Reflexões e Práticas – Biologia
Luciana Valéria Nogueira
Proposta pedagógica
- Propõe atividades já testadas e que auxiliam os professores na produção de práticas significativas em sala de aula.
- Sugere atividades possíveis de serem realizadas em diferentes realidades e apresenta variações de acordo com o material e o tempo disponível.
- Orienta os professores no auxílio aos estudantes para a realização de produtos finais, como vídeos, podcasts e seminários.
- Oferece sugestões de como os professores podem avaliar os estudantes, sempre de acordo com as metodologias ativas.
- Convida o professor a refletir sobre sua própria prática e seu projeto de vida como docente.
- Oferece subsídios teóricos e metodológicos aos professores, com referências que podem ser consultadas para aumentar a reflexão sobre a prática docente.
Código da Coleção: 0288P21113
Código do Obra: 0288P21113130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Apresentação: Carta ao professor – p. 5
INTRODUÇÃO – A Biologia do século XXI, a Biologia para o século XXI – p. 6
Conceitos introdutórios e as metodologias abordadas neste livro – p. 6
Organização deste livro – p. 11
Organização geral dos capítulos – p. 15
Mapa de atividades – p. 17
Referências bibliográficas – p. 23
CAPÍTULO 1 – A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) – p. 36
Abertura – p. 36
ABP: aspectos iniciais – p. 37
ABP: aspectos históricos – p. 38
ABP: aspectos metodológicos – p. 40
Na prática – p. 41
Como avaliar – p. 45
Práxis – p. 46
Perspectivas transversais – p. 47
CAPÍTULO 2 – Disciplinaridades: multi, inter e transdisciplinaridade – p. 50
Abertura – p. 50
Pensando as disciplinaridades: aspectos gerais – p. 52
Pensando as disciplinaridades: aspectos específicos – p. 53
Pensando as disciplinaridades: aspectos metodológicos – p. 54
Na prática – p. 57
Como avaliar – p. 62
Práxis – p. 62
Perspectivas transversais – p. 63
CAPÍTULO 3 – Aprendizagem Baseada em Projetos e o ensino de Biologia – p. 66
Abertura – p. 66
Aprendizagem Baseada em Projetos: aspectos históricos – p. 67
Aprendizagem Baseada em Projetos: aspectos metodológicos – p. 69
Aprendizagem Baseada em Projetos: o papel dos estudos do meio – p. 72
Na prática – p. 74
Como avaliar – p. 79
Práxis – p. 80
Perspectivas transversais – p. 81
CAPÍTULO 4 – O Ensino por Investigação e a abordagem experimental no ensino de Biologia – p. 84
Abertura – p. 84
Ensino por Investigação: aspectos históricos – p. 85
Ensino por Investigação: aspectos metodológicos – p. 88
Ensino por Investigação: experiências, experimentos e experimentação – p. 91
Na prática – p. 96
Como avaliar – p. 103
Práxis – p. 104
Perspectivas transversais – p. 105
CAPÍTULO 5 – A História e a Filosofia das Ciências como ferramentas no ensino de Biologia – p. 108
Abertura – p. 108
A História e a Filosofia das Ciências no ensino: aspectos teóricos – p. 108
A História e a Filosofia das Ciências no ensino: aspectos metodológicos – p. 112
Na prática – p. 117
Como avaliar – p. 125
Práxis – p. 125
Perspectivas transversais – p. 126
CAPÍTULO 6 – As questões sociocientíficas e a argumentação no ensino de Biologia – p. 131
Abertura – p. 131
Questões sociocientíficas: aspectos iniciais – p. 132
Questões sociocientíficas: argumentação e aspectos metodológicos – p. 135
Na prática – p. 141
Como avaliar – p. 143
Práxis – p. 44
Perspectivas transversais – p. 145
CAPÍTULO 7 – As questões étnico-raciais e o ensino de Biologia – p. 149
Abertura – p. 149
Questões étnico-raciais: aspectos iniciais – p. 150
Questões étnico-raciais: aspectos metodológicos – p. 152
Na prática – p. 154
Como avaliar – p. 165
Práxis – p. 167
Perspectivas transversais – p. 168
CAPÍTULO 8 – As Tecnologias da Informação e Comunicação e o ensino de Biologia – p. 173
Abertura – p. 173
As TICs e a educação: aspectos iniciais – p. 174
As TICs e a educação: aspectos teóricos – p. 175
As TICs e a educação: aspectos metodológicos – p. 179
Na prática – p. 186
Como avaliar – p. 189
Práxis – p. 190
Perspectivas transversais – p. 191
Apêndice: Caixa de ferramentas – p. 194
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