Moderna em Formação – Sociologia
Eduarda Bonora Kern, Flávio Sarandy, Igor Assaf Mendes, Lier Pires Ferreira, Luiz Fernandes De Oliveira, Otair Fernandes de Oliveira
Proposta pedagógica
- Convida os professores a pensar suas práticas e trajetórias docentes a partir de outras perspectivas, problematizações e estímulos.
- Oferece um suporte efetivo e qualificado para que o professor promova uma aprendizagem significativa em Sociologia.
- Apresenta as principais escolas do pensamento pedagógico, de abordagens teórico-metodológicas em educação e de estratégias de ensino.
- Propõe reflexões sobre diferentes percursos formativos e métodos de avaliação.
- Apresenta demonstração prática do ensino de alguns temas escolhidos, entre clássicos e atuais para a agenda científica da área.
- Oferece planos de aulas completos para uma sequência didática inicial, diretamente aplicáveis em sala.
- Apresenta dois projetos de ensino transversais e interdisciplinares, abordando áreas distintas das Ciências Sociais.
Código da Coleção: 0276P21143
Código do Obra: 0276P21143130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 7
CAPÍTULO 1
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia – p. 10
Para começar nossa conversa – p. 10
O pensamento educacional e a prática de sala de aula – p. 11
Breve panorama das teorias de aprendizagem – p. 11
Abordagens pedagógicas – p. 14
Técnicas e recursos de ensino-aprendizagem – p. 16
Avaliação como instrumento pedagógico – p. 25
O ensino de Sociologia em contexto EaD – p. 34
Questões ao professor – p. 35
Referências bibliográficas – p. 36
Projeto de vida – Um olhar sobre a realidade: primeiros passos para elaborar seu Plano de Desenvolvimento (projeto de vida) – p. 39
CAPÍTULO 2
O que ensinar em Sociologia? Indicações para a construção de um plano de curso e percursos curriculares – p. 41
A Sociologia no Ensino Médio – p. 41
Dos currículos de Sociologia no Brasil – p. 42
A Sociologia nos currículos dos sistemas públicos estaduais de ensino no Brasil – p. 44
Os percursos curriculares investigados – p. 53
Dos novos percursos curriculares à luz da BNCC do Ensino Médio – p. 53
Temas Contemporâneos Transversais (TCT) – p. 63
Considerações finais – o que fizemos aqui? – p. 64
Questões ao professor – p. 65
Referências bibliográficas – p. 66
Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: uma reflexão sobre percursos curriculares – p. 68
CAPÍTULO 3
Temas e conceitos relevantes para o ensino de Sociologia: sugestões de trabalho – p. 70
Apresentação – p. 70
Panorama geral do capítulo – p. 72
TEMA 1 – Conteúdo temático: Cultura e natureza – p. 74
Mapa conceitual – Tema 1 – p. 74
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 75
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 79
TEMA 2 – Conteúdo temático: Estratificação social – p. 84
Mapa conceitual – Tema 2 – p. 84
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 86
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 90
TEMA 3 – Conteúdo temático: Estado, cidadania e democracia – p. 92
Mapa conceitual – Tema 3 – p. 92
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 94
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 97
TEMA 4 – Conteúdo temático: Regimes políticos – p. 101
Mapa conceitual – Tema 4 – p. 101
Aula de referência: plano de aula – p.102
TEMA 5 – Conteúdo temático: Pensamento decolonial, racismo e etnicidade – p. 108
Mapa conceitual – Tema – p. 108
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 110
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 118
TEMA 6 – Conteúdo temático: Questão de gênero – p. 124
Mapa conceitual – Tema 6 – p. 124
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 126
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 132
TEMA 7 – Conteúdo temático: Mídia, redes sociais e comunicação – p. 136
Mapa conceitual – Tema 7 – p. 136
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 137
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 140
TEMA 8 – Conteúdo temático: Ideologia e cultura de massa – p. 142
Mapa conceitual – Tema 8 – p. 142
Plano de aula: sequência didática inicial – p. 144
Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 149
Questões ao professor – p. 150
Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: identificando seus conhecimentos prévios – p. 151
CAPÍTULO 4
Diálogos com outros saberes disciplinares – p. 152
Apresentação – p. 152
Proposta ao professor (1) – p. 153
Conteúdo temático: Racismo – p. 153
Temas Contemporâneos Transversais – p. 153
Bibliografia sugerida ao professor – p. 158
Proposta ao professor (2) – p. 158
Conteúdo temático: Desigualdades socioeconômicas no Brasil – p. 158
Temas Contemporâneos Transversais – p. 159
Bibliografia sugerida ao professor – p. 164
Questões ao professor – p. 164
Referências bibliográficas – p. 165
Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: refletindo o isolamento disciplinar – p. 165
Compartilhar: