Moderna em Formação – Física
Fernando Carvalho, Valéria Silva Dias
Proposta pedagógica
- Articula temas da Física clássica com temas da Física contemporânea, tendo como fio condutor a História das Ciências.
- Articula a Física a temas atuais relevantes, como questões ambientais e a necessária ampliação do protagonismo de mulheres nas ciências.
- Sugere alternativas para diferentes níveis de abordagem, visando à adequação a diferentes itinerários formativos.
- Propõe atividades experimentais que podem ser desenvolvidas na forma presencial, virtual ou remota, facilitando a sua realização.
- Propõe montagens com material de baixo custo, jogos educativos, roda de conversa, programação, debate, experimentação, entre outras atividades.
- Apresenta diversas formas de avaliação, integradas às atividades, como autoavaliação, avaliação em grupo e avaliação permanente.
Código da Coleção: 0277P21133
Código do Obra: 0277P21133130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 5
Prefácio – p. 6
Quadro-síntese do Capítulo 1 – p. 26
Quadro-síntese do Capítulo 2 – p. 29
Quadro-síntese do Capítulo 3 – p. 32
Quadro-síntese do Capítulo 4 – p. 36
Quadros-síntese – p. 26
Referências bibliográficas comentadas – p. 40
CAPÍTULO 1
A construção de conhecimentos científicos ontem, a pressão do ensino de Ciências hoje e as possibilidades do amanhã. O tempo não para – p. 42
Atividades para o ensino de Física de Partículas Elementares – p. 44
Bloco 1 – Articulação entre Física, História e Filosofia – p. 46
Pesquisa e júri simulado – p. 46
Atividade de avaliação: Júri simulado – p. 49
Bloco 2 – Articulação entre Física, História e Química – p. 51
Tabela Periódica – p. 51
Atividade de avaliação: Jogo da Tabela Periódica – p. 55
Bloco 3 – Articulação entre Física, Química, História e Língua Portuguesa – p. 57
O efervescente século XIX – p. 58
O recente século XX – p. 60
A descoberta do méson pi – p. 62
Linha do tempo de detecção de partículas – p. 67
Viagem virtual – p. 68
Modelo Padrão das Partículas Elementares – p. 73
CAPÍTULO 2
A arte de ensinar Física e o diálogo da Física com as Artes e outras Ciências – p. 80
A provisoriedade das “verdades” científicas: reflexões sobre a gravitação – p. 80
Exploração de simetrias como caminho para a construção de conhecimentos científicos – p. 83
Bloco 1 – Articulando Física com Artes e Matemática – p. 84
Identificação de simetrias – visitando um museu de artes plásticas – p. 85
Exploração de figuras planas e sólidos geométricos – utilizando o software GeoGebra – p. 86
Bloco 2 – Articulando Física com Biologia e Química – p. 87
Avaliação de conteúdos de Física e Biologia – p. 87
Avaliação de conteúdos de Física com Química – p. 88
Bloco 3 – Articulando Física com Matemática – p. 89
Recortes da história da Física e da Matemática – p. 89
Conservação do momento linear – laboratório presencial e laboratório virtual – p. 90
Conservação do momento angular – vídeo e laboratório virtual – p. 92
Atividade de avaliação: Preservação ambiental: obrigação de todos – p. 96
CAPÍTULO 3
Aprender física para quê? Ensinar física para quem? – p. 100
Bloco 1 – Articulando Ciência, História e Cidadania – p. 103
O caminho da eletricidade – p. 104
Projetos para redução do consumo de energia elétrica – p. 107
Bloco 2 – Articulando Física e História da Ciência na unificação de Eletricidade e Magnetismo – p. 112
O experimento de Oersted – p. 115
O motor elétrico – p. 117
A indução eletromagnética – p. 119
CAPÍTULO 4
Quando “não sei” é a melhor resposta: a experimentação em foco – p. 130
Bloco 1 – Articulando Física e Tecnologia – p. 137
Primeiro acelerador de partículas – viagem no tempo guiada pelo professor – p. 137
Aceleradores de partículas em casa – por dentro de uma televisão de tubo – p. 138
Os grandes aceleradores de partículas – LINAC, LHC, LNLS (Sirius) – p. 139
Mesa de rastros – p. 142
Seção de choque – p. 145
Largura de decaimento – p. 147
Bloco 2 – Articulando experimentos presenciais, virtuais e remotos – p. 150
Ondas eletromagnéticas: caracterização e blindagem – p. 151
Transmissão de calor – processo de condução e análise comparativa – p. 154
Atividade de avaliação: Comparando experimentos – p. 157
Plano inclinado – comparando atividade presencial, remota e virtual – p. 159
Atividade de avaliação: Estudo da queda dos corpos – p. 166
Compartilhar: