Formação continuada

Moderna em Formação – Geografia

Raul Borges Guimarães, Regina Araujo
Proposta pedagógica
  • Apresenta os conteúdos de cada capítulo por meio de infográficos, gráficos e ilustrações, contribuindo para uma abordagem reflexiva.
  • Propõe uma discussão acerca da linguagem cartográfica, introduzindo também novas ferramentas do tratamento gráfico da informação.
  • Apresenta situações-problema e abordagens que têm por objetivo auxiliar o professor em seu trabalho cotidiano.
  • Aponta caminhos para a integração de saberes com os outros componentes curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Propõe atividades e vivências que destacam diferentes dimensões do trabalho docente, permitindo reflexão e avaliação de resultados.
  • Estimula o compartilhamento de experiências e projetos de vida entre os professores, fortalecendo o trabalho colaborativo.
  • Oferece, ao mesmo tempo, um roteiro de autoavaliação do professor e parâmetros de avaliação do ensino-aprendizagem para os alunos.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0274P21053
Código do Obra: 0274P21053130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Conheça seu livro – p. 5

Apresentação – p. 7

Carta ao professor – p. 7

Abordagem teórico-metodológica que embasa cada dimensão – p. 8

Estrutura da obra – p. 14

Atividades e/ou vivências a serem realizadas em cada dimensão – p. 16

A linguagem cartográfica e os desafios da geografia no Ensino Médio – p. 29

Sugestões de sites, vídeos, livros e conteúdos multimodais – p. 31

Referências bibliográficas consultadas e complementares comentadas – p. 37

CAPÍTULO 1 – O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO – p. 42

Evento escolar: a importância das aulas de geografia – p. 43

Práticas em geografia – p. 44

O olhar geográfico – p. 44

Geografia política e território – p. 46

Lugar: o espaço da vivência cotidiana – p. 48

Sala dos professores – A escolha da geografia – p. 49

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 50

Temas transversais: os usos da terra – p. 50

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 51

Janelas para o mundo – p. 53

Fronteiras do conhecimento: Milton Santos – p. 55

CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS? – p. 57

Evento escolar: os jovens e o Ensino Médio – p. 57

Práticas em geografia – p. 60

Reflexão: os territórios como práticas da geografia – p. 60

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 63

Formas de representação espacial e linguagem dos jovens – p. 63

Promoção da saúde – p. 65

Alimentação adequada – p. 65

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 66

Como avaliar a participação dos estudantes – p. 66

Temas transversais – p. 68

Fronteiras do conhecimento: entrevista com Nécio Turra Neto – p. 69

CAPÍTULO 3 – A CIDADE NA ESCOLA, A ESCOLA NA CIDADE – p. 72

Evento escolar: as escalas do urbano no Brasil – p. 72

Práticas em geografia – p. 75

O urbano e o rural na geografia e na sala de aula – p. 75

A densidade demográfica como critério – p. 76

Critérios funcionais e morfológicos – p. 77

Critérios administrativos – p. 77

Um novo olhar: os arranjos populacionais – p. 78

Critérios morfológicos com base em imagens de satélite – p. 79

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 81

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 83

Janelas para o mundo – p. 85

Fronteiras do conhecimento: Bertha Becker e as cidades amazônicas – p. 86

CAPÍTULO 4 – O ESPAÇO E O TEMPO NAS CIÊNCIAS HUMANAS – p. 88

Evento escolar: patrimônio cultural e ambiental – p. 88

Práticas em geografia – p. 90

O tempo histórico no ensino da geografia – p. 90

As marcas do tempo no ensino da geografia – p. 91

O tempo social no mundo contemporâneo – p. 92

Temas transversais – p. 93

Oficinas de cartografia e de outras linguagens visuais: mapas históricos e ensino de geografia – p. 94

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 95

Aulas de geografia: o exercício da problematização em ciências humanas – p. 95

Janelas para o mundo – p. 97

Fronteiras do conhecimento: Antonio Carlos Robert Moraes e a geografia histórica – p. 98

CAPÍTULO 5 – ESPAÇO E SOCIEDADE – p. 100

Evento escolar: a escola e a sociodiversidade – p. 100

Práticas em geografia – p. 102

Revendo os clássicos – p. 102

Fatos sociais e manifestações culturais: o papel da escola – p. 104

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais: cartografia dos povos indígenas e etnocartografia – p. 106

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC: linguagem cartográfica e ensino da geografia – p. 108

Sala dos professores: escolas rurais – p. 110

Fronteiras do conhecimento: Bernardo Mançano Fernandes e os movimentos socioterritoriais – p. 111

CAPÍTULO 6 – O ENSINO DE GEOGRAFIA: MÍDIAS E REDES SOCIAIS – p. 113

Evento escolar: a era da desinformação – p. 113

Práticas em geografia – p. 115

A informação na sala de aula – p. 115

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 120

Promoção da saúde – p. 122

Repensando hábitos digitais – p. 122

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 123

Perguntas relevantes para identificar fontes confiáveis – p. 123

Fronteiras do conhecimento: entrevista com Antonio Cesar Dominguez: a desinformação e as redes sociais – p. 124

CAPÍTULO 7 – GEOGRAFIA E AGENDA AMBIENTAL – p. 127

Evento escolar: bem-vindos ao Antropoceno! – p. 127

Práticas em geografia: o Antropoceno em questão – p. 129

Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais: cartografia e arte – p. 134

Promoção da saúde: saúde e ambiente – p. 137

Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 139

Janelas para o mundo – p. 140

Fronteiras do conhecimento: entrevista com Aziz Ab’Saber – p. 142

Material Digital