Identidade em Ação – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Paulo Ferraz de Camargo Oliveira
Código do Livro: 0016P21508
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Projetos flexíveis e pensados para as diversas realidades brasileiras.
  • Temas atuais e de interesse dos jovens.
  • Incentivo ao trabalho colaborativo.
  • Ênfase nas tecnologias digitais e comunicação.
  • Valorização da diversidade sociocultural.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1: O TRABALHO E OS DIAS  

Etapa 1: Nós e os robôs: uma relação complicada  

Etapa 2: Arte e tecnologia: diálogo possível  

Etapa 3: Profissões do futuro e o futuro das profissões  

Etapa 4: Tecnologia a serviço da economia sustentável  

Etapa 5: O desemprego: em números e em pessoas  

Etapa 6: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 7: Avaliação e autoavaliação  

PROJETO 2: AS VOZES DAS JUVENTUDES  

Etapa 1: A fonte da juventude eterna  

Etapa 2: O inferno são os outros  

Etapa 3: Curtindo a vida adoidado!?  

Etapa 4: Jovens ativistas  

Etapa 5: Cuidado de si e dos outros  

Etapa 6: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 7: Avaliação e autoavaliação  

PROJETO 3: TECNOLOGIAS, SABERES E PRÁTICAS (OU O HYPE DA INTERNET) 

Etapa 1: Tecnologias e visões sobre passado, presente e futuro  

Etapa 2: Entre o tradicional e o moderno: culturas em jogo  

Etapa 3: Culturas e identidades na era digital  

Etapa 4: Juventudes plugadas: estourando as bolhas digitais  

Etapa 5: Na web, somos o que somos ou o que queremos ser?  

Etapa 6: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 7: Avaliação e autoavaliação  

PROJETO 4: VIVER EM CIDADES — A ARTE DO DIÁLOGO  

Etapa 1: Projeções mentais na urbanidade  

Etapa 2: Periferia não é marginal (em nenhum sentido!)  

Etapa 3: Entre a terra e o asfalto  

Etapa 4: Cadê o diálogo?  

Etapa 5: O espaço urbano e a ética  

Etapa 6: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 7: Avaliação e autoavaliação  

PROJETO 5: EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE  

Etapa 1: Empreender como ação coletiva  

Etapa 2: Necessidade ou oportunidade?  

Etapa 3: Destruição criativa  

Etapa 4: Nem tudo são flores  

Etapa 5: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 6: Avaliação e autoavaliação  

PROJETO 6: FAKE NEWS  

Etapa 1: O que são fake news 

Etapa 2: Fake news e a Era da Pós-verdade  

Etapa 3: A desinformação antes das fake news  

Etapa 4: As fake news e a opinião pública  

Etapa 5: A democracia em risco  

Etapa 6: Sistematização e retomada das etapas do projeto  

Etapa 7: Avaliação e autoavaliação  

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.