Formação continuada

Reflexões e Práticas – Biologia

Luciana Valéria Nogueira
Proposta pedagógica
  • Propõe atividades já testadas e que auxiliam os professores na produção de práticas significativas em sala de aula.
  • Sugere atividades possíveis de serem realizadas em diferentes realidades e apresenta variações de acordo com o material e o tempo disponível.
  • Orienta os professores no auxílio aos estudantes para a realização de produtos finais, como vídeos, podcasts e seminários.
  • Oferece sugestões de como os professores podem avaliar os estudantes, sempre de acordo com as metodologias ativas.
  • Convida o professor a refletir sobre sua própria prática e seu projeto de vida como docente.
  • Oferece subsídios teóricos e metodológicos aos professores, com referências que podem ser consultadas para aumentar a reflexão sobre a prática docente.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0288P21113
Código do Obra: 0288P21113130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Apresentação: Carta ao professor – p. 5
INTRODUÇÃO – A Biologia do século XXI, a Biologia para o século XXI – p. 6

Conceitos introdutórios e as metodologias abordadas neste livro – p. 6

Organização deste livro – p. 11

Organização geral dos capítulos – p. 15

Mapa de atividades – p. 17

Referências bibliográficas – p. 23

CAPÍTULO 1 – A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) – p. 36

Abertura – p. 36

ABP: aspectos iniciais – p. 37

ABP: aspectos históricos – p. 38

ABP: aspectos metodológicos – p. 40

Na prática – p. 41

Como avaliar – p. 45

Práxis – p. 46

Perspectivas transversais – p. 47

CAPÍTULO 2 – Disciplinaridades: multi, inter e transdisciplinaridade – p. 50

Abertura – p. 50

Pensando as disciplinaridades: aspectos gerais – p. 52

Pensando as disciplinaridades: aspectos específicos – p. 53

Pensando as disciplinaridades: aspectos metodológicos – p. 54

Na prática – p. 57

Como avaliar – p. 62

Práxis – p. 62

Perspectivas transversais – p. 63

CAPÍTULO 3 – Aprendizagem Baseada em Projetos e o ensino de Biologia – p. 66

Abertura – p. 66

Aprendizagem Baseada em Projetos: aspectos históricos – p. 67

Aprendizagem Baseada em Projetos: aspectos metodológicos – p. 69

Aprendizagem Baseada em Projetos: o papel dos estudos do meio – p. 72

Na prática – p. 74

Como avaliar – p. 79

Práxis – p. 80

Perspectivas transversais – p. 81

CAPÍTULO 4 – O Ensino por Investigação e a abordagem experimental no ensino de Biologia – p. 84

Abertura – p. 84

Ensino por Investigação: aspectos históricos – p. 85

Ensino por Investigação: aspectos metodológicos – p. 88

Ensino por Investigação: experiências, experimentos e experimentação – p. 91

Na prática – p. 96

Como avaliar – p. 103

Práxis – p. 104

Perspectivas transversais – p. 105

CAPÍTULO 5 – A História e a Filosofia das Ciências como ferramentas no ensino de Biologia – p. 108

Abertura – p. 108

A História e a Filosofia das Ciências no ensino: aspectos teóricos – p. 108

A História e a Filosofia das Ciências no ensino: aspectos metodológicos – p. 112

Na prática – p. 117

Como avaliar – p. 125

Práxis – p. 125

Perspectivas transversais – p. 126

CAPÍTULO 6 – As questões sociocientíficas e a argumentação no ensino de Biologia – p. 131

Abertura – p. 131

Questões sociocientíficas: aspectos iniciais – p. 132

Questões sociocientíficas: argumentação e aspectos metodológicos – p. 135

Na prática – p. 141

Como avaliar – p. 143

Práxis – p. 44

Perspectivas transversais – p. 145

CAPÍTULO 7 – As questões étnico-raciais e o ensino de Biologia – p. 149

Abertura – p. 149

Questões étnico-raciais: aspectos iniciais – p. 150

Questões étnico-raciais: aspectos metodológicos – p. 152

Na prática – p. 154

Como avaliar – p. 165

Práxis – p. 167

Perspectivas transversais – p. 168

CAPÍTULO 8 – As Tecnologias da Informação e Comunicação e o ensino de Biologia – p. 173

Abertura – p. 173

As TICs e a educação: aspectos iniciais – p. 174

As TICs e a educação: aspectos teóricos – p. 175

As TICs e a educação: aspectos metodológicos – p. 179

Na prática – p. 186

Como avaliar – p. 189

Práxis – p. 190

Perspectivas transversais – p. 191

Apêndice: Caixa de ferramentas – p. 194

Material Digital