Práticas na Escola – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Marília Moschkovich
Código do Livro: 0028P21508
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Projetos independentes que garantem uma organização flexível.
- Variedade de estratégias didáticas e atividades.
- Valoriza a convivência de forma colaborativa.
- Favorece o protagonismo juvenil.
- Box com a descrição de cada um dos projetos, materiais necessários para produzi-los, etapas e competências da BNCC.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – O ESPETÁCULO DA CIÊNCIA
Tema Integrador: STEAM
ETAPA 1 – Diário da ciência: a ciência no seu cotidiano
Ciência por todos os lados
ETAPA 2 – Debate: ciência e vida social
Arte, ciência e sociedade
O conhecimento científico ao longo do tempo
ETAPA 3 – Leitura crítica de peça de teatro: razão, ciência e fé ao longo da história
A ciência e suas transformações
Entre a ciência e a arte
Conhecimento e razão
ETAPA 4 – Pesquisa: sua escola e a história da ciência
A ciência em seus estudos escolares
ETAPA 5 – Escolha de uma passagem da história da ciência
O tema que servirá como base para o espetáculo
ETAPA 6 – Pensando sobre os efeitos especiais de um espetáculo
Efeitos especiais: uma longa história
Fotografia e cinema
Hoje: cultura maker, DIY e tinkering
Da educação ao mundo do trabalho, aprendendo na prática
ETAPA 7 – Planejamento do espetáculo
Começando a tomar forma
Construindo referências: pesquisa iconográfica e videográfica
Algumas sugestões para pensar o espetáculo: teatro e dança
Teatro
Dança
Escolha de efeitos especiais
ETAPA 8 – Preparação, ensaios e montagem
É hora de colocar a mão na massa
Como divulgar?
Realização do espetáculo e relação com o público
ETAPA 9 – Autoavaliação
PROJETO 2 – MUSEU DA JUVENTUDE
Tema Integrador: Protagonismo Juvenil
ETAPA 1 – Mapeando culturas e objetos
Objetos no cotidiano dos jovens
Primeiras reflexões
Consumo e propaganda
Culturas juvenis, estilos, mercado e consumo
Juventude, consumo e indústria cultural
Consumo e imaginação de classe
Consumo e descarte de resíduos: um problema mundial
Recursos naturais
Escolhendo um objeto para ser analisado neste projeto
Investigando o objeto escolhido
ETAPA 2 – Infográfico: a vida secreta dos objetos
Infográfico como forma de apresentar textos, dados e imagens
O que é um infográfico?
Pensando sobre o infográfico em seu projeto
Planejar e executar o infográfico
ETAPA 3 – O trabalhador por trás do objeto
O trabalho humano
ETAPA 4 – Realizando uma entrevista de inspiração etnográfica
Como pensar e organizar uma entrevista?
ETAPA 5 – Codificação (codagem) e análise da entrevista
Produzir dados
ETAPA 6 – Planejando, montando e divulgando o Museu da Juventude Afinal, o que é um museu?
A origem de museus
E no Brasil?
Museu de quê?
Montando o Museu da Juventude nesse projeto
ETAPA 7 – Autoavaliação
PROJETO 3 – PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
Tema Integrador: Midiaeducação
ETAPA 1 – Definição do objeto de pesquisa
O que é uma pesquisa?
Por que estudar mídia e sociedade?
A revolução nos meios de comunicação
Transformações no tempo e no espaço: transformações na existência
Definindo seu objeto de pesquisa
ETAPA 2 – Construção da bibliografia
Sobre fontes e referências bibliográficas
Livros
Artigos
Dissertações e teses
ETAPA 3 – Refletindo sobre a metodologia e os procedimentos da pesquisa
O que é metodologia?
ETAPA 4 – Selecionando e organizando fontes de dados
Como buscar fontes de dados
Credibilidade das fontes
Selecionando documentos e registros oficiais
Documentos e registros não oficiais
ETAPA 5 – Incursão em dados estatísticos
Coleta e análise
Encontrar, organizar e ler dados
ETAPA 6 – Escrever um paper e compor uma coletânea
Planejando e escrevendo o texto
Padrões para publicação do paper
ETAPA 7 – Produzir e expor um pôster
Apresentando o trabalho
ETAPA 8 – Autoavaliação
PROJETO 4 – Narrativa: ilustre desconhecido
Tema Integrador: Mediação de conflitos
ETAPA 1 – Eu e o outro: entre alteridades
Diferenças, diversidade, respeito
Alteridade e etnocentrismo
O que é “conflito entre culturas”?
Conflito entre culturas, conflito entre povos,Nconflito entre Estados
Uso político de conflitos culturais
Eu, um outro: voltando às diferenças culturais
Cultura brasileira, no plural
ETAPA 2 – Preparando o exercício etnográfico
Método etnográfico
Multiculturalismo
Encontros e conflitos entre culturas
Rota da Seda e intercâmbio cultural
No continente americano
O método etnográfico
ETAPA 3 – Exercício etnográfico: indo a campo
Anotações etnográficas
Utilizando o caderno de campo
ETAPA 4 – Alteridade e mediação
Conciliando diferenças
O papel da mediação de conflitos
ETAPA 5 – Escolhendo a linguagem da narrativa: conto ou quadrinho
Diferentes linguagens
Conto literário
Ler sobre escrever
História em quadrinhos
ETAPA 6 – Planejamento, execução e exibição da narrativa
Mãos à obra
ETAPA 7 – Autoavaliação
PROJETO 5 – PRODUZINDO UM FANZINE
Tema Integrador: Midiaeducação
ETAPA 1 – Refletindo sobre o tema do fanzine
Mídia e Estado
Mídia, conhecimento do mundo e verdade
Observar a realidade
Novas formas de comunicação
Informação e desinformação
Fake news
O Estado e os meios de comunicação no Brasil
O acesso à internet no Brasil
ETAPA 2 – Preparando seu texto de opinião
Vida de comunicador: articulando saberes
ETAPA 3 – Selecionando imagens
Referências imagéticas
ETAPA 4 – Produzindo e distribuindo o fanzine
Conhecendo a história dos fanzines
Fanzines e histórias em quadrinhos
Fanzine no Brasil
Criatividade e planejamento
Distribuindo o fanzine
ETAPA 5 – Autoavaliação
PROJETO 6 – INTERVENÇÃO E IMPACTO SOCIAL
Tema Integrador: Protagonismo juvenil
ETAPA 1 – Comunidade: sentidos e significados
Comunidade, comunidades
A ideia de comunidade e seus sentidos
ETAPA 2 – Observando a comunidade, mapeando sonhos e necessidades
Primeiros contatos
World Café: levantando sonhos e necessidades
Comunicação não violenta (CNV)
Design de informações
ETAPA 3 – Criando conexões, construindo redes, identificando recursos
Pesquisando e estudando a comunidade escolhida
ETAPA 4 – Elaborando ações
Ações centrais do projeto a ser elaborado
ETAPA 5 – Planejamento
Começando a planejar
ETAPA 6 – Escrevendo o projeto de intervenção e impacto social
É hora de colocar as ideias no papel
Retornando à comunidade
ETAPA 7 – Autoavaliação
Referências bibliográficas
Compartilhar: