Identidade em Ação – Linguagens e suas Tecnologias

Regina Braz Rocha
Código do Livro: 0022P21505
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Flexibilidade do cronograma e proposta curricular.
  • Trabalha aspectos socioemocionais, comunicação não violenta e metodologias ativas.
  • Cada habilidade da BNCC poderá ser autoavaliada pelo estudante e avaliada pelo professor.
  • Diversidade de gêneros do discurso.
  • Indicação de professor orientador.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1 – STEAM – TEIA DA VIDA: UM PASSEIO FOTOGRÁFICO  

Mapa do projeto 1  

VIVÊNCIA 1 – A linguagem fotográfica  

Fundamentos da fotografia  

Atividade experimental: painel coletivo e fotografia  

Fotografia: leitura de imagem  

Leiture-se: glossário e fotografia  

Tipos de fotografia e estilo  

Reading: photojournalism  

Efeitos de luz e sombra  

Investigação: formas de composição  

Somos luz: técnicas de composição fotográfica (I)  

Desafio criativo: fotografia  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – A matemática da fotografia  

Sequências numéricas e atividade física  

Atividade experimental: treinamento de saltos  

Número de ouro e sequência de Fibonacci  

Leiture-se: artigo de divulgação científica  

O número de ouro na natureza, na arte, na arquitetura  

Leiture-se: tira em quadrinhos  

O retângulo áureo e a espiral áurea na fotografia  

Mãos dadas: fotografia  

O planeta é meu lar: técnicas de composição fotográfica (II)  

Desafio criativo: fotografia  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Construindo uma teia fotográfica  

Mundo natural: da micro à astrofotografia  

Atividade experimental: Painel da Terra  

Conexões: somos o mundo natural  

Junto & Misturado: Se você fosse…  

Foto-denúncia e depoimento visual  

Leiture-se: foto-denúncia  

Fotomontagem: colagem e engajamento  

Reading: photo collage  

Somos todos um: técnicas de composição fotográfica (III)  

Desafio criativo: fotomontagem  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 4 – Consciência planetária  

Cidadania global: ações em foco  

Atividade experimental: debate deliberativo  

Sob as lentes do fotógrafo: a teia da vida  

Desafio criativo: fotografia autoral  

Curadoria e acervo fotográfico  

Mãos dadas: tema e catalogação  

Fanzine: planejamento e produção  

Mãos dadas: fanzine fotográfico  

Um novo tempo: organizando a exposição  

Mãos dadas: passeio fotográfico pela teia da vida  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma 
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos grupos 
  3. Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção 

Roda de experiências  

PROJETO 2 – PROTAGONISMO JUVENIL – SOMOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO  

Mapa do projeto 2  

VIVÊNCIA 1 – Agir responsável na vida pessoal  

Encontro marcado comigo  

Atividade experimental: o que trago na mochila?  

Leiture-se: texto expositivo  

Escrita de si e autorresponsabilidade  

Leiture-se: apresentação pessoal  

Pertencimento e resiliência  

Leiture-se: memórias  

Reading: poem  

Participação: autogestão e atuação cidadã  

Junto & Misturado: personagem fictícia  

Como me tornei quem sou  

Desafio criativo: texto autobiográfico  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – Cultura de cooperação e atuação pública  

Comunicação e escuta empática  

Atividade experimental: performance  

Empatia e atuação pública  

Investigação: gêneros de atuação pública  

Não julgamento e construção da paz  

Reading: movie scene  

Direitos e deveres: casa, escola, mundo  

Leiture-se: textos legais  

Diga-me com quem andas: engajamento e valores  

Mãos dadas: mosaico de valores  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Agir responsável no mundo  

Solidariedade: estamos a serviço!  

Atividade experimental: o que sonhamos juntos?  

Criatividade e inovação  

Investigação: projetos e práticas engajadas  

Projetos estudantis e redes de tutoria  

Mãos dadas: rede de tutoria  

Potência de agir: construindo redes de ação  

Reading: informative text  

Cultura ganha-ganha e papel do líder  

Junto & Misturado: jogo cooperativo  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 4 – Talentos no palco da vida  

Prólogo: organizando equipes engajadas  

Atividade experimental: em busca do sonho coletivo  

Primeiro ato: do celebrar ao sonhar  

Mãos dadas: projeto de intervenção (I)  

Segundo ato: do sonhar ao planejar  

Mãos dadas: projeto de intervenção (II)  

Terceiro ato: do planejar ao realizar  

Mãos dadas: projeto de intervenção (III)  

Hora dos aplausos: nossos projetos de intervenção  

Mãos dadas: exposição oral  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma 
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos times 
  3. Refletindo sobre aprendizagens: minha percepção 

Roda de experiências  

PROJETO 3 –  MIDIAEDUCAÇÃO – DO RÁDIO AO PODCAST  

Mapa do projeto 3  

VIVÊNCIA 1 – Nas ondas do rádio  

Universo da radionovela  

Atividade experimental: da crônica para a radionovela  

De volta ao passado  

Reading: timeline  

O futuro do rádio  

Leiture-se: reportagem  

Podcast: o novo rádio?  

Mãos dadas: debate  

Eleição: top 10 podcasts  

Investigação: melhores podcasts brasileiros  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – Música e musicalidade nas redes  

Somos música  

Atividade experimental: minha trilha sonora  

Mashupremixbootleg  

Reading: dictionary entry  

Paródia musical: da TV para as mídias digitais  

Mãos dadas: paródia  

Podcasts de música  

Investigação: podcasts de música  

Playlists comentadas  

Mãos dadas: podcasts  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Informação e entretenimento  

Momento de relaxamento  

Atividade experimental: alongamento e meditação guiada  

Podcast jornalístico  

Reading: transcription  

Web rádios e podcasts comunitários  

Mãos dadas: pesquisa e painel coletivo  

Programa de rádio: roteirização  

Leiture-se: roteiro e script  

Interatividade: podcaster e ouvinte  

Desafio criativo: comentário crítico  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 4 – Produzindo uma web rádio escolar  

A fala pública: locutor de rádio  

Atividade experimental: pesquisa e performance  

Como criar uma web rádio?  

Mãos dadas: planejamento inicial  

Planejamento da programação  

Mãos dadas: pesquisa e roteiro  

Gravação e edição de áudio  

Mãos dadas: recursos tecnológicos  

Apresentação da web rádio escolar  

Mãos dadas: exposição oral e divulgação  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma 
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos grupos 
  3. Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção 

Roda de experiências  

PROJETO 4 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – GRAMÁTICA DA EMPATIA  

Mapa do projeto 4  

VIVÊNCIA 1 – Comunicação não violenta e usos das linguagens  

Observar sem avaliar  

Atividade experimental: Eu vejo você  

Princípios gerais da comunicação não violenta (CNV)  

Leiture-setexto expositivo  

A comunicação não verbal: o olhar, o gesto, a postura, a voz  

Investigação: linguagem não verbal  

Escuta e comunicação compassivas em casa, na escola e no trabalho  

Reading: steps to peace  

Recursos da linguagem verbal na CNV  

Mãos dadas: glossário de práticas compassivas  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – Psicologia positiva: ciência do bem-estar  

Virtudes e forças de caráter  

Atividade experimental: oficinas de mandalas  

Superpoderes: gratidão, generosidade e perdão  

Desafio criativo: carta e diário  

PERMA: princípios do bem-estar  

Investigação: pesquisa quantitativa  

Saúde, práticas corporais e convivência  

Mãos dadas: fotorreportagem  

Linguagem e emoções positivas  

Junto & Misturado: corrente do bem  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Conflitos na vida real e na vida virtual  

O que é conflito?  

Atividade experimental: teste  

Situações de conflito: escola e cotidiano  

Leiture-se: tira, charge e debate  

Haters trolls: o ódio e o ego nas redes  

Leiture-se: trilha jornalística e debate  

Gestão de conflitos e inteligência socioemocional  

Desafio criativo: documento orientador  

Regras de boa convivência  

Mãos dadas: assembleia e regras de convivência  

VIVÊNCIA 4 – Por uma cultura altruísta na escola  

Práticas institucionais de gentileza  

Atividade experimental: campanha institucional  

Gentileza na escola  

Mãos dadas: gincana da gentileza  

A linguagem a serviço da gentileza  

Mãos dadas: cartazes da campanha  

Florescer: árvore da vida  

Mãos dadas: painel interativo  

Museu da empatia na escola  

Mãos dadas: instalação interativa  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma 
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos grupos 
  3. Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção 

Roda de experiências  

PROJETO 5 – PROTAGONISMO JUVENIL – Por uma agência transformadora no mundo do trabalho 

Mapa do projeto 5  

VIVÊNCIA 1 – Autoconhecimento, protagonismo e empreendedorismo  

Mandala Ikigai: razão de ser  

Atividade experimental: em busca de um propósito  

Propósito e vocação profissional  

Leiture-se: verbete de dicionário on-line  

Reading: cartoon  

Relações de trabalho  

Investigação: terminologias do mundo do trabalho  

Reading: graphic  

Empreendedorismo e profissional do futuro  

Reading: infographic  

Mãos dadas: lista bilíngue  

Junto & Misturado: clown empreendedor  

Guia de profissões  

Mãos dadas: ficha técnica de profissão  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – Em busca do primeiro emprego  

Cidadania e trabalho formal: canais de oportunidades  

Atividade experimental: ser aprendiz ou estagiário  

Reading: volunteer  

Como escrever um currículo?  

Reading: informative text  

Trilha do currículo: produção  

Desafio criativo: currículo  

Processo seletivo  

Reading: interview questions  

Junto & Misturado: dinâmica da jaula  

Como escolher uma carreira?  

Desafio criativo: plano de carreira  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Protagonismo financeiro e empreendedorismo  

Sonho, meta e estudo  

Atividade experimental: leitura de conto  

Cidadania financeira  

Investigação: glossário financeiro  

Junto & Misturado: xadrez humano  

Consumo consciente  

Leiture-se: texto informativo  

Construindo um orçamento pessoal  

Desafio criativo: plano financeiro  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 4 – Incubadora de empreendimentos solidários  

Economia solidária e cidadania financeira  

Atividade experimental: painel e releitura  

Metodologia de incubação  

Leiture-se: texto científico  

Design thinking: do planejamento à prototipagem  

Mãos dadas: plano de empreendimento solidário  

Canvas: estruturando um modelo de negócio  

Mãos dadas: quadro canvas  

Minifeira de inovações solidárias  

Mãos dadas: exposição oral  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma  
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos times  
  3. Refletindo sobre aprendizagens: minha percepção 

Roda de experiências  

PROJETO 6 – MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – OLIMPÍADAS DA PAZ  

Mapa do projeto 6  

VIVÊNCIA 1 – Olimpíadas: origens e valores  

Competir ou cooperar?  

Atividade experimental: debate  

Do mito aos jogos da Era Moderna  

Leiture-seartigo informativo  

Símbolos olímpicos  

Mãos dadas: glossário verbo-visual  

Fair play: muito além do jogo justo  

Reading: What is fair play?  

Grandes momentos olímpicos da história  

Mãos dadas: fotorreportagem  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 2 – Esporte para todos  

Esporte e lazer como direitos humanos  

Atividade experimental: carta de princípios  

Participação feminina: do preconceito ao reconhecimento  

Investigação: mulheres e o direito ao esporte  

Paralimpíadas e inclusão  

Reading: infographic  

Histórias para inspirar: galeria de atletas  

Desafio criativo: perfil biográfico  

Inclusão social pelo esporte  

Desafio criativo: texto dissertativo-argumentativo  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 3 – Esporte: autocuidado, cultura e convivência  

Culto ao corpo ou autocuidado?  

Atividade experimental: debate  

Tai chi chuan: equilíbrio entre corpo e mente  

Junto & Misturado: arte marcial de origem chinesa  

Capoeira: tríade dança-arte-esporte  

Leiture-se: artigo informativo  

Tchoukball: esporte da paz  

Junto & Misturado: regras de modalidade esportiva  

Esporte: a paz começa comigo  

Mãos dadas: painel colaborativo  

Roda de experiências  

VIVÊNCIA 4 – Olimpíadas cooperativas: esporte e cultura de paz  

Jogos cooperativos e semicooperativos  

Atividade experimental: pesquisa e seleção de jogos  

Meu time é dez: o fundamental é cooperar  

Mãos dadas: composição dos times e símbolos do torneio  

Planejamento: da abertura ao encerramento  

Mãos dadas: princípios organizativos gerais para o torneio  

Inscrições e divulgação  

Mãos dadas: cartazes e ficha de participação  

Apresentação do torneio  

Mãos dadas: exposição oral  

Avaliação e autoavaliação  

Avaliando o projeto 

  1. Respondendo às perguntas motivadoras:percepção da turma 
  2. Avaliando oproduto final: percepção dos grupos 
  3. Refletindo sobre aprendizagens:minha percepção 

Roda de experiências  

Referências bibliográficas comentadas  

Competências e habilidades da BNCC 

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.