Práticas na Escola – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Marília Moschkovich
Código do Livro: 0028P21508
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Projetos independentes que garantem uma organização flexível.
  • Variedade de estratégias didáticas e atividades.
  • Valoriza a convivência de forma colaborativa.
  • Favorece o protagonismo juvenil.
  • Box com a descrição de cada um dos projetos, materiais necessários para produzi-los, etapas e competências da BNCC.
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1  O ESPETÁCULO DA CIÊNCIA  

Tema Integrador: STEAM 

ETAPA 1 – Diário da ciência: a ciência no seu cotidiano  

Ciência por todos os lados  

ETAPA 2 – Debate: ciência e vida social 

Arte, ciência e sociedade  

O conhecimento científico ao longo do tempo  

ETAPA 3 – Leitura crítica de peça de teatro: razão, ciência e fé ao longo da história  

A ciência e suas transformações  

Entre a ciência e a arte  

Conhecimento e razão  

ETAPA 4 – Pesquisa: sua escola e a história da ciência  

A ciência em seus estudos escolares  

ETAPA 5 – Escolha de uma passagem da história da ciência  

O tema que servirá como base para o espetáculo  

ETAPA 6 – Pensando sobre os efeitos especiais de um espetáculo  

Efeitos especiais: uma longa história  

Fotografia e cinema  

Hoje: cultura maker, DIY e tinkering  

Da educação ao mundo do trabalho, aprendendo na prática  

ETAPA 7 – Planejamento do espetáculo  

Começando a tomar forma 

Construindo referências: pesquisa iconográfica e videográfica  

Algumas sugestões para pensar o espetáculo: teatro e dança  

Teatro  

Dança 

Escolha de efeitos especiais 

ETAPA 8 – Preparação, ensaios e montagem  

É hora de colocar a mão na massa 

Como divulgar?  

Realização do espetáculo e relação com o público  

ETAPA 9 – Autoavaliação  

 

PROJETO 2 – MUSEU DA JUVENTUDE  

Tema Integrador: Protagonismo Juvenil 

ETAPA 1 – Mapeando culturas e objetos 

Objetos no cotidiano dos jovens  

Primeiras reflexões  

Consumo e propaganda  

Culturas juvenis, estilos, mercado e consumo  

Juventude, consumo e indústria cultural  

Consumo e imaginação de classe  

Consumo e descarte de resíduos: um problema mundial  

Recursos naturais  

Escolhendo um objeto para ser analisado neste projeto  

Investigando o objeto escolhido  

ETAPA 2 – Infográfico: a vida secreta dos objetos 

Infográfico como forma de apresentar textos, dados e imagens  

O que é um infográfico?  

Pensando sobre o infográfico em seu projeto  

Planejar e executar o infográfico  

ETAPA 3 – O trabalhador por trás do objeto  

O trabalho humano  

ETAPA 4 – Realizando uma entrevista de inspiração etnográfica  

Como pensar e organizar uma entrevista?  

ETAPA 5 – Codificação (codagem) e análise da entrevista  

Produzir dados  

ETAPA 6 – Planejando, montando e divulgando o Museu da Juventude Afinal, o que é um museu?  

A origem de museus  

E no Brasil?  

Museu de quê?  

Montando o Museu da Juventude nesse projeto  

ETAPA 7 – Autoavaliação  

 

PROJETO 3 – PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR  

Tema Integrador: Midiaeducação 

ETAPA 1 – Definição do objeto de pesquisa  

O que é uma pesquisa? 

Por que estudar mídia e sociedade?  

A revolução nos meios de comunicação  

Transformações no tempo e no espaço: transformações na existência  

Definindo seu objeto de pesquisa 

ETAPA 2 – Construção da bibliografia  

Sobre fontes e referências bibliográficas  

Livros  

Artigos  

Dissertações e teses  

ETAPA 3 – Refletindo sobre a metodologia e os procedimentos da pesquisa  

O que é metodologia?  

ETAPA 4 – Selecionando e organizando fontes de dados  

Como buscar fontes de dados  

Credibilidade das fontes  

Selecionando documentos e registros oficiais  

Documentos e registros não oficiais  

ETAPA 5 – Incursão em dados estatísticos  

Coleta e análise  

Encontrar, organizar e ler dados  

ETAPA 6 – Escrever um paper e compor uma coletânea  

Planejando e escrevendo o texto  

Padrões para publicação do paper  

ETAPA 7 – Produzir e expor um pôster  

Apresentando o trabalho  

ETAPA 8 – Autoavaliação  

 

PROJETO – Narrativa: ilustre desconhecido  

Tema Integrador: Mediação de conflitos 

ETAPA 1 – Eu e o outro: entre alteridades  

Diferenças, diversidade, respeito  

Alteridade e etnocentrismo  

O que é “conflito entre culturas”? 

Conflito entre culturas, conflito entre povos,Nconflito entre Estados  

Uso político de conflitos culturais  

Eu, um outro: voltando às diferenças culturais  

Cultura brasileira, no plural  

ETAPA 2 – Preparando o exercício etnográfico  

Método etnográfico  

Multiculturalismo  

Encontros e conflitos entre culturas  

Rota da Seda e intercâmbio cultural  

No continente americano  

O método etnográfico  

ETAPA 3 – Exercício etnográfico: indo a campo  

Anotações etnográficas  

Utilizando o caderno de campo 

ETAPA 4 – Alteridade e mediação  

Conciliando diferenças  

O papel da mediação de conflitos 

ETAPA 5 – Escolhendo a linguagem da narrativa: conto ou quadrinho  

Diferentes linguagens  

Conto literário  

Ler sobre escrever  

História em quadrinhos  

ETAPA 6 – Planejamento, execução e exibição da narrativa  

Mãos à obra  

ETAPA 7 – Autoavaliação  

 

PROJETO 5 – PRODUZINDO UM FANZINE  

Tema Integrador: Midiaeducação 

ETAPA 1 – Refletindo sobre o tema do fanzine  

Mídia e Estado  

Mídia, conhecimento do mundo e verdade  

Observar a realidade  

Novas formas de comunicação  

Informação e desinformação  

Fake news  

O Estado e os meios de comunicação no Brasil  

O acesso à internet no Brasil  

ETAPA 2 – Preparando seu texto de opinião  

Vida de comunicador: articulando saberes  

ETAPA 3 – Selecionando imagens 

Referências imagéticas  

ETAPA 4 – Produzindo e distribuindo o fanzine  

Conhecendo a história dos fanzines  

Fanzines e histórias em quadrinhos 

Fanzine no Brasil  

Criatividade e planejamento  

Distribuindo o fanzine  

ETAPA 5 – Autoavaliação  

 

PROJETO – INTERVENÇÃO E IMPACTO SOCIAL  

Tema Integrador: Protagonismo juvenil 

ETAPA 1 – Comunidade: sentidos e significados  

Comunidade, comunidades  

A ideia de comunidade e seus sentidos  

ETAPA 2 – Observando a comunidade, mapeando sonhos e necessidades  

Primeiros contatos  

World Café: levantando sonhos e necessidades  

Comunicação não violenta (CNV)  

Design de informações  

ETAPA 3 – Criando conexões, construindo redes, identificando recursos  

Pesquisando e estudando a comunidade escolhida  

ETAPA 4 – Elaborando ações  

Ações centrais do projeto a ser elaborado  

ETAPA 5 – Planejamento  

Começando a planejar  

ETAPA 6 – Escrevendo o projeto de intervenção e impacto social  

É hora de colocar as ideias no papel  

Retornando à comunidade  

ETAPA 7 – Autoavaliação  

Referências bibliográficas