Identidade em Ação – Matemáticas e suas Tecnologias
Código do Livro: 0023P21506
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Valoriza a sustentabilidade social e ambiental, criatividade e pesquisa.
- Favorece a formação cidadã e o respeito à diversidade.
- Incentivo ao protagonismo juvenil em todos os projetos.
- Destaca a força argumentativa de modelos matemáticos, gráficos e estatísticas em prol da viabilização de ações.
- Box com informações e reflexões sobre os temas abordados nos projetos.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – PADRÕES, MODELOS E IDENTIDADE
Tema integrador: STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática)
Etapa 1 O poder do subliminar
Etapa 2 As intenções, os objetivos e a beleza
Etapa 3 O número da harmonia
Etapa 4 Proporções e perspectiva
Etapa 5 Fonte tipográfica
Etapa 6 Retomada das etapas e produto final
Etapa 7 Avaliação do projeto e autoavaliação
PROJETO 2 – DADOS E ARGUMENTOS
Tema integrador: protagonismo juvenil
Etapa 1 Todos pensam como eu?
Etapa 2 Perguntas e análises
Etapa 3 O projeto da pesquisa
Etapa 4 Execução da pesquisa
Etapa 5 Apresentação do produto final e compartilhamento
Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação
PROJETO 3 – RESÍDUOS SÓLIDOS EM NÚMEROS
Tema integrador: midiaeducação
Etapa 1 O descarte de resíduos sólidos
Etapa 2 É possível reduzir a produção de resíduos?
Etapa 3 E os resíduos orgânicos?
Etapa 4 E os aparelhos eletrônicos?
Etapa 5 O documentário
Etapa 6 Retomada das etapas e produto final
Etapa 7 Avaliação do projeto e autoavaliação
PROJETO 4 – UNINDO FORÇAS
Tema integrador: mediação de conflitos
Etapa 1 Saneamento básico e resíduos sólidos
Etapa 2 Decisões que contam e contas que decidem
Etapa 3 Você tem fome de quê?
Etapa 4 Eficiência ou eficácia?
Etapa 5 Retomada das etapas e produto final: blog
Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação
PROJETO 5 – A CONSTRUÇÃO DE UMA IDEIA EMPREENDEDORA
Tema integrador: protagonismo juvenil
Etapa 1 O que é empreendedorismo?
Etapa 2 Empreendedorismo sustentável
Etapa 3 A Matemática como ferramenta estratégica
Etapa 4 Publicidade e propaganda
Etapa 5 Retomada das etapas e produto final
Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação
PROJETO 6 – A MATEMÁTICA NA PREVENÇÃO DE VIROSES
Tema integrador: midiaeducação
Etapa 1 Conhecer para combater
Etapa 2 A coleta de dados na prevenção das arboviroses
Etapa 3 Uso dos dados nacionais para monitorar as arboviroses
Etapa 4 Análises e correlações
Etapa 5 Retomada das etapas e apresentação do produto final
Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação
Referências bibliográficas
Compartilhar: