QUE EMBASA CADA DIMENSÃO – p. 18

1a dimensão (miniprojeto de vida) – A experiência de existir – p. 18

2a dimensão (problematização do isolamento disciplinar) – Foco no saber disciplinar – p. 18

3a dimensão (problematização da interdisciplinaridade) – Práticas interdisciplinares – p. 19

4a dimensão (mapeamento de novos processos de avaliação) – De olho na avaliação – p. 20

REFLEXÕES, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM CADA TEMA – p. 21

Tema 1 – Um olhar para as linguagens – p. 21

Tema 2 – Diálogos poéticos – p. 22

Tema 3 – Linguagens e interação – p. 24

Tema 4 – As linguagens e a mudança social – p. 25

Tema 5 – Rotinas do cotidiano do professor – p. 27

Tema 6 – Investigação pelas linguagens – p. 29

Tema 7 – Sua história importa – p. 30

Tema 8 – Convivência e linguagens – p. 32

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS PARA AMPLIAÇÃO E APROFUNDAMENTO – p. 34

TEMA 1 – UM OLHAR PARA AS LINGUAGENS – p. 36

O olhar na construção cotidiana do conhecimento e das relações sociais – p. 36

A experiência de existir: Um olhar que dialoga – p. 38

Foco no saber disciplinar: As múltiplas linguagens em nosso cotidiano – p. 40

Práticas interdisciplinares: As exposições escolares – p. 43

  1. Delimitação do tema e critérios de avaliação – p. 43
  2. Atividade de imersão em uma exposição de arte – p. 44
  3. A curadoria da produção das obras – p. 44
  4. Outros aspectos organizativos da mostra – p. 45

Subsídios para o plano de aula Exposição de arte – p. 48

Proposta didática: exposição de arte – p. 49

De olho na avaliação: Avaliação: uma questão de critérios – p. 51

TEMA 2 – DIÁLOGOS POÉTICOS – p. 53

Conhecer-se na relação com os outros: alteridade e identidade – p. 53

A experiência de existir: “Mas eu preciso ser Outros” – p. 55

Foco no saber disciplinar: Uma questão de estilo – p. 59

Como trabalhar o texto poético em sala de aula? – p. 63

Práticas interdisciplinares: Antologias em ambiente escolar – p. 64

De olho na avaliação: Avaliação e planejamento – competências e habilidades – p. 67

TEMA 3 – LINGUAGENS E INTERAÇÃO – p. 69

Razão e afetividade nos processos interativos – p. 69

A experiência de existir: Avaliar a interação – p. 71

Foco no saber disciplinar: Interação e produção de sentidos – p. 72

Formando leitores de literatura: os estilos de época – p. 76

Sala de aula invertida – p. 78

Práticas interdisciplinares: Fanzines e e-zines em ambiente escolar – p. 80

O autor do texto se dirige a quem? – p. 81

Subsídios para o plano de aula – p. 82

Proposta didática: realização de um e-zine ou fanzine – p. 82

De olho na avaliação: Avaliação e metodologia ativa da sala de aula invertida – p. 86

Avaliação processual ou formativa – p. 88

TEMA 4 – AS LINGUAGENS E A MUDANÇA SOCIAL – p. 89

A linguagem e a prática social – p. 89

A experiência de existir: O futuro na cultura de selfies – p. 92

O estar na vida – p. 92

Foco no saber disciplinar: Linguagem, argumentação e mudança social – p. 94

Práticas interdisciplinares: Argumentatividade, radioblog e mesa-redonda99

A argumentatividade – p. 100

Mesa-redonda e debates – p. 100

Subsídios para o plano de aula – p. 102

Proposta didática: radioblog – p. 102

De olho na avaliação: Avaliação: uma questão de critérios – p. 105

Avaliando a produção textual – p. 105

TEMA 5 –  ROTINAS DO COTIDIANO DO PROFESSOR – p. 107

Siga a rota… – p. 107

A experiência de existir: Projeto de vida: com os olhos no futuro – p. 110

Foco no saber disciplinar: Rotinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa – p. 112

Rotinas para formar leitores – p. 112

Antes da leitura – p. 113

Durante a leitura – p. 113

Após a leitura – p. 114

Subsídios para o plano de aula – p. 115

Proposta didática: uso de estratégias de leitura para a formação do leitor – p. 115

Subsídios para o plano de aula – p. 116

Proposta didática: atividades de leitura artístico-literária – p. 116

Práticas interdisciplinares: Construindo a rotina da interdisciplinaridade – p. 118

Aprendizagem por resolução de problemas – p. 119

Subsídios para o plano de aula – p. 120

Proposta didática: poetry slam – p. 120

De olho na avaliação: Avaliação e a metodologia de aprendizagem por resolução de problemas – p. 123

TEMA 6 – INVESTIGAÇÃO PELAS LINGUAGENS – p. 124

Criar: dar forma a algo novo – p. 124

A experiência de existir: O valor da dúvida, do questionamento – p. 125

Foco no saber disciplinar: Trabalhando com o discurso científico – p. 127

Presenças científicas no discurso didático-pedagógico – p. 129

Subsídios para o plano de aula – p. 130

Proposta didática: trabalho com metodologia científica: análise documental – p. 130

Práticas interdisciplinares: O arco de Maguerez – p. 132

Subsídios para o plano de aula – p. 134

Proposta didática: prática de pesquisa de levantamento de dados – p. 134

De olho na avaliação: A importância de mobilizar conhecimentos – p.137

TEMA 7 – SUA HISTÓRIA IMPORTA – p. 138

Conte sua história – p. 138

A experiência de existir: Memórias em diálogo – p. 139

Foco no saber disciplinar: A construção do passado e do futuro pelo uso da língua portuguesa – p. 141

Subsídios para o plano de aula – p. 143

Proposta didática: elaboração de artigo de opinião – p. 143

Práticas interdisciplinares: A interdisciplinaridade na metodologia da rotação por estações – p. 145

1a etapa: Planejamento – p. 145

2a etapa: Na prática – p. 146

Subsídios para o plano de aula – p. 147

Proposta didática: elaboração de um vlog de memórias de pessoas que compõem a coletividade onde se localiza a escola – p. 147

De olho na avaliação: Avaliar antes, durante e depois de uma atividade – p. 153

TEMA 8 – CONVIVÊNCIA E LINGUAGENS – p. 155

Caminhando livres – p. 155

Convivência e respeito aos limites – p. 156

A experiência de existir: Construindo caminhos juntos – p.157

Em defesa das juventudes que educamos – p. 158

Foco no saber disciplinar: O Estatuto da Juventude na aula de Língua Portuguesa – p. 160

Orientação para participação em debates – p. 161

Apresentação de ideias em público – p. 161

Construção do texto oral – p. 163

Construindo slides eficientes para a apresentação – p. 165

Subsídios para o plano de aula – p. 167

Proposta didática: apresentação oral formal – p. 167

Práticas interdisciplinares: Práticas colaborativas de produção textual e interdisciplinaridade – p. 168

Acesso às práticas discursivas e culturais – p. 169

Práticas colaborativas de produção textual – p. 170

De olho na avaliação: Avaliação e futuro – p. 173

Análise 360° – p. 173

Portfólio – p. 174

Repensando o futuro da cultura de avaliação – p. 174

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DAS ATIVIDADES – p. 175
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 191

Material Digital