Integrando Conhecimentos – Linguagens e suas Tecnologias

Laís Rosa, Vanessa Botasso
Código do Livro: 0024P21505
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Explora temas sociais de interesse dos jovens.
  • Linguagem simples e com explicações claras e didáticas.
  • Projetos de fácil adaptação à realidade escolar e às demandas dos alunos.
  • Metodologia pedagógica baseada em projetos do filósofo e pedagogo John Dewey.
  • Estímulo ao pensamento computacional por meio atividades com ferramentas digitais, tecnologias de informação e comunicação.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Apresentação  

Conheça seu livro  

Introdução  

Parte 1 – Mapeando as integrações na área de Linguagens e suas Tecnologias  

A área de Linguagens e suas Tecnologias: Conceitos básicos  

A pedagogia baseada em projetos  

Parte 2 – Entendendo a proposta de Projetos Integradores  

Competências, habilidades e a BNCC  

Os desafios do século XXI e os Projetos Integradores em Linguagens: Qual é o lugar 

das novas tecnologias nessa área?  

Estrutura dos capítulos: Caminhando pelas etapas dos projetos  

 

PROJETO 1 — STEAM — CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: SUBMETA SEU TRABALHO!  

Preparação  

Organização de grupo editorial e criação de um periódico de divulgação científica  

Competências Gerais e Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto  

Etapa 1 – Andanças: Ampliando a visão sobre a divulgação científica  

Parte 1: Pesquisa e repertório  

Produto parcial 1  

Parte 2: Organização e alinhamento  

Etapa 2 – Derivas: Encontrando meios e conteúdos para a publicação  

Texto para análise – 1: “Youtubers na ciência”  

Produto parcial 2  

Texto para análise – 2: “Revista Boitatá – chamada número 28 – Tema: Poéticas Orais 

e Educação Sensível”  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação: Periódico de divulgação científica  

Produto final: Texto de apresentação  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Etapa 5 – Parada: Avaliação de deslocamentos  

Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final  

 

PROJETO 2 — PROTAGONISMO JUVENIL — POETRY SLAM: VERSOS DE IDENTIDADE  

Preparação  

Perguntas motivadoras Das imagens para a performance  

Organização de um sarau literário com batalha de slams autorais  

Competências Gerais e Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio no projeto  

Etapa 1 – Andanças: O que é preciso saber para produzir uma batalha de slams 

Produto parcial 1  

Texto para análise: “Regular slams”  

Divulgação do evento para a abertura de inscrições  

Etapa 2 – Derivas: O que é a poesia slam e como é possível escrever uma?  

Reconhecendo o território da linguagem dos slams  

Texto para análise: “Vozes do levante”  

Produto parcial 2  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação: Preparando o sarau literário  

Produto final  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos  

Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação  

 

PROJETO 3 — MIDIAEDUCAÇÃO — PODCASTING: TRANSMITINDO NAS ONDAS DA INTERNET  

Preparação  

Produção de podcasts sobre a inclusão na Educação Física  

Competências Gerais da Base e Competências Específicas de Linguagens e suas 

Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto  

Etapa 1 – Andanças: Corpos diferentes, práticas corporais  

Produto parcial 1  

Etapa 2 – Derivas: corpos dançantes  

Produto parcial 2  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação  

Produto final – Parte 1  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Produto final – Parte 2  

Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos  

Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final  

 

PROJETO 4 — MEDIAÇÃO DE CONFLITOS — A VIDA EM CENA: MEDIANDO CONFLITOS ATRAVÉS DO TEATRO  

Apresentação de uma peça teatral escrita pelos alunos a partir de reflexão sobre texto de Bertolt Brecht  

Competências Gerais e Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto  

Etapa 1 – Andanças: Leitura de textos dramáticos  

Texto para análise 1: Aquele que diz sim  

Texto para análise 2: Aquele que diz não  

Produto parcial 1  

Etapa 2 – Derivas: Do texto ao texto  

Produto parcial 2  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação  

Produto parcial 3  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Produto final  

Etapa 5 – Parada: Avaliação de deslocamentos Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final  

 

PROJETO 5 — STEAM — SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE: TRILHAS DE UM CAMINHO PARA O DESIGN UNIVERSAL  

Preparação  

Produção de e-book interativo autoral  

Competências Gerais da BNCC e Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto  

Etapa 1 – Andanças: Ampliando a visão sobre o design universal  

Produto parcial 1  

Etapa 2 – Derivas: Produção de conteúdo  

Produto parcial 2  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação  

Produto final  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos  

Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Avaliação, autoavaliação e escrita de relatório final  

 

PROJETO 6 — MIDIAEDUCAÇÃO — A ESCOLA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: ESCAVAR AS HISTÓRIAS, HABITAR AS MEMÓRIAS  

Preparação  

Produção de uma mostra de arte, cultura e histórias  

Competências Gerais e Competências Específicas de Linguagens e suaTecnologias para o Ensino Médio mobilizadas no projeto 

Etapa 1 – Andanças: Essa história também é minha!  

Produto parcial 1  

Etapa 2 – Derivas: Quantas histórias cabem em uma escola?  

Produto parcial 2 (partes 1 e 2)  

Momento formativo: (re)calculando rotas  

Etapa 3 – Proposta em ação  

Produto parcial 3  

Etapa 4 – Compartilhamento de descobertas  

Produto final  

Etapa 5 – Parada: avaliação de deslocamentos  

Anotações no diário de bordo  

Etapa 6 – Autoavaliação, avaliação e escrita de relatório final  

Anexo 1: trancrições dos vídeos e podcasts  

Anexo 2: referências comentadas  

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.