Identidade em Ação – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Sergio Rosso, Rosana Silva, Atila Iamarino, Sônia Lopes
Código do Livro: 0033P21507
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Temas atuais associados aos dilemas contemporâneos.
  • Explora questões sociocientíficas.
  • Desperta a criatividade a partir de repertórios locais.
  • Diversidade nas estratégias de trabalho.
  • Proporciona uma cultura favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo.
Compartilhar:
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1: STEAM 

Iluminação econômica e ecológica para famílias sem acesso à eletricidade  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – Compreendendo a situação-problema e se organizando  

ETAPA 2 – Conhecendo o público-alvo  

ETAPA 3 – A matriz elétrica do Brasil e a energia solar  

ETAPA 4 – Conhecendo soluções e pensando no produto  

ETAPA 5 – Elaboração do produto  

ETAPA 6 – Apresentação e finalização de propostas  

ETAPA 7 – Apresentação para a comunidade local  

Para finalizar  

PROJETO 2: PROTAGONISMO JUVENIL 

Jovens protagonistas de uma sociedade sustentável  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – Diagnóstico socioambiental: conhecendo a percepção dos jovens, o entorno e outros contextos  

ETAPA 2 – Construindo e implantando um plano de ação na escola ou no bairro 

ETAPA 3 – Produção de conteúdos de divulgação  

ETAPA 4 – Elaboração de um relatório a ser submetido a um concurso sobre protagonismo 

juvenil diante dos ODS  

Para finalizar  

PROJETO 3: MIDIAEDUCAÇÃO 

Saúde e aquecimento global: como mídias informam ou desinformam  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – As mídias sociais como fontes de informação  

ETAPA 2 – Saúde: Entendendo a questão  

ETAPA 3 – Zika vírus: Quando o conhecimento científico demora a aparecer  

ETAPA 4 – Vacinação: Quando o conhecimento científico é ignorado  

ETAPA 5 – Aquecimento global: Entendendo a questão  

ETAPA 6 – Aquecimento global: Quando o conhecimento científico é atacado  

ETAPA 7 – A produção de conteúdo  

Para finalizar  

PROJETO 4: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 

#DecadaAfro  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – Entendendo o conceito de conflito e as formas não violentas de resolução  

ETAPA 2 – Racismo, raça, etnia, discriminação, 

preconceito, estereótipo: o que tudo isso significa?  

ETAPA 3 – Um breve resumo da história do racismo e da influência da biologia  

ETAPA 4 – Uma breve história da evolução humana e da cor da pele  

ETAPA 5 – Identificando e reconhecendo casos de racismo na escola e refletindo sobre maneiras de mediá-los  

ETAPA 6 – Montagem da peça, ensaio e apresentação  

Para finalizar  

PROJETO 5: STEAM 

Solos: conhecer e entender para conservar e restaurar  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – Definição dos grupos e organização para o trabalho  

ETAPA 2 – Conhecendo o solo e preparando a coleta das amostras  

ETAPA 3 – Definição dos pontos de coleta, estudo dos procedimentos de campo e construção 

de instrumentos para a coleta  

ETAPA 4 – Atividade externa: observações e coleta das amostras  

ETAPA 5 – Análises das amostras e plantio das sementes de feijão  

ETAPA 6 – Conhecendo a fauna edáfica  

ETAPA 7 – Observação dos pés de feijão, levantamento e organização de resultados e mídias disponíveis  

ETAPA 8 – Síntese e interpretação dos resultados 

ETAPA 9 – Preparo da apresentação para o Congresso da classe  

ETAPA 10 – Congresso da classe: apresentações dos grupos e discussões  

ETAPA 11 – Produção do roteiro do vídeo  

ETAPA 12 – Edição do vídeo e divulgação na internet  

Para finalizar  

PROJETO 6: PROTAGONISMO JUVENIL 

O diálogo entre arte e ciência  

Para pensar  

Desenvolvimento do projeto  

ETAPA 1 – Reconhecendo e entendendo a arte local  

ETAPA 2 – Utilizando a tecnologia a favor da arte  

ETAPA 3 – Explorando a ciência na produção das obras de arte  

ETAPA 4 – Aplicando a ciência na elaboração de arte  

ETAPA 5 – Explorando a ciência na deterioração e na restauração das obras de arte  

ETAPA 6 – Proporcionando uma visita guiada a um museu virtual  

ETAPA 7 – Divulgando a arte regional pelo olhar da ciência  

Para finalizar  

Referências bibliográficas

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.