Práticas na Escola – Linguagens e suas Tecnologias
Camila Castro, Juliana Vegas Chinaglia
Código do Livro: 0029P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Incentivo ao protagonismo juvenil e ao empreendedorismo.
- Trabalha com as tecnologias digitais de forma integrada às culturas juvenis.
- Abordagem dos games de forma crítica e ética.
- Utiliza diferentes linguagens de maneira interdisciplinar e transversal.
- Proposta de ensino-aprendizagem mais interativa, participativa e significativa.
Conteúdo programático
PROJETO 1 — MEU GAME FAVORITO
Tema integrador STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
Protótipos de games
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação
Referências
PROJETO 2 — UNIVERSO GAMER
Tema integrador Protagonismo juvenil
Protagonismo juvenil e a cultura gamer
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação
Referências
PROJETO 3 — ESSE GAME VALE A PENA?
Tema integrador Midiaeducação
Cultura digital e produção de conteúdo
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação
Referências
PROJETO 4 — OS GAMES PODEM TORNAR O MUNDO MELHOR?
Tema integrador Mediação de conflitos
Alternate Reality Game (ARG)
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação .
Referências
PROJETO 5 — ADVERGAMES: A PUBLICIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
Tema integrador Midiaeducação
Campanha publicitária de advergame .
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação
Referências
PROJETO 6 — MEU PRIMEIRO GAME
Tema integrador STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
Profissões do futuro
Situação-problema
Produto final
Cronograma
Materiais necessários
Competências e habilidades da BNCC
ETAPA 1 — Desafio
ETAPA 2 — Estudo
ETAPA 3 — Pesquisa
ETAPA 4 — Criação e desenvolvimento
ETAPA 5 — Experimentação
ETAPA 6 — Compartilhamento e Avaliação
Referências
Atividade final
Game jam
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