Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias
Regina Braz Rocha
Código do Livro: 0022P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Flexibilidade do cronograma e proposta curricular.
- Trabalha aspectos socioemocionais, comunicação não violenta e metodologias ativas.
- Cada habilidade da BNCC poderá ser autoavaliada pelo estudante e avaliada pelo professor.
- Diversidade de gêneros do discurso.
- Indicação de professor orientador.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – STEAM – TEIA DA VIDA: UM PASSEIO FOTOGRÁFICO
Mapa do projeto 1
VIVÊNCIA 1 – A linguagem fotográfica
Fundamentos da fotografia
Atividade experimental: painel coletivo e fotografia
Fotografia: leitura de imagem
Leiture-se: glossário e fotografia
Tipos de fotografia e estilo
Reading: photojournalism
Efeitos de luz e sombra
Investigação: formas de composição
Somos luz: técnicas de composição fotográfica (I)
Desafio criativo: fotografia
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – A matemática da fotografia
Sequências numéricas e atividade física
Atividade experimental: treinamento de saltos
Número de ouro e sequência de Fibonacci
Leiture-se: artigo de divulgação científica
O número de ouro na natureza, na arte, na arquitetura
Leiture-se: tira em quadrinhos
O retângulo áureo e a espiral áurea na fotografia
Mãos dadas: fotografia
O planeta é meu lar: técnicas de composição fotográfica (II)
Desafio criativo: fotografia
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Construindo uma teia fotográfica
Mundo natural: da micro à astrofotografia
Atividade experimental: Painel da Terra
Conexões: somos o mundo natural
Junto & Misturado: Se você fosse…
Foto-denúncia e depoimento visual
Leiture-se: foto-denúncia
Fotomontagem: colagem e engajamento
Reading: photo collage
Somos todos um: técnicas de composição fotográfica (III)
Desafio criativo: fotomontagem
Roda de experiências
VIVÊNCIA 4 – Consciência planetária
Cidadania global: ações em foco
Atividade experimental: debate deliberativo
Sob as lentes do fotógrafo: a teia da vida
Desafio criativo: fotografia autoral
Curadoria e acervo fotográfico
Mãos dadas: tema e catalogação
Fanzine: planejamento e produção
Mãos dadas: fanzine fotográfico
Um novo tempo: organizando a exposição
Mãos dadas: passeio fotográfico pela teia da vida
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos grupos
- Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção
Roda de experiências
PROJETO 2 – PROTAGONISMO JUVENIL – SOMOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO
Mapa do projeto 2
VIVÊNCIA 1 – Agir responsável na vida pessoal
Encontro marcado comigo
Atividade experimental: o que trago na mochila?
Leiture-se: texto expositivo
Escrita de si e autorresponsabilidade
Leiture-se: apresentação pessoal
Pertencimento e resiliência
Leiture-se: memórias
Reading: poem
Participação: autogestão e atuação cidadã
Junto & Misturado: personagem fictícia
Como me tornei quem sou
Desafio criativo: texto autobiográfico
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – Cultura de cooperação e atuação pública
Comunicação e escuta empática
Atividade experimental: performance
Empatia e atuação pública
Investigação: gêneros de atuação pública
Não julgamento e construção da paz
Reading: movie scene
Direitos e deveres: casa, escola, mundo
Leiture-se: textos legais
Diga-me com quem andas: engajamento e valores
Mãos dadas: mosaico de valores
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Agir responsável no mundo
Solidariedade: estamos a serviço!
Atividade experimental: o que sonhamos juntos?
Criatividade e inovação
Investigação: projetos e práticas engajadas
Projetos estudantis e redes de tutoria
Mãos dadas: rede de tutoria
Potência de agir: construindo redes de ação
Reading: informative text
Cultura ganha-ganha e papel do líder
Junto & Misturado: jogo cooperativo
Roda de experiências
VIVÊNCIA 4 – Talentos no palco da vida
Prólogo: organizando equipes engajadas
Atividade experimental: em busca do sonho coletivo
Primeiro ato: do celebrar ao sonhar
Mãos dadas: projeto de intervenção (I)
Segundo ato: do sonhar ao planejar
Mãos dadas: projeto de intervenção (II)
Terceiro ato: do planejar ao realizar
Mãos dadas: projeto de intervenção (III)
Hora dos aplausos: nossos projetos de intervenção
Mãos dadas: exposição oral
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos times
- Refletindo sobre aprendizagens: minha percepção
Roda de experiências
PROJETO 3 – MIDIAEDUCAÇÃO – DO RÁDIO AO PODCAST
Mapa do projeto 3
VIVÊNCIA 1 – Nas ondas do rádio
Universo da radionovela
Atividade experimental: da crônica para a radionovela
De volta ao passado
Reading: timeline
O futuro do rádio
Leiture-se: reportagem
Podcast: o novo rádio?
Mãos dadas: debate
Eleição: top 10 podcasts
Investigação: melhores podcasts brasileiros
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – Música e musicalidade nas redes
Somos música
Atividade experimental: minha trilha sonora
Mashup, remix, bootleg
Reading: dictionary entry
Paródia musical: da TV para as mídias digitais
Mãos dadas: paródia
Podcasts de música
Investigação: podcasts de música
Playlists comentadas
Mãos dadas: podcasts
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Informação e entretenimento
Momento de relaxamento
Atividade experimental: alongamento e meditação guiada
Podcast jornalístico
Reading: transcription
Web rádios e podcasts comunitários
Mãos dadas: pesquisa e painel coletivo
Programa de rádio: roteirização
Leiture-se: roteiro e script
Interatividade: podcaster e ouvinte
Desafio criativo: comentário crítico
Roda de experiências
VIVÊNCIA 4 – Produzindo uma web rádio escolar
A fala pública: locutor de rádio
Atividade experimental: pesquisa e performance
Como criar uma web rádio?
Mãos dadas: planejamento inicial
Planejamento da programação
Mãos dadas: pesquisa e roteiro
Gravação e edição de áudio
Mãos dadas: recursos tecnológicos
Apresentação da web rádio escolar
Mãos dadas: exposição oral e divulgação
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos grupos
- Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção
Roda de experiências
PROJETO 4 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – GRAMÁTICA DA EMPATIA
Mapa do projeto 4
VIVÊNCIA 1 – Comunicação não violenta e usos das linguagens
Observar sem avaliar
Atividade experimental: Eu vejo você
Princípios gerais da comunicação não violenta (CNV)
Leiture-se: texto expositivo
A comunicação não verbal: o olhar, o gesto, a postura, a voz
Investigação: linguagem não verbal
Escuta e comunicação compassivas em casa, na escola e no trabalho
Reading: steps to peace
Recursos da linguagem verbal na CNV
Mãos dadas: glossário de práticas compassivas
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – Psicologia positiva: ciência do bem-estar
Virtudes e forças de caráter
Atividade experimental: oficinas de mandalas
Superpoderes: gratidão, generosidade e perdão
Desafio criativo: carta e diário
PERMA: princípios do bem-estar
Investigação: pesquisa quantitativa
Saúde, práticas corporais e convivência
Mãos dadas: fotorreportagem
Linguagem e emoções positivas
Junto & Misturado: corrente do bem
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Conflitos na vida real e na vida virtual
O que é conflito?
Atividade experimental: teste
Situações de conflito: escola e cotidiano
Leiture-se: tira, charge e debate
Haters e trolls: o ódio e o ego nas redes
Leiture-se: trilha jornalística e debate
Gestão de conflitos e inteligência socioemocional
Desafio criativo: documento orientador
Regras de boa convivência
Mãos dadas: assembleia e regras de convivência
VIVÊNCIA 4 – Por uma cultura altruísta na escola
Práticas institucionais de gentileza
Atividade experimental: campanha institucional
Gentileza na escola
Mãos dadas: gincana da gentileza
A linguagem a serviço da gentileza
Mãos dadas: cartazes da campanha
Florescer: árvore da vida
Mãos dadas: painel interativo
Museu da empatia na escola
Mãos dadas: instalação interativa
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos grupos
- Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção
Roda de experiências
PROJETO 5 – PROTAGONISMO JUVENIL – Por uma agência transformadora no mundo do trabalho
Mapa do projeto 5
VIVÊNCIA 1 – Autoconhecimento, protagonismo e empreendedorismo
Mandala Ikigai: razão de ser
Atividade experimental: em busca de um propósito
Propósito e vocação profissional
Leiture-se: verbete de dicionário on-line
Reading: cartoon
Relações de trabalho
Investigação: terminologias do mundo do trabalho
Reading: graphic
Empreendedorismo e profissional do futuro
Reading: infographic
Mãos dadas: lista bilíngue
Junto & Misturado: clown empreendedor
Guia de profissões
Mãos dadas: ficha técnica de profissão
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – Em busca do primeiro emprego
Cidadania e trabalho formal: canais de oportunidades
Atividade experimental: ser aprendiz ou estagiário
Reading: volunteer
Como escrever um currículo?
Reading: informative text
Trilha do currículo: produção
Desafio criativo: currículo
Processo seletivo
Reading: interview questions
Junto & Misturado: dinâmica da jaula
Como escolher uma carreira?
Desafio criativo: plano de carreira
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Protagonismo financeiro e empreendedorismo
Sonho, meta e estudo
Atividade experimental: leitura de conto
Cidadania financeira
Investigação: glossário financeiro
Junto & Misturado: xadrez humano
Consumo consciente
Leiture-se: texto informativo
Construindo um orçamento pessoal
Desafio criativo: plano financeiro
Roda de experiências
VIVÊNCIA 4 – Incubadora de empreendimentos solidários
Economia solidária e cidadania financeira
Atividade experimental: painel e releitura
Metodologia de incubação
Leiture-se: texto científico
Design thinking: do planejamento à prototipagem
Mãos dadas: plano de empreendimento solidário
Canvas: estruturando um modelo de negócio
Mãos dadas: quadro canvas
Minifeira de inovações solidárias
Mãos dadas: exposição oral
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos times
- Refletindo sobre aprendizagens: minha percepção
Roda de experiências
PROJETO 6 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – OLIMPÍADAS DA PAZ
Mapa do projeto 6
VIVÊNCIA 1 – Olimpíadas: origens e valores
Competir ou cooperar?
Atividade experimental: debate
Do mito aos jogos da Era Moderna
Leiture-se: artigo informativo
Símbolos olímpicos
Mãos dadas: glossário verbo-visual
Fair play: muito além do jogo justo
Reading: What is fair play?
Grandes momentos olímpicos da história
Mãos dadas: fotorreportagem
Roda de experiências
VIVÊNCIA 2 – Esporte para todos
Esporte e lazer como direitos humanos
Atividade experimental: carta de princípios
Participação feminina: do preconceito ao reconhecimento
Investigação: mulheres e o direito ao esporte
Paralimpíadas e inclusão
Reading: infographic
Histórias para inspirar: galeria de atletas
Desafio criativo: perfil biográfico
Inclusão social pelo esporte
Desafio criativo: texto dissertativo-argumentativo
Roda de experiências
VIVÊNCIA 3 – Esporte: autocuidado, cultura e convivência
Culto ao corpo ou autocuidado?
Atividade experimental: debate
Tai chi chuan: equilíbrio entre corpo e mente
Junto & Misturado: arte marcial de origem chinesa
Capoeira: tríade dança-arte-esporte
Leiture-se: artigo informativo
Tchoukball: esporte da paz
Junto & Misturado: regras de modalidade esportiva
Esporte: a paz começa comigo
Mãos dadas: painel colaborativo
Roda de experiências
VIVÊNCIA 4 – Olimpíadas cooperativas: esporte e cultura de paz
Jogos cooperativos e semicooperativos
Atividade experimental: pesquisa e seleção de jogos
Meu time é dez: o fundamental é cooperar
Mãos dadas: composição dos times e símbolos do torneio
Planejamento: da abertura ao encerramento
Mãos dadas: princípios organizativos gerais para o torneio
Inscrições e divulgação
Mãos dadas: cartazes e ficha de participação
Apresentação do torneio
Mãos dadas: exposição oral
Avaliação e autoavaliação
Avaliando o projeto
- Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma
- Avaliando oproduto final: percepção dos grupos
- Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção
Roda de experiências
Referências bibliográficas comentadas
Competências e habilidades da BNCC
Compartilhar: