Identidade em Ação – Matemáticas e suas Tecnologias

Código do Livro: 0023P21506
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Valoriza a sustentabilidade social e ambiental, criatividade e pesquisa.
  • Favorece a formação cidadã e o respeito à diversidade.
  • Incentivo ao protagonismo juvenil em todos os projetos.
  • Destaca a força argumentativa de modelos matemáticos, gráficos e estatísticas em prol da viabilização de ações.
  • Box com informações e reflexões sobre os temas abordados nos projetos.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1 – PADRÕES, MODELOS E IDENTIDADE  

Tema integrador: STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) 

Etapa 1 O poder do subliminar  

Etapa 2 As intenções, os objetivos e a beleza  

Etapa 3 O número da harmonia  

Etapa 4 Proporções e perspectiva  

Etapa 5 Fonte tipográfica  

Etapa 6 Retomada das etapas e produto final  

Etapa 7 Avaliação do projeto e autoavaliação 

PROJETO 2 – DADOS E ARGUMENTOS  

Tema integrador: protagonismo juvenil  

Etapa 1 Todos pensam como eu?  

Etapa 2 Perguntas e análises  

Etapa 3 O projeto da pesquisa  

Etapa 4 Execução da pesquisa  

Etapa 5 Apresentação do produto final e compartilhamento  

Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação  

PROJETO 3 – RESÍDUOS SÓLIDOS EM NÚMEROS  

Tema integrador: midiaeducação 

Etapa 1 O descarte de resíduos sólidos  

Etapa 2 É possível reduzir a produção de resíduos?  

Etapa 3 E os resíduos orgânicos?  

Etapa 4 E os aparelhos eletrônicos?  

Etapa 5 O documentário  

Etapa 6 Retomada das etapas e produto final  

Etapa 7 Avaliação do projeto e autoavaliação  

PROJETO 4 – UNINDO FORÇAS  

Tema integrador: mediação de conflitos 

Etapa 1 Saneamento básico e resíduos sólidos  

Etapa 2 Decisões que contam e contas que decidem  

Etapa 3 Você tem fome de quê?  

Etapa 4 Eficiência ou eficácia?  

Etapa 5 Retomada das etapas e produto finalblog  

Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação  

PROJETO 5 – A CONSTRUÇÃO DE UMA IDEIA EMPREENDEDORA  

Tema integrador: protagonismo juvenil 

Etapa 1 O que é empreendedorismo?  

Etapa 2 Empreendedorismo sustentável  

Etapa 3 A Matemática como ferramenta estratégica  

Etapa 4 Publicidade e propaganda  

Etapa 5 Retomada das etapas e produto final  

Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação  

PROJETO 6 – A MATEMÁTICA NA PREVENÇÃO DE VIROSES  

Tema integrador: midiaeducação 

Etapa 1 Conhecer para combater  

Etapa 2 A coleta de dados na prevenção das arboviroses  

Etapa 3 Uso dos dados nacionais para monitorar as arboviroses  

Etapa 4 Análises e correlações  

Etapa 5 Retomada das etapas e apresentação do produto final  

Etapa 6 Avaliação do projeto e autoavaliação  

Referências bibliográficas