Formação continuada

Moderna em Formação – Física

Fernando Carvalho, Valéria Silva Dias
Proposta pedagógica
  • Articula temas da Física clássica com temas da Física contemporânea, tendo como fio condutor a História das Ciências.
  • Articula a Física a temas atuais relevantes, como questões ambientais e a necessária ampliação do protagonismo de mulheres nas ciências.
  • Sugere alternativas para diferentes níveis de abordagem, visando à adequação a diferentes itinerários formativos.
  • Propõe atividades experimentais que podem ser desenvolvidas na forma presencial, virtual ou remota, facilitando a sua realização.
  • Propõe montagens com material de baixo custo, jogos educativos, roda de conversa, programação, debate, experimentação, entre outras atividades.
  • Apresenta diversas formas de avaliação, integradas às atividades, como autoavaliação, avaliação em grupo e avaliação permanente.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0277P21133
Código do Obra: 0277P21133130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 5

Prefácio – p. 6

Quadro-síntese do Capítulo 1 – p. 26
Quadro-síntese do Capítulo 2 – p. 29
Quadro-síntese do Capítulo 3 – p. 32
Quadro-síntese do Capítulo 4 – p. 36
Quadros-síntese – p. 26
Referências bibliográficas comentadas – p. 40

CAPÍTULO 1

A construção de conhecimentos científicos ontem, a pressão do ensino de Ciências hoje e as possibilidades do amanhã. O tempo não para – p. 42

Atividades para o ensino de Física de Partículas Elementares – p. 44

Bloco 1 – Articulação entre Física, História e Filosofia – p. 46

Pesquisa e júri simulado – p. 46

Atividade de avaliação: Júri simulado – p. 49

Bloco 2 – Articulação entre Física, História e Química – p. 51

Tabela Periódica – p. 51

Atividade de avaliação: Jogo da Tabela Periódica – p. 55

Bloco 3 – Articulação entre Física, Química, História e Língua Portuguesa – p. 57

O efervescente século XIX – p. 58

O recente século XX – p. 60

A descoberta do méson pi – p. 62

Linha do tempo de detecção de partículas – p. 67

Viagem virtual – p. 68

Modelo Padrão das Partículas Elementares – p. 73

CAPÍTULO 2

A arte de ensinar Física e o diálogo da Física com as Artes e outras Ciências – p. 80

A provisoriedade das “verdades” científicas: reflexões sobre a gravitação – p. 80

Exploração de simetrias como caminho para a construção de conhecimentos científicos – p. 83

Bloco 1 – Articulando Física com Artes e Matemática – p. 84

Identificação de simetrias – visitando um museu de artes plásticas – p. 85

Exploração de figuras planas e sólidos geométricos – utilizando o software GeoGebra – p. 86

Bloco 2 – Articulando Física com Biologia e Química – p. 87

Avaliação de conteúdos de Física e Biologia – p. 87

Avaliação de conteúdos de Física com Química – p. 88

Bloco 3 – Articulando Física com Matemática – p. 89

Recortes da história da Física e da Matemática – p. 89

Conservação do momento linear – laboratório presencial e laboratório virtual – p. 90

Conservação do momento angular – vídeo e laboratório virtual – p. 92

Atividade de avaliação: Preservação ambiental: obrigação de todos – p. 96

CAPÍTULO 3

Aprender física para quê? Ensinar física para quem? – p. 100

Bloco 1 – Articulando Ciência, História e Cidadania – p. 103

O caminho da eletricidade – p. 104

Projetos para redução do consumo de energia elétrica – p. 107

Bloco 2 – Articulando Física e História da Ciência na unificação de Eletricidade e Magnetismo – p.  112

O experimento de Oersted – p. 115

O motor elétrico – p. 117

A indução eletromagnética – p. 119

CAPÍTULO 4

Quando “não sei” é a melhor resposta: a experimentação em foco – p. 130

Bloco 1 – Articulando Física e Tecnologia – p. 137

Primeiro acelerador de partículas – viagem no tempo guiada pelo professor – p. 137

Aceleradores de partículas em casa – por dentro de uma televisão de tubo – p. 138

Os grandes aceleradores de partículas – LINAC, LHC, LNLS (Sirius) – p. 139

Mesa de rastros – p. 142

Seção de choque – p. 145

Largura de decaimento – p. 147

Bloco 2 – Articulando experimentos presenciais, virtuais e remotos – p. 150

Ondas eletromagnéticas: caracterização e blindagem – p. 151

Transmissão de calor – processo de condução e análise comparativa – p. 154

Atividade de avaliação: Comparando experimentos – p. 157

Plano inclinado – comparando atividade presencial, remota e virtual – p. 159

Atividade de avaliação: Estudo da queda dos corpos – p. 166

Material Digital