Integrando Conhecimentos – Linguagens e suas Tecnologias
Laís Rosa, Vanessa Botasso
Código do Livro: 0024P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Explora temas sociais de interesse dos jovens.
- Linguagem simples e com explicações claras e didáticas.
- Projetos de fácil adaptação à realidade escolar e às demandas dos alunos.
- Metodologia pedagógica baseada em projetos do filósofo e pedagogo John Dewey.
- Estímulo ao pensamento computacional por meio atividades com ferramentas digitais, tecnologias de informação e comunicação.
Conteúdo programático
Apresentação
Conheça seu livro
Introdução
Parte 1 – Mapeando as integrações na área de Linguagens e suas Tecnologias
A área de Linguagens e suas Tecnologias: Conceitos básicos
A pedagogia baseada em projetos
Parte 2 – Entendendo a proposta de Projetos Integradores
Competências, habilidades e a BNCC
Os desafios do século XXI e os Projetos Integradores em Linguagens: Qual é o lugar
das novas tecnologias nessa área?
Estrutura dos capítulos: Caminhando pelas etapas dos projetos
PROJETO 1 — STEAM — CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: SUBMETA SEU TRABALHO!
Preparação
Organização de grupo editorial e criação de um periódico de divulgação científica
Competências Gerais e Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto
Etapa 1 – Andanças: Ampliando a visão sobre a divulgação científica
Parte 1: Pesquisa e repertório
Produto parcial 1
Parte 2: Organização e alinhamento
Etapa 2 – Derivas: Encontrando meios e conteúdos para a publicação
Texto para análise – 1: “Youtubers na ciência”
Produto parcial 2
Texto para análise – 2: “Revista Boitatá – chamada número 28 – Tema: Poéticas Orais
e Educação Sensível”
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação: Periódico de divulgação científica
Produto final: Texto de apresentação
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Etapa 5 – Parada: Avaliação de deslocamentos
Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final
PROJETO 2 — PROTAGONISMO JUVENIL — POETRY SLAM: VERSOS DE IDENTIDADE
Preparação
Perguntas motivadoras Das imagens para a performance
Organização de um sarau literário com batalha de slams autorais
Competências Gerais e Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio no projeto
Etapa 1 – Andanças: O que é preciso saber para produzir uma batalha de slams?
Produto parcial 1
Texto para análise: “Regular slams”
Divulgação do evento para a abertura de inscrições
Etapa 2 – Derivas: O que é a poesia slam e como é possível escrever uma?
Reconhecendo o território da linguagem dos slams
Texto para análise: “Vozes do levante”
Produto parcial 2
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação: Preparando o sarau literário
Produto final
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos
Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação
PROJETO 3 — MIDIAEDUCAÇÃO — PODCASTING: TRANSMITINDO NAS ONDAS DA INTERNET
Preparação
Produção de podcasts sobre a inclusão na Educação Física
Competências Gerais da Base e Competências Específicas de Linguagens e suas
Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto
Etapa 1 – Andanças: Corpos diferentes, práticas corporais
Produto parcial 1
Etapa 2 – Derivas: corpos dançantes
Produto parcial 2
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação
Produto final – Parte 1
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Produto final – Parte 2
Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos
Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final
PROJETO 4 — MEDIAÇÃO DE CONFLITOS — A VIDA EM CENA: MEDIANDO CONFLITOS ATRAVÉS DO TEATRO
Apresentação de uma peça teatral escrita pelos alunos a partir de reflexão sobre texto de Bertolt Brecht
Competências Gerais e Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto
Etapa 1 – Andanças: Leitura de textos dramáticos
Texto para análise 1: Aquele que diz sim
Texto para análise 2: Aquele que diz não
Produto parcial 1
Etapa 2 – Derivas: Do texto ao texto
Produto parcial 2
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação
Produto parcial 3
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Produto final
Etapa 5 – Parada: Avaliação de deslocamentos Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final
PROJETO 5 — STEAM — SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE: TRILHAS DE UM CAMINHO PARA O DESIGN UNIVERSAL
Preparação
Produção de e-book interativo autoral
Competências Gerais da BNCC e Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto
Etapa 1 – Andanças: Ampliando a visão sobre o design universal
Produto parcial 1
Etapa 2 – Derivas: Produção de conteúdo
Produto parcial 2
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação
Produto final
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos
Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final
PROJETO 6 — MIDIAEDUCAÇÃO — A ESCOLA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: ESCAVAR AS HISTÓRIAS, HABITAR AS MEMÓRIAS
Preparação
Produção de uma mostra de arte, cultura e histórias
Competências Gerais e Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto
Etapa 1 – Andanças: Essa história também é minha!
Produto parcial 1
Etapa 2 – Derivas: Quantas histórias cabem em uma escola?
Produto parcial 2 (partes 1 e 2)
Momento formativo: (re)calculando rotas
Etapa 3 – Proposta em ação
Produto parcial 3
Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas
Produto final
Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos
Anotações no diário de bordo
Etapa 6 – Autoavaliação, avaliação e escrita de relatório final
Anexo 1: trancrições dos vídeos e podcasts
Anexo 2: referências comentadas
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