Moderna em Projetos – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Código do Livro: 0026P21508
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Atividades individuais e coletivas que conduzem o processo de ensino-aprendizagem.
  • Na seção “Retomando as etapas” os alunos têm a oportunidade de revisar o que fizeram antes de avançarem para finalização e produção do projeto.
  • Sugestão de cronograma e orientações para desenvolvimento das aulas.
  • Temas do universo juvenil e propostas flexíveis.
  • Conexão com as tecnologias digitais da informação e comunicação.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1 – TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO 

Conhecendo o projeto  

ETAPA 1 – Ser humano e desenvolvimento técnico  

O gênero Homo e o desenvolvimento técnico  

O pensar e o fazer  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Produção industrial e avanços científicos  

A evolução da técnica  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – Tecnologia que transforma  

Tecnologia social  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – O protótipo e a linguagem da computação  

A importância do protótipo  

Computadores  

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: site  

Avaliando  

 

PROJETO 2 – TRANSFORMAR A REALIDADE: NÓS PODEMOS!  

Conhecendo o projeto  

ETAPA 1 – Juventude ou juventudes?  

O que é ser jovem?  

Movimentos para pensar  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Sou daqui: o bairro e sua representação  

O que é o bairro, afinal?  

O bairro e sua representação midiática  

Qual é a cara do bairro da escola?  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – Conhecer para intervir  

Ser protagonista juvenil  

Comunicação de massa # comunicação comunitária  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – Mídia alternativa e protagonismo  

Uma alternativa à mídia hegemônica  

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: fanzine  

Avaliando  

 

PROJETO 3 – SE RECEBI POR MENSAGEM, É VERDADE?  

Conhecendo o projeto  

ETAPA 1 – conceituando as fake news  

O que são fake news 

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Como um boato começa e se espalha na web  

Notícias falsas e contexto social  

Perdidos na era da informação  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – Analisando textos e praticando 

fact-checking  

Boatos e a linguagem da internet  

Fact-checking  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – Curatoriando informações  

Curadoria: seleção e organização  

Trabalho colaborativo  

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: cartões digitais  

Avaliando  

 

PROJETO 4 – SEMELHANÇAS QUE NOS APROXIMAM E DIFERENÇAS QUE NÃO NOS DISTANCIAM  

Conhecendo o projeto  

ETAPA 1 – Descobrindo o jovem em mim  

A formação da identidade  

O eu para a filosofia  

Eu e minha galera  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Mapeando os territórios da juventude  

Os jovens na população brasileira  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – O desafio de conviver com os “outros”  

Eu e os outros: a vida em sociedade  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – Construindo o convívio com diálogo  

Nós versus eles: preconceito e violência  

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: uma intervenção na escola  

Avaliando  

 

PROJETO 5 – COMUNICAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE DA INFORMAÇÃO  

Conhecendo o projeto  

ETAPA 1 – Conhecendo os meios de comunicação de massa  

Circulação das informações e ideia de aldeia global  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Consumo atual das informações  

Transformações na forma de consumir informações  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – Notícia comunicada em massa: a imprensa como quarto poder  

O papel da imprensa  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – Os dilemas éticos da notícia  

Olhar crítico sobre as abordagens da notícia  

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: reportagem  

Avaliando  

 

PROJETO 6 – JUSTIÇA, A CONDIÇÃO DA VIDA EM SOCIEDADE  

CONHECENDO O PROJETO  

ETAPA 1 – Isso não é justo!  

Otelo: a injustiça cometida na esfera privada  

Antígona: a injustiça sofrida na esfera pública  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 2 – Justiça, quem és tu?  

O que é justiça?  

Ética e justiça  

A justiça como um dos direitos fundamentais do ser humano  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 3 – Vingança é justiça?  

Nem tudo é o que parece  

Justiça, lei e Estado  

Justiça punitiva-retributiva  

Justiça restaurativa  

Explore  

Fechamento da etapa  

ETAPA 4 – Essa é sua história  

Justiça e artes visuais 

Explore  

Fechamento da etapa  

Retomando as etapas  

Produzindo: curtas-metragens  

Avaliando  

Bibliografia comentada

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.