Valor de uma Voz

Luana de Medeiros, Julciane Castro da Rocha, Helena Singer, Flavio Bassi, Douglas Ladislau, Marcelo Gomes Justo
Código do Livro: 0020P21509
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Diversidade nos recursos e nas linguagens.
  • Incentivo ao protagonismo do estudante.
  • Permite o envolvimento da comunidade na construção do projeto de vida.
  • Estrutura flexível e adaptável a diferentes realidades.
  • Trabalha com temas contemporâneos e promove a produção de análises críticas e criativas.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

MÓDULO 1: JORNADA DA AUTODESCOBERTA 
  1. Bem-vinda, bem-vindo! 

Acolhimento, conforto e segurança 

Comunicação não violenta – CNV  

Minha trajetória vista de um voo panorâmico 

  1. A minha trajetória 

Quem sou eu hoje? 

Como cuido de mim? 

O que é ser feliz? 

Caixa de ferramentas 

de autoconhecimento: Roda da Vida? 

Quem serei daqui a 10 anos? 

  1. O que é família para mim? 

Família: uma ideia em transformação 

Árvores de família: origem e destino 

Pessoas marcantes da família 

  1. Meus grupos de pertencimento 

Autoimagem é imagem em movimento  

Muito prazer! Como me apresento ao mundo 

Caixa de ferramentas de autoconhecimento: livro pessoal 

  1. Minha relação com os espaços

Minha casa e meu lar 

Minha comunidade 

Cuidar do mundo é cuidar da minha comunidade 

Ponto de chegada: Jornada da autodescoberta  

Reflexões sobre a jornada da autodescoberta  

MÓDULO 2: JORNADA DA DESCOBERTA DO OUTRO 
  1. O encontro com o outro 

O que são identidade e alteridade? 

O que é conflito? 

O que é bem comum? 

Igualdade, desigualdade e diferença 

  1. Empatia 

O que é empatia? 

A importância da empatia na educação 

Dimensão social da empatia 

O universo dos outros 

Promotores da empatia 

Caixa de ferramentas: Mapa da Empatia 

  1. Meus grupos de destino: as escolhasque faço 

Amizade: as pessoas que escolhemos 

Minha participação social e política 

A juventude fazendo história 

  1. Trabalho em equipe 

Abertura, fluidez e integração 

Trabalho em equipe e colaboração 

Eu, você e o mundo todo 

Arranjo transformador dos seus sonhos 

Caixa de ferramentas de trabalho em equipe 

  1. Onde estamos? 

Quem está nesse território? O que tem aqui? 

Quais são os potenciais e os desafios locais? 

Como os potenciais de seu espaço podem ajudar você a enfrentar os desafios? 

Ponto de chegada: Jornada da descoberta do outro  

Reflexões sobre a jornada da descoberta do outro  

MÓDULO 3: JORNADA DA CONSTRUÇÃO DO NÓS 
  1. Todos somos transformadores 

Sou transformador 

Planejamento e trajetória de vida 

Trabalho e transformação do mundo 

O que quero transformar? 

  1. Protagonismo 

Potência, agência, criação e autoria 

Dialogando sobre trajetórias transformadoras 

A voz e a vez 

Caixa de ferramentas para o Protagonismo: Matriz de soluções 

  1. Trajetórias no mundo do trabalho 

O mundo do trabalho e o mercado de trabalho 

O trabalho como direito humano 

Como trabalhamos aqui 

A economia capitalista 

A economia solidária 

A economia estatal  

A economia local 

  1. Criatividade 

Criatividade como exercício da liberdade 

O processo criativo: corpo, emoções e linguagens 

A força das culturas e da memória 

Caixa de ferramentas: Exercícios de criatividade 

  1. A continuidade dos estudos 

O exercício da aprendizagem 

A quarta revolução industrial e a sociedade da informação e do conhecimento 

Fechado para balanço: autoavaliação da trajetória escolar e próximos passos 

Diplomas: passagem obrigatória, mas que não garante o sucesso da jornada 

Novos modelos educacionais 

Ponto de chegada: Jornada da construção do nós  

Reflexões sobre a jornada da construção do nós  

Referências bibliográficas  

Veja também
BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.