Formação continuada
Reflexões e Práticas – Geografia
Alice de Martini, Eliano Freitas, Rogata Soares Del Gaudio
Proposta pedagógica
- Aborda questões contemporâneas relevantes, próximas das realidades dos estudantes.
- Apresenta diferentes metodologias para tornar o desenvolvimento dos projetos mais dinâmicos e atrativos aos jovens.
- Propõe atividades dinâmicas, com o intuito de acentuar o protagonismo dos alunos em seu processo de formação.
- Orienta o uso de novas tecnologias a partir de diferentes propostas de atividades.
- Incentiva o professor a elaborar o autoconhecimento sobre as práticas docentes e a ressignificá-las, se necessário.
- Propõe a construção de novas formas e critérios de avaliação, como a autoavaliação e a avaliação em grupos.
- Apresenta forte interdisciplinaridade na área de Ciências Humanas e Sociais e dialoga com competências de outras áreas.
Código da Coleção: 0285P21053
Código do Obra: 0285P21053130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Conheça seu livro – p. 5
PARTE 1
Proposta teórico-metodológica – p. 8
Síntese das sequências de ensino – p. 19
Referências bibliográficas comentadas – p. 26
O professor, seus saberes e seu projeto de vida – p. 40
Geografia escolar e acadêmica, componentes curriculares e BNCC – p. 49
A interdisciplinaridade e o ensino de Geografia – p. 60
Os desafios dos processos e procedimentos avaliativos – p. 70
PARTE 2
A cidade na atualidade – p. 80
Infraestrutura urbana e qualidade de vida – p. 94
As diversas visões acerca da natureza – p. 108
Recursos naturais: usos, impactos, conflitos e esgotamento – p. 124
A construção do território brasileiro – p. 139
Populações em movimento – p. 153
Relações de poder em narrativas cartográficas – p. 169
Compartilhar: