Reflexões e Práticas – Educação Física
Alexandre Martins
Código da Coleção: 0284P21163
Código da Obra: 0284P21163130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Fornece exemplos práticos de como as competências e habilidades da área de Linguagens podem ser transpostas para as aulas de Educação Física.
- Aborda temáticas da sociedade atual, promovendo reflexões e buscando soluções de forma contextualizada e significativa.
- Auxilia o professor na elaboração das aulas, focando nas atividades práticas e nos projetos interdisciplinares.
- Apresenta diversas realidades e contextos sociais, fazendo com que os professores se sintam representados e inspirados.
- Instiga o professor a refletir sobre o seu contexto e a traçar estratégias que tenham um impacto significativo em sua realidade.
- Valoriza o professor e a área de Educação Física, considerando a arte, a cultura, os valores e o movimento presentes nas diversas práticas corporais.
- Oferece conteúdos teóricos e digitais que auxiliam na compreensão dos temas e que podem ser utilizados em aulas junto aos estudantes.
Código da Coleção: 0284P21163
Código do Obra: 0284P21163130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 4
Apresentação – p. 5
Quadro-resumo das atividades – p. 5
Estrutura geral – p. 10
Organização da obra – p. 10
Organização do componente curricular de Educação Física segundo a BNCC – p. 13
Conexões entre os TCT e os objetos de conhecimento da Educação Física – p. 16
Referências bibliográficas comentadas – p. 20
Referências bibliográficas complementares comentadas – p. 26
UNIDADE 1 – Estrutura e subsídios teóricos – p. 29
CAPÍTULO 1 – Projeto de vida – p. 29
Introdução – p. 29
Fundamentos de um projeto de vida: eu, o outro e o mundo – p. 30
Autoconhecimento e projeto de vida – p. 32
Educação Física e projeto de vida – p. 34
Material de apoio – p. 35.
CAPÍTULO 2 – Interdisciplinaridade – p. 37
Introdução – p. 37
Conceitos de interdisciplinaridade – p. 38
Temas Contemporâneos Transversais e interdisciplinaridade – p. 39
Educação Física e interdisciplinaridade – p. 40
Material de apoio – p. 42
CAPÍTULO 3 – História da Educação Física – p. 43
Introdução – p. 43
Pré-História e o movimento humano – p. 44
Idade Antiga e o culto ao corpo – p. 46
Idade Média e a preparação física militar – p. 47
Idade Moderna e a ginástica – p. 48
Idade Contemporânea e a Educação Física no Brasil – p. 50
Pós-modernidade e a cultura corporal de movimento – p. 51
Material de apoio – p. 52
CAPÍTULO 4 – UNIDADES TEMÁTICAS – p. 53
Introdução – p. 53
Jogos e Brincadeiras – p. 55
Ginásticas – p. 56
Danças – p. 58
Esportes – p. 59
Lutas – p. 61
Práticas Corporais de Aventura – p. 62
Material de apoio – p. 64
CAPÍTULO 5 – ORGANIZAÇÃO DA AULA – p. 69
Introdução – p. 69
O jovem estudante – p. 70
O tempo – p. 73
O local – p. 73
Os materiais – p. 74
As dinâmicas – p. 75
A comunicação – p. 75
A avaliação – p. 76
Material de apoio – p. 78
UNIDADE 2 – PRÁTICAS CORPORAIS E REFLEXÕES – p. 79
CAPÍTULO 6 – JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 79
Jogos e brincadeiras tradicionais e populares – p. 80
Jogos eletrônicos – p. 88
CAPÍTULO 7 – GINÁSTICAS – p. 95
Ginástica Geral – p. 97
Ginástica de Condicionamento Físico – p. 104
CAPÍTULO 8 – DANÇAS – p. 110
Danças tradicionais – p. 111
Danças urbanas – p. 118
CAPÍTULO 9 – ESPORTES – p. 126
Esportes de marca – p. 127
Esportes de precisão – p. 132
Esportes de rede ou de parede – p. 137
Esportes de campo e taco – p. 143
Esportes de invasão – p. 149
Esportes de combate – p. 155
Esportes técnico-combinatórios – p. 161
CAPÍTULO 10 – LUTAS – p. 168
Lutas de curta distância – p. 169
Lutas de média e de longa distância – p. 176
CAPÍTULO 11 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – p. 185
Práticas corporais de aventura urbanas – p. 186
Práticas corporais de aventura naturais – p. 193
Compartilhar: