Identidade em Ação – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Atila Iamarino, Rosana Silva, Sergio Rosso, Sônia Lopes
Código do Livro: 0033P21507
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Temas atuais associados aos dilemas contemporâneos.
- Explora questões sociocientíficas.
- Desperta a criatividade a partir de repertórios locais.
- Diversidade nas estratégias de trabalho.
- Proporciona uma cultura favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo.
Conteúdo programático
PROJETO 1: STEAM
Iluminação econômica e ecológica para famílias sem acesso à eletricidade
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – Compreendendo a situação-problema e se organizando
ETAPA 2 – Conhecendo o público-alvo
ETAPA 3 – A matriz elétrica do Brasil e a energia solar
ETAPA 4 – Conhecendo soluções e pensando no produto
ETAPA 5 – Elaboração do produto
ETAPA 6 – Apresentação e finalização de propostas
ETAPA 7 – Apresentação para a comunidade local
Para finalizar
PROJETO 2: PROTAGONISMO JUVENIL
Jovens protagonistas de uma sociedade sustentável
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – Diagnóstico socioambiental: conhecendo a percepção dos jovens, o entorno e outros contextos
ETAPA 2 – Construindo e implantando um plano de ação na escola ou no bairro
ETAPA 3 – Produção de conteúdos de divulgação
ETAPA 4 – Elaboração de um relatório a ser submetido a um concurso sobre protagonismo
juvenil diante dos ODS
Para finalizar
PROJETO 3: MIDIAEDUCAÇÃO
Saúde e aquecimento global: como mídias informam ou desinformam
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – As mídias sociais como fontes de informação
ETAPA 2 – Saúde: Entendendo a questão
ETAPA 3 – Zika vírus: Quando o conhecimento científico demora a aparecer
ETAPA 4 – Vacinação: Quando o conhecimento científico é ignorado
ETAPA 5 – Aquecimento global: Entendendo a questão
ETAPA 6 – Aquecimento global: Quando o conhecimento científico é atacado
ETAPA 7 – A produção de conteúdo
Para finalizar
PROJETO 4: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
#DecadaAfro
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – Entendendo o conceito de conflito e as formas não violentas de resolução
ETAPA 2 – Racismo, raça, etnia, discriminação,
preconceito, estereótipo: o que tudo isso significa?
ETAPA 3 – Um breve resumo da história do racismo e da influência da biologia
ETAPA 4 – Uma breve história da evolução humana e da cor da pele
ETAPA 5 – Identificando e reconhecendo casos de racismo na escola e refletindo sobre maneiras de mediá-los
ETAPA 6 – Montagem da peça, ensaio e apresentação
Para finalizar
PROJETO 5: STEAM
Solos: conhecer e entender para conservar e restaurar
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – Definição dos grupos e organização para o trabalho
ETAPA 2 – Conhecendo o solo e preparando a coleta das amostras
ETAPA 3 – Definição dos pontos de coleta, estudo dos procedimentos de campo e construção
de instrumentos para a coleta
ETAPA 4 – Atividade externa: observações e coleta das amostras
ETAPA 5 – Análises das amostras e plantio das sementes de feijão
ETAPA 6 – Conhecendo a fauna edáfica
ETAPA 7 – Observação dos pés de feijão, levantamento e organização de resultados e mídias disponíveis
ETAPA 8 – Síntese e interpretação dos resultados
ETAPA 9 – Preparo da apresentação para o Congresso da classe
ETAPA 10 – Congresso da classe: apresentações dos grupos e discussões
ETAPA 11 – Produção do roteiro do vídeo
ETAPA 12 – Edição do vídeo e divulgação na internet
Para finalizar
PROJETO 6: PROTAGONISMO JUVENIL
O diálogo entre arte e ciência
Para pensar
Desenvolvimento do projeto
ETAPA 1 – Reconhecendo e entendendo a arte local
ETAPA 2 – Utilizando a tecnologia a favor da arte
ETAPA 3 – Explorando a ciência na produção das obras de arte
ETAPA 4 – Aplicando a ciência na elaboração de arte
ETAPA 5 – Explorando a ciência na deterioração e na restauração das obras de arte
ETAPA 6 – Proporcionando uma visita guiada a um museu virtual
ETAPA 7 – Divulgando a arte regional pelo olhar da ciência
Para finalizar
Referências bibliográficas
Compartilhar: