Coleção Desafio – Língua Portuguesa
Código da Coleção: 0008P230101010010
Proposta pedagógica
- Exercita a produção oral, a leitura, a compreensão do texto e o significado de novas palavras.
- Estimula a conexão dos diversos gêneros textuais, com o exercício da imaginação e da criatividade.
- Disponibiliza conteúdos sobre a função e a grafia correta das palavras, as regras de acentuação e as relações entre as letras e os sons.
- Explora as etapas para a escrita de textos variados, como cartas, notícias, e-mails, contos etc.
- Traz tarefas de conclusão de unidade para serem realizadas em casa, com acompanhamento da família.
Comparativos estaduais
Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual
Conteúdo programático
ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7
AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12
UNIDADE 1: LETRAS – p. 14
PARA LER: CAPA DE LIVRO DE TATIANA BELINKY – p. 16
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 16
ESTUDO DA LÍNGUA: ALFABETO – p. 18
JOGO: BINGO DE LETRAS – p. 22
PRODUÇÃO ESCRITA: CRACHÁ – p. 23
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS A, I E U – p. 25
PALAVRAS E FRASES – p. 27
PARA LER MAIS: TIRINHA DE MAURICIO DE SOUSA – p. 28
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 28
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS E E O – p. 30
PRODUÇÃO ORAL: EXPOSIÇÃO ORAL – p. 33
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA V – p. 35
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 37
PROJETO EM EQUIPE: BOA CONVIVÊNCIA – p. 38
UNIDADE 2: NOMES – p. 40
PARA LER: A CANOA VIROU, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 42
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 43
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS D E B – p. 46
PRODUÇÃO ESCRITA: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO – p. 49
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS F E S – p. 51
PARA LER MAIS: RELÂMPAGO, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 53
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 54
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS L E T – p. 57
PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 59
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS J E P – p. 60
JOGO: COM QUE LETRA? – p. 62
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 63
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 64
UNIDADE 3: BRINCADEIRAS – p. 66
PARA LER: LÁ EM CIMA DO PIANO, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 68
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 68
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS M E R – p. 70
PRODUÇÃO ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSARIANTES – p. 72
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS N E Z – p. 74
PARA LER MAIS: AMARELINHA, HARDY GUEDES – p. 77
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 78
ESTUDO DA LÍNGUA: SONS NASAIS – p. 81
PRODUÇÃO ORAL: RELATO ORAL – p. 86
JOGO: LOTO – p. 88
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA X – p. 89
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 91
UNIDADE 4: ALIMENTAÇÃO – p. 92
PARA LER: SOPA DE LEGUMES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 94
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 95
ESTUDO DA LÍNGUA: C, QUE E QUI – p. 97
PRODUÇÃO ESCRITA: LISTA – p. 100
ESTUDO DA LÍNGUA: CE, CI E Ç – p. 102
PARA LER MAIS: SOPA, PALAVRA CANTADA – p. 105
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 106
ESTUDO DA LÍNGUA: G, GUE E GUI – p. 109
PRODUÇÃO ORAL: ENTREVISTA – p. 112
ESTUDO DA LÍNGUA: GE E GI – p. 114
JOGO: FORCA – p. 116
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 117
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 118
UNIDADE 5: ANIMAIS – p. 120
PARA LER: QUADRINHAS POPULARES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 122
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 123
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA H – p. 126
PRODUÇÃO ESCRITA: RECADO – p. 128
ESTUDO DA LÍNGUA: CH – p. 130
PARA LER MAIS: A CIGARRA E A FORMIGA, RUTH ROCHA – p. 133
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 134
ESTUDO DA LÍNGUA: LH – p. 137
PRODUÇÃO ORAL: RECITAL DE QUADRINHAS – p. 139
ESTUDO DA LÍNGUA: NH – p. 140
JOGO: QUAL É O ANIMAL? – p. 142
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 143
UNIDADE 6: PLANTAS – p. 144
PARA LER: COMO É A PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EMBAIXO D’ÁGUA?, REVISTA MUNDO ESTRANHO – p. 146
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 147
ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO R – p. 149
PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ DE PROPAGANDA – p. 151
ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM R – p. 154
PARA LER MAIS: A VITÓRIA-RÉGIA, THEOBALDO MIRANDA SANTOS – p. 157
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 159
ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO L – p. 162
JOGO: TRILHA DO ALFABETO – p. 164
PRODUÇÃO ORAL: SPOT DE RÁDIO – p. 166
ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM L – p. 168
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171
PROJETO EM EQUIPE: PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES – p. 172
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 174
UNIDADE 7: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 176
PARA LER: COMO É QUE A GENTE SABE QUE O AR EXISTE?, RUTH ROCHA – p. 178
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 179
ESTUDO DA LÍNGUA: R – RR – p. 180
PRODUÇÃO ESCRITA: BILHETE – p. 183
ESTUDO DA LÍNGUA: S – SS – p. 185
JOGO: ADIVINHE SE PUDER! – p. 188
PARA LER MAIS: CHÁ, SÉRGIO CAPPARELLI E ANA CLÁUDIA GRUSZYNSKI – p. 190
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 191
ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO X – p. 193
PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL – p. 195
ESTUDO DA LÍNGUA: S – Z – p. 197
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199
UNIDADE 8: MAGIA NO AR – p. 200
PARA LER: A POÇÃO MÁGICA, JUAN JOSÉ GUTIÉRREZ FAMILIAR (ORG.) – p. 202
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 204
ESTUDO DA LÍNGUA: QUA, QUO E GUA, GUO – p. 206
PRODUÇÃO ESCRITA: FOTOLEGENDA – p. 209
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS K, W E Y – p. 211
PARA LER MAIS: CORDEL DA BRUXA, CÉSAR OBEID – p. 214
PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 215
ESTUDO DA LÍNGUA: ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO – p. 219
PRODUÇÃO ORAL: DECLAMAÇÃO DE CORDEL – p. 221
ESTUDO DA LÍNGUA: PONTUAÇÃO – p. 223
JOGO: NOMES MÁGICOS – p. 226
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 227
PROJETO EM EQUIPE: DIA DO CORDEL – p. 228
DICIONÁRIO DA TURMA – p. 230
AVALIAÇÃO FINAL – p. 233
PARA FAZER EM CASA – p. 237
SUGESTÕES DE LEITURA – p. 245
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 248
RECORTES – p. 249
ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7
AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12
ESTUDO DA LÍNGUA: REVISÃO – p. 15
UNIDADE 1: CASAS – p. 22
PARA LER: A CASA E O SEU DONO, ELIAS JOSÉ – p. 24
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 25
COMPREENDER O TEXTO – p. 26
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 27
ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES – p. 28
PRODUÇÃO ESCRITA: VERSOS – p. 32
PARA LER MAIS: A CASA, VINICIUS DE MORAES – p. 34
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 35
COMPREENDER O TEXTO – p. 35
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 37
ESTUDO DA LÍNGUA: SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS – p. 38
PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 41
JOGO: SAPO CANTOR – p. 42
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 43
UNIDADE 2: BRINCADEIRAS – p. 44
PARA LER: TARDE DE BRINCADEIRAS – p. 46
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 47
COMPREENDER O TEXTO – p. 48
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 49
ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS – p. 50
PRODUÇÃO ESCRITA: REGRAS DE BRINCADEIRA – p. 53
PARA LER MAIS: COM ELE, NÃO ADIANTA!, MAURICIO DE SOUSA – p. 56
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 59
COMPREENDER O TEXTO – p. 59
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 60
ESTUDO DA LÍNGUA: DÍGRAFOS – p. 62
PRODUÇÃO ORAL: PARLENDAS – p. 65
JOGO: MÍMICA DAS ONOMATOPEIAS – p. 66
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 67
PROJETO EM EQUIPE: UNI, DUNI, TÊ, FIZ UM LIVRO PRA VOCÊ! – p. 68
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 70
UNIDADE 3: ANIMAIS – p. 72
PARA LER: O PATINHO FEIO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – p. 74
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 76
COMPREENDER O TEXTO – p. 76
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 79
ESTUDO DA LÍNGUA: ORDEM ALFABÉTICA – p. 80
LETRA DE IMPRENSA E LETRA CURSIVA – p. 82
PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO PESSOAL – p. 84
PARA LER MAIS: SEM BARRA, JOSÉ PAULO PAES – p. 86
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 87
COMPREENDER O TEXTO – p. 87
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 89
ESTUDO DA LÍNGUA: SINGULAR E PLURAL – p. 90
MASCULINO E FEMININO – p. 92
PRODUÇÃO ORAL: JORNAL FALADO – p. 94
JOGO: BINGO ANIMAL – p. 96
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 97
UNIDADE 4: ALIMENTOS – p. 98
PARA LER: CRIANÇAS QUE TÊM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SÃO MAIS FELIZES, DIZ ESTUDO, REVISTA CRESCER ONLINE – p. 100
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 101
COMPREENDER O TEXTO – p. 102
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 104
ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS VOCÁLICOS – p. 105
SONS NASAIS – p. 107
PRODUÇÃO ESCRITA: NOTÍCIA – p. 109
PARA LER MAIS: AH! AMORA!, ELOI BOCHECO – p. 111
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 112
COMPREENDER O TEXTO – p. 112
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 113
ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS – p. 115
PRODUÇÃO ORAL: TRAVA-LÍNGUA – p. 119
JOGO: MEMÓRIA – p. 120
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 121
PROJETO EM EQUIPE: SAÚDE COMEÇA NO PRATO – p. 122
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 124
UNIDADE 5: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 126
PARA LER: A MINHA TURMA, CIÇA – p. 128
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 129
COMPREENDER O TEXTO – p. 129
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 130
ESTUDO DA LÍNGUA: AUMENTATIVO E DIMINUTIVO – p. 132
PARA LER MAIS: A MENINA QUE SE TRANSFORMOU NUMA GARÇA, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 135
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 136
COMPREENDER O TEXTO – p. 137
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 138
ESTUDO DA LÍNGUA: FRASE E PONTUAÇÃO – p. 139
PONTUAÇÃO NA NARRATIVA – p. 141
PARÁGRAFO – p. 142
JOGO: ACERTE A PONTUAÇÃO – p. 144
PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL DE MITO – p. 145
PRODUÇÃO ESCRITA: RECONTO ESCRITO DE MITO – p. 147
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 149
UNIDADE 6: NOSSOS CORPOS – p. 150
PARA LER: CARTAZ DE PROPAGANDA, ANVISA – p. 152
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 153
COMPREENDER O TEXTO – p. 153
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 154
ESTUDO DA LÍNGUA: OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA X – p. 155
PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ – p. 158
PARA LER MAIS: AO PÉ DA LETRA, LÚCIA PIMENTEL GÓES – p. 160
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 162
COMPREENDER O TEXTO – p. 162
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 164
ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABA TÔNICA – p. 165
PRODUÇÃO ORAL: CANTIGA DE RODA – p. 169
JOGO: ADIVINHAS – p. 170
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171
PROJETO EM EQUIPE: QUEM GOSTA DE SE MEXER? – p. 172
AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 176
UNIDADE 7: ESPERTEZAS 178
PARA LER: O PULO DO GATO, MONTEIRO LOBATO – p. 180
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 181
COMPREENDER O TEXTO – p. 182
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 183
ESTUDO DA LÍNGUA: M ANTES DE P E B – p. 184
PRODUÇÃO ESCRITA: TEXTO EXPOSITIVO – p. 186
PARA LER MAIS: JOGO DE ARGOLAS, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 189
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 191
COMPREENDER O TEXTO – p. 192
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 193
ESTUDO DA LÍNGUA: DIVISÃO SILÁBICA – p. 194
PRODUÇÃO ORAL: FESTIVAL DE ADIVINHAS – p. 196
JOGO: SÍLABAS VALIOSAS – p. 198
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199
UNIDADE 8: ESCOLA 200
PARA LER: JEITOS DE APRENDER, INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL – p. 202
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 204
COMPREENDER O TEXTO – p. 204
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 206
ESTUDO DA LÍNGUA: VERBOS – p. 207
PRODUÇÃO ESCRITA: E-MAIL – p. 210
PARA LER MAIS: TUHU, O MENINO VILLA-LOBOS, KAREN ACIOLY – p. 212
PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 214
COMPREENDER O TEXTO – p. 215
AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 217
ESTUDO DA LÍNGUA: DICIONÁRIO – p. 218
PRODUÇÃO ORAL: RELATO PESSOAL – p. 223
JOGO: OLHO VIVO – p. 224
CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 225
PROJETO EM EQUIPE: A ESCOLA NO PALCO – p. 226
DICIONÁRIO DA TURMA – p. 228
AVALIAÇÃO FINAL – p. 231
PARA FAZER EM CASA – p. 235
SUGESTÕES DE LEITURA – p. 243
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 246
RECORTES – p. 247
Organização do seu livro – p. 7
Avaliação inicial – p. 12
Estudo da língua: Revisão – p. 16
UNIDADE 1: Convivência – p. 22
Para ler: Diário ao contrário, Sônia Barros – p. 24
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 25
Compreender o texto – p. 26
Ampliar o vocabulário – p. 28
Estudo da língua: Parágrafo – p. 30
Produção escrita: E-mail – p. 32
Para ler mais: Pix, Ricardo Filho – p. 36
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 38
Compreender o texto – p. 38
Ampliar o vocabulário – p. 41
Estudo da língua: Uso de R ou RR, S ou SS – p. 42
Oficina de criação: Escrevendo e descrevendo – p. 44
Produção oral: Entrevista – p. 46
Conhecer mais palavras – p. 47
UNIDADE 2: Natureza – p. 48
Para ler: Anúncio, Greenpeace – p. 50
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51
Compreender o texto – p. 51
Ampliar o vocabulário – p. 53
Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 54
Oficina de criação: Poema visual – p. 57
Para ler mais: Cantiga do vento, Elias José – p. 59
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 60
Compreender o texto – p. 61
Ampliar o vocabulário – p. 62
Estudo da língua: G ou GU, C ou QU – p. 63
Produção escrita: Poema – p. 65
Produção oral: Conversação – p. 67
Conhecer mais palavras – p. 69
Projeto em equipe: A arte da reciclagem – p. 70
Avaliação em processo – p. 72
UNIDADE 3: Animais – p. 74
Para ler: Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no grande Recife, G1 Pernambuco – p. 76
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 78
Compreender o texto – p. 78
Ampliar o vocabulário – p. 80
Estudo da língua: Sons nasais – p. 81
Produção escrita: Notícia – p. 83
Para ler mais: HQ Chico Bento, Mauricio de Sousa – p. 85
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 88
Compreender o texto – p. 89
Ampliar o vocabulário – p. 91
Estudo da língua: Variação linguística – p. 92
Oficina de criação: História em quadrinhos – p. 95
Produção oral: Conversa telefônica – p. 97
Conhecer mais palavras – p. 99
UNIDADE 4: Monstros e outras criaturas – p. 100
Para ler: Bolo de espantalho de ouro, Eliana Trujillo – p. 102
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 103
Compreender o texto – p. 104
Ampliar o vocabulário – p. 107
Estudo da língua: Sílabas – p. 108
Oficina de criação: Brincando de noticiário – p. 110
Para ler mais: O monstrinho Medonhento, Mário Lago – p. 112
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 114
Compreender o texto – p. 114
Ampliar o vocabulário – p. 116
Estudo da língua: Dígrafo e encontro consonantal – p. 117
Produção oral: Enquete – p. 120
Produção escrita: Relatório – p. 122
Conhecer mais palavras – p. 125
Projeto em equipe: Vlog de culinária – p. 126
Avaliação em processo – p. 128
UNIDADE 5: Espertezas – p. 130
Para ler: O jabuti e o caipora, Ana Maria Machado – p. 132
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 134
Compreender o texto – p. 135
Ampliar o vocabulário – p. 136
Estudo da língua: Pontuação – p. 137
Produção escrita: Fábula – p. 140
Produção oral: Repente – p. 142
Para ler mais: A Onça, a Anta e o Macaco, José Carlos Aragão – p. 146
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 148
Compreender o texto – p. 149
Ampliar o vocabulário – p. 150
Estudo da língua: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – p. 152
Oficina de criação: Teatro da turma – p. 155
Conhecer mais palavras – p. 157
UNIDADE 6: Saúde – p. 158
Para ler: Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo, Folhinha – p. 160
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163
Compreender o texto – p. 163
Ampliar o vocabulário – p. 166
Estudo da língua: Prefixos e sufixos – p. 167
Produção escrita: Carta de leitor – p. 169
Para ler mais: Esportista, Neusa Sorrenti – p. 171
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 172
Compreender o texto – p. 172
Ampliar o vocabulário – p. 173
Estudo da língua: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica – p. 175
Oficina de criação: Incentivar a proteger – p. 178
Produção oral: Debate regrado – p. 180
Conhecer mais palavras – p. 182
Projeto em equipe: Unidos pela saúde! – p. 183
Avaliação em processo – p. 186
UNIDADE 7: Diferentes povos, diferentes costumes – p. 188
Para ler: Caiçara, Daniel Toffoli e Gustavo Mansur – p. 190
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 193
Compreender o texto – p. 194
Ampliar o vocabulário – p. 196
Estudo da língua: Substantivos e adjetivos – p. 197
Oficina de criação: Saboreando a cultura caiçara – p. 200
Para ler mais: A mãe do rio exige o pagamento da promessa, Reginaldo Prandi – p. 203
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 205
Compreender o texto – p. 205
Ampliar o vocabulário – p. 207
Estudo da língua: Falando de um jeito, escrevendo de outro – p. 208
Produção oral: Reconto oral – p. 211
Produção escrita: Reconto escrito de história oral – p. 213
Conhecer mais palavras – p. 215
UNIDADE 8: Brinquedos e brincadeiras – p. 216
Para ler: A bagunça dos brinquedos, Mariane Bigio – p. 218
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 221
Compreender o texto – p. 222
Ampliar o vocabulário – p. 223
Estudo da língua: Verbos – p. 225
Oficina de criação: Roendo e brincando com os sons – p. 228
Para ler mais: Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade, Minas Faz Ciência Infantil – p. 230
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 233
Compreender o texto – p. 233
Ampliar o vocabulário – p. 235
Estudo da língua: Palavras com H inicial – p. 236
Produção escrita: Texto instrucional – p. 237
Produção oral: Exposição oral – p. 239
Conhecer mais palavras – p. 241
UNIDADE 9: No mundo da fantasia – p. 242
Para ler: A princesa e o grão de ervilha, Hans Christian Andersen – p. 244
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 245
Compreender o texto – p. 246
Ampliar o vocabulário – p. 246
Estudo da língua: Verbos e substantivos na frase – p. 247
Oficina de criação: Personagens maravilhosas – p. 250
Para ler mais: A Terra do Nunca, J. M. Barrie – p. 252
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254
Compreender o texto – p. 254
Ampliar o vocabulário – p. 256
Estudo da língua: Pronomes – p. 257
Produção escrita: Conto – p. 260
Produção oral: Contação de histórias – p. 263
Conhecer mais palavras – p. 265
Projeto em equipe: Antologia de contos – p. 266
Dicionário da turma – p. 268
Avaliação final – p. 271
Para fazer em casa – p. 275
Sugestões de leitura – p. 284
Referências bibliográficas – p. 287
Organização do seu livro – p. 8
Avaliação inicial – p. 12
UNIDADE 1: Nosso mundo – p. 16
Para ler: A criação da noite, Edith Lacerda – p. 18
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 20
Compreender o texto – p. 21
Ampliar o vocabulário – p. 22
Estudo da língua: Ditongo, tritongo e hiato – p. 24
Produção escrita: Reconto de mito – p. 26
Para ler mais: Jovem astrônomo, Gabriel Toscano – p. 29
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 30
Compreender o texto – p. 31
Ampliar o vocabulário – p. 32
Estudo da língua: Letra h inicial – p. 35
Produção oral: Declamação de poema – p. 36
Conhecer mais palavras – p. 39
UNIDADE 2: Alimentos – p. 40
Para ler: Pese suas escolhas, Natália Mazzoni – p. 42
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 44
Compreender o texto – p. 45
Ampliar o vocabulário – p. 47
Estudo da língua: Sílaba tônica – p. 48
Acentuação das proparoxítonas – p. 48
Produção escrita: Narrativas com narradores diferentes – p. 50
Para ler mais: Fatura e boleto de gás – p. 55
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 56
Compreender o texto – p. 56
Estudo da língua: Acentuação das paroxítonas – p. 57
Acentuação das oxítonas – p. 59
Produção oral: Jornal falado – p. 60
Conhecer mais palavras – p. 62
Avaliação em processo – p. 63
UNIDADE 3: Árvores – p. 66
Para ler: O sonho de Ismar, Rosane Pamplona – p. 68
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 71
Compreender o texto – p. 71
Ampliar o vocabulário – p. 74
Estudo da língua: Substantivos – p. 75
Produção escrita: Reconto de conto maravilhoso – p. 77
Oficina de criação: Cartaz em defesa da natureza – p. 80
Para ler mais: Cajueiro pequenino, Juvenal Galeno – p. 82
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84
Compreender o texto – p. 84
Ampliar o vocabulário – p. 86
Estudo da língua: Terminações -ez e -eza – p. 88
Produção oral: Contando um caso – p. 89
Conhecer mais palavras – p. 92
UNIDADE 4: Medos – p. 94
Para ler: O barco negro, Pablo Antonio Cuadra – p. 96
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98
Compreender o texto – p. 99
Ampliar o vocabulário – p. 102
Estudo da língua: Pontuação – p. 103
Produção escrita: Conto de assombração – p. 105
Para ler mais: Joãozinho sem medo, Paula Belmino – p. 109
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 111
Compreender o texto – p. 111
Ampliar o vocabulário – p. 113
Estudo da língua: Usos da vírgula – p. 115
Produção oral: Exposição oral – p. 117
Conhecer mais palavras – p. 120
Avaliação em processo – p. 121
UNIDADE 5: Convivência – p. 124
Para ler: O vizinho, Ulisses Tavares – p. 126
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 128
Compreender o texto – p. 129
Ampliar o vocabulário – p. 130
Estudo da língua: Vocativo – p. 132
Aposto – p. 133
Produção escrita: Texto argumentativo – p. 135
Oficina de criação: Colagem da convivência – p. 138
Para ler mais: Diga não ao bullying, MPMG – p. 140
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 141
Compreender o texto – p. 141
Ampliar o vocabulário – p. 142
Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 143
Produção oral: Debate – p. 146
Conhecer mais palavras – p. 149
UNIDADE 6: Folclore – p. 150
Para ler: A lenda do Pirarucu, Maria José de Castro Alves e Maria Antonieta Pereira – p. 152
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 153
Compreender o texto – p. 154
Ampliar o vocabulário – p. 157
Estudo da língua: Substantivo próprio e substantivo comum – p. 158
Substantivo simples e substantivo composto – p. 159
Para ler mais: Folclore, Britannica Escola – p. 161
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163
Compreender o texto – p. 163
Ampliar o vocabulário – p. 165
Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 166
Produção escrita: Verbete de enciclopédia – p. 168
Produção oral: Entrevista e simulação de situação de entrevista – p. 171
Conhecer mais palavras – p. 174
Projeto em equipe: Gincana do Folclore – p. 175
Avaliação em processo – p. 179
UNIDADE 7: Mentiras e fantasias – p. 182
Para ler: Pinóquio, Collodi – p. 184
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 185
Compreender o texto – p. 186
Ampliar o vocabulário – p. 188
Estudo da língua: Pronomes pessoais – p. 189
Pronomes possessivos – p. 192
Produção escrita: Diálogo com base em imagens – p. 193
Oficina de criação: Poesia com disparate – p. 196
Para ler mais: Eu chovo, tu choves, ele chove…, Sylvia Orthof – p. 200
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 203
Compreender o texto – p. 204
Ampliar o vocabulário – p. 207
Estudo da língua: Sufixo -agem – p. 208
Sufixos -oso, -osa – p. 208
Produção oral: Leitura dramática e encenação – p. 210
Conhecer mais palavras – p. 213
UNIDADE 8: Outras cidades, outros países – p. 214
Para ler: Niassa – Moçambique – p. 216
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 219
Compreender o texto – p. 219
Ampliar o vocabulário – p. 223
Estudo da língua: Concordância verbal – p. 224
Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 227
Para ler mais: Calvin e Haroldo, Bill Watterson – p. 232
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 236
Compreender o texto – p. 236
Ampliar o vocabulário – p. 239
Estudo da língua: Terminações -ês e -esa – p. 240
Produção oral: Tutorial de jogo e brincadeira em vlog – p. 241
Conhecer mais palavras – p. 244
UNIDADE 9: No mar – p. 246
Para ler: No Oceano Índico, Júlio Verne – p. 248
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 250
Compreender o texto – p. 250
Ampliar o vocabulário – p. 252
Estudo da língua: Concordância nominal – p. 253
Produção escrita: Notícia – p. 255
Oficina de criação: Imagens no poema – p. 260
Para ler mais: Bran, o viajante do tempo, Heloisa Prieto – p. 262
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 263
Compreender o texto – p. 263
Ampliar o vocabulário – p. 266
Estudo da língua: Terminações -isar e -izar – p. 267
Produção oral: Seminário – p. 269
Conhecer mais palavras – p. 271
Projeto em equipe: Salvar o mar já! – p. 272
Dicionário da turma – p. 276
Avaliação final – p. 277
Para fazer em casa – p. 281
Sugestões de leitura – p. 290
Referências bibliográficas – p. 295
Organização do seu livro – p. 8
Avaliação inicial – p. 12
UNIDADE 1: Arte – p. 16
Para ler: Portinari, Mara Figueira – p. 18
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 21
Compreender o texto – p. 22
Ampliar o vocabulário – p. 24
Estudo da língua: Proparoxítonas e oxítonas – p. 25
Monossílabos tônicos / Letra h inicial – p. 26
Produção escrita: Relato autobiográfico – p. 28
Oficina de criação: Relendo uma obra de arte – p. 30
Para ler mais: Picasso, Adriana Abujamra Aith – p. 32
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 33
Compreender o texto – p. 34
Ampliar o vocabulário – p. 36
Estudo da língua: Polissemia – p. 37
Produção oral: Declamação de poema – p. 39
Conhecer mais palavras – p. 41
UNIDADE 2: Pequenos animais – p. 42
Para ler: Piadas – p. 44
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 45
Compreender o texto – p. 45
Ampliar o vocabulário – p. 46
Produção oral: Roda de piadas – p. 47
Estudo da língua: Paroxítonas – p. 48
Para ler mais: Os bichos da minha casa, Clarice Lispector – p. 50
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51
Compreender o texto – p. 52
Ampliar o vocabulário – p. 54
Estudo da língua: Pontuação: vírgula – p. 55
Pontuação: parênteses – p. 58
Produção escrita: Narrativa ficcional – p. 60
Conhecer mais palavras – p. 62
Avaliação em processo – p. 63
UNIDADE 3: Vocações e profissões – p. 66
Para ler: O que Lelê vai ser quando crescer?, José R. Torero – p. 68
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 70
Compreender o texto – p. 71
Ampliar o vocabulário – p. 73
Estudo da língua: Concordância nominal – p. 74
Produção escrita: Versos para letra de canção – p. 77
Produção oral: Cantoria – p. 79
Oficina de criação: Criando histórias em quadrinhos – p. 80
Para ler mais: O escravo que guardou os ossos do príncipe, Reginaldo Prandi – p. 82
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84
Compreender o texto – p. 85
Ampliar o vocabulário – p. 87
Estudo da língua: Concordância verbal – p. 89
Conhecer mais palavras – p. 93
UNIDADE 4: Nossos povos – p. 94
Para ler: A árvore da vitalidade: o guaraná, Leonardo Boff – p. 96
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98
Compreender o texto – p. 98
Ampliar o vocabulário – p. 101
Estudo da língua: Tempos verbais – p. 103
Produção oral: Contação de mito – p. 105
Para ler mais: Inventando moda, Ana Paula Xongani – p. 108
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 110
Compreender o texto – p. 110
Ampliar o vocabulário – p. 112
Estudo da língua: Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos – p. 114
Produção escrita: Relato – p. 119
Conhecer mais palavras – p. 122
Avaliação em processo – p. 123
UNIDADE 5: Esportes – p. 126
Para ler: Namoro & Futebol, Moacyr Scliar – p. 128
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 130
Compreender o texto – p. 131
Ampliar o vocabulário – p. 133
Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 135
Produção escrita: Crônica – p. 138
Oficina de criação: Folheto de propaganda – p. 140
Para ler mais: Regras do tênis de mesa – p. 144
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 146
Compreender o texto – p. 147
Ampliar o vocabulário – p. 149
Estudo da língua: Pontuação: aspas – p. 150
Produção oral: Narração esportiva – p. 152
Conhecer mais palavras – p. 155
UNIDADE 6: Heróis e vilões – p. 156
Para ler: Guilherme Tell, Tatiana Belinky – p. 158
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 160
Compreender o texto – p. 161
Ampliar o vocabulário – p. 162
Estudo da língua: Discurso direto e discurso indireto – p. 164
Produção escrita: Resenha crítica de livro – p. 166
Para ler mais: O fantástico mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira – p. 169
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 173
Compreender o texto – p. 173
Ampliar o vocabulário – p. 176
Estudo da língua: Formação de palavras – p. 177
Produção oral: Leitura dramática – p. 180
Conhecer mais palavras – p. 181
Projeto em equipe: Vlog sobre livros – p. 182
Avaliação em processo – p. 185
UNIDADE 7: Viagens e transportes 188
Para ler: Alter do Chão, no Pará, tem apenas duas estações no ano e pode oferecer praia ou floresta alagada, a depender da época, Denise de Almeida – p. 190
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 192
Compreender o texto – p. 193
Ampliar o vocabulário – p. 195
Estudo da língua: Numerais – p. 196
Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 198
Oficina de criação: Criando receita poética – p. 203
Para ler mais: Minhas férias!, Carlos Queiroz Telles – p. 206
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 208
Compreender o texto – p. 209
Ampliar o vocabulário – p. 211
Estudo da língua: Pontuação: reticências – p. 213
Pontuação: revisão – p. 214
Produção oral: Exposição oral – p. 216
Conhecer mais palavras – p. 218
UNIDADE 8: Energia – p. 220
Para ler: O verbete, vários autores – p. 222
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 223
Compreender o texto – p. 224
Ampliar o vocabulário – p. 228
Estudo da língua: Conjunções – p. 229
Para ler mais: Vó caiu na piscina, Carlos Drummond de Andrade – p. 232
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 234
Compreender o texto – p. 235
Ampliar o vocabulário – p. 237
Estudo da língua: Linguagem informal – p. 238
Produção escrita: Texto informativo com leitura de gráfico – p. 241
Produção oral: Fazendo rap – p. 244
Conhecer mais palavras – p. 247
Projeto em equipe: Criando vídeo e brincando – p. 248
UNIDADE 9: Planeta Terra – p. 250
Para ler: Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, WWF/Banco Mundial – p. 252
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254
Compreender o texto – p. 255
Ampliar o vocabulário – p. 257
Estudo da língua: Modos verbais – p. 259
Produção escrita: Reportagem digital – p. 261
Para ler mais: A espécie mais letal, Bernardo Tavares – p. 265
Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 266
Compreender o texto – p. 266
Ampliar o vocabulário – p. 268
Estudo da língua: Verbos regulares e irregulares – p. 270
Oficina de criação: Poema visual e a Terra – p. 274
Produção oral: Debate – p. 276
Conhecer mais palavras – p. 278
Projeto em equipe: É hora de defender o planeta! – p. 280
Dicionário da turma – p. 284
Avaliação final – p. 285
Para fazer em casa – p. 289
Sugestões de leitura – p. 298
Referências bibliográficas – p. 303
Compartilhar: