Coleção Desafio – Língua Portuguesa

Código da Coleção: 0008P230101010010
Proposta pedagógica
  • Exercita a produção oral, a leitura, a compreensão do texto e o significado de novas palavras.
  • Estimula a conexão dos diversos gêneros textuais, com o exercício da imaginação e da criatividade.
  • Disponibiliza conteúdos sobre a função e a grafia correta das palavras, as regras de acentuação e as relações entre as letras e os sons.
  • Explora as etapas para a escrita de textos variados, como cartas, notícias, e-mails, contos etc.
  • Traz tarefas de conclusão de unidade para serem realizadas em casa, com acompanhamento da família.
NOVIDADE! Disponível também no Objeto 2 (Livros de práticas e aprendizagem) para colaborar na recomposição das aprendizagens
Destaques da Coleção

Comparativos estaduais

Selecione o seu estado e veja como nossas obras cumprem o currículo estadual

Conteúdo programático

ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7 

AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12 

UNIDADE 1: LETRAS – p. 14 

PARA LER: CAPA DE LIVRO DE TATIANA BELINKY – p. 16 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 16 

ESTUDO DA LÍNGUA: ALFABETO – p. 18 

JOGO: BINGO DE LETRAS – p. 22 

PRODUÇÃO ESCRITA: CRACHÁ – p. 23 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS A, I E U – p. 25 

       PALAVRAS E FRASES – p. 27 

PARA LER MAIS: TIRINHA DE MAURICIO DE SOUSA – p. 28 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 28 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS E E O – p. 30 

PRODUÇÃO ORAL: EXPOSIÇÃO ORAL – p. 33 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA V – p. 35 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 37 

PROJETO EM EQUIPE: BOA CONVIVÊNCIA – p. 38 

 

UNIDADE 2: NOMES – p. 40 

PARA LER: A CANOA VIROU, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 42 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 43 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS D E B – p. 46 

PRODUÇÃO ESCRITA: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO – p. 49 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS F E S – p. 51 

PARA LER MAIS: RELÂMPAGO, SÉRGIO CAPPARELLI – p. 53 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 54 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS L E T – p. 57 

PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 59 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS J E P – p. 60 

JOGO: COM QUE LETRA? – p. 62 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 63 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 64 

 

UNIDADE 3: BRINCADEIRAS – p. 66 

PARA LER: LÁ EM CIMA DO PIANO, DA TRADIÇÃO POPULAR – p. 68 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 68 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS M E R – p. 70 

PRODUÇÃO ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSARIANTES – p. 72 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS N E Z – p. 74 

PARA LER MAIS: AMARELINHA, HARDY GUEDES – p. 77 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 78 

ESTUDO DA LÍNGUA: SONS NASAIS – p. 81  

PRODUÇÃO ORAL: RELATO ORAL – p. 86 

JOGO: LOTO – p. 88 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA X – p. 89 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 91 

 

UNIDADE 4: ALIMENTAÇÃO – p. 92 

PARA LER: SOPA DE LEGUMES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 94 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 95 

ESTUDO DA LÍNGUA: C, QUE E QUI – p. 97 

PRODUÇÃO ESCRITA: LISTA – p. 100 

ESTUDO DA LÍNGUA: CE, CI E Ç – p. 102 

PARA LER MAIS: SOPA, PALAVRA CANTADA – p. 105 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 106 

ESTUDO DA LÍNGUA: G, GUE E GUI – p. 109 

PRODUÇÃO ORAL: ENTREVISTA – p. 112   

ESTUDO DA LÍNGUA: GE E GI – p. 114 

JOGO: FORCA – p. 116 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 117 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 118 

 

UNIDADE 5: ANIMAIS – p. 120 

PARA LER: QUADRINHAS POPULARES, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 122 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 123 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRA H – p. 126 

PRODUÇÃO ESCRITA: RECADO – p. 128 

ESTUDO DA LÍNGUA: CH – p. 130 

PARA LER MAIS: A CIGARRA E A FORMIGA, RUTH ROCHA – p. 133 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 134 

ESTUDO DA LÍNGUA: LH – p. 137 

PRODUÇÃO ORAL: RECITAL DE QUADRINHAS – p. 139 

ESTUDO DA LÍNGUA: NH – p. 140 

JOGO: QUAL É O ANIMAL? – p. 142 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 143 

 

UNIDADE 6: PLANTAS – p. 144 

PARA LER: COMO É A PARTE DA VITÓRIA-RÉGIA QUE FICA EMBAIXO D’ÁGUA?, REVISTA MUNDO ESTRANHO – p. 146 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 147 

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO R – p. 149 

PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ DE PROPAGANDA – p. 151 

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM R – p. 154 

PARA LER MAIS: A VITÓRIA-RÉGIA, THEOBALDO MIRANDA SANTOS – p. 157 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 159 

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO L – p. 162  

JOGO: TRILHA DO ALFABETO – p. 164 

PRODUÇÃO ORAL: SPOT DE RÁDIO – p. 166 

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS COM L – p. 168 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171 

PROJETO EM EQUIPE: PRESERVAÇÃO DAS ÁRVORES – p. 172 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 174 

 

UNIDADE 7: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 176 

PARA LER: COMO É QUE A GENTE SABE QUE O AR EXISTE?, RUTH ROCHA – p. 178 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 179 

ESTUDO DA LÍNGUA: R – RR – p. 180 

PRODUÇÃO ESCRITA: BILHETE – p. 183 

ESTUDO DA LÍNGUA: S – SS – p. 185 

JOGO: ADIVINHE SE PUDER! – p. 188 

PARA LER MAIS: CHÁ, SÉRGIO CAPPARELLI E ANA CLÁUDIA GRUSZYNSKI – p. 190 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 191 

ESTUDO DA LÍNGUA: OUTROS SONS REPRESENTADOS PELO X – p. 193 

PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL – p. 195 

ESTUDO DA LÍNGUA: S – Z – p. 197 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199   

 

UNIDADE 8: MAGIA NO AR – p. 200 

PARA LER: A POÇÃO MÁGICA, JUAN JOSÉ GUTIÉRREZ FAMILIAR (ORG.) – p. 202 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 204 

ESTUDO DA LÍNGUA: QUA, QUO E GUA, GUO – p. 206 

PRODUÇÃO ESCRITA: FOTOLEGENDA – p. 209 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS K, W E Y – p. 211 

PARA LER MAIS: CORDEL DA BRUXA, CÉSAR OBEID – p. 214 

PARA ESTUDAR O TEXTO – p. 215 

ESTUDO DA LÍNGUA: ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO – p. 219 

PRODUÇÃO ORAL: DECLAMAÇÃO DE CORDEL – p. 221 

ESTUDO DA LÍNGUA: PONTUAÇÃO – p. 223 

JOGO: NOMES MÁGICOS – p. 226 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 227 

PROJETO EM EQUIPE: DIA DO CORDEL – p. 228 

 

 

DICIONÁRIO DA TURMA – p. 230 

AVALIAÇÃO FINAL – p. 233 

PARA FAZER EM CASA – p. 237 

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 245 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 248 

RECORTES – p. 249 

ORGANIZAÇÃO DO SEU LIVRO – p. 7 

AVALIAÇÃO INICIAL – p. 12 

ESTUDO DA LÍNGUA: REVISÃO – p. 15 

UNIDADE 1: CASAS – p. 22 

PARA LER: A CASA E O SEU DONO, ELIAS JOSÉ – p. 24 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 25 

COMPREENDER O TEXTO – p. 26 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 27 

ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABAS, PALAVRAS E FRASES – p. 28 

PRODUÇÃO ESCRITA: VERSOS – p. 32 

PARA LER MAIS: A CASA, VINICIUS DE MORAES – p. 34 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 35 

COMPREENDER O TEXTO – p. 35 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 37 

ESTUDO DA LÍNGUA: SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS – p. 38 

PRODUÇÃO ORAL: CONVERSAÇÃO – p. 41 

JOGO: SAPO CANTOR – p. 42 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 43 

 

UNIDADE 2: BRINCADEIRAS – p. 44 

PARA LER: TARDE DE BRINCADEIRAS – p. 46 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 47 

COMPREENDER O TEXTO – p. 48 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 49 

ESTUDO DA LÍNGUA: LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS – p. 50 

PRODUÇÃO ESCRITA: REGRAS DE BRINCADEIRA – p. 53 

PARA LER MAIS: COM ELE, NÃO ADIANTA!, MAURICIO DE SOUSA – p. 56 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 59 

COMPREENDER O TEXTO – p. 59 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 60 

ESTUDO DA LÍNGUA: DÍGRAFOS – p. 62 

PRODUÇÃO ORAL: PARLENDAS – p. 65 

JOGO: MÍMICA DAS ONOMATOPEIAS – p. 66 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 67 

PROJETO EM EQUIPE: UNI, DUNI, TÊ, FIZ UM LIVRO PRA VOCÊ! – p. 68 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 70 

 

UNIDADE 3: ANIMAIS – p. 72 

PARA LER: O PATINHO FEIO, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – p. 74 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 76 

COMPREENDER O TEXTO – p. 76 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 79 

ESTUDO DA LÍNGUA: ORDEM ALFABÉTICA – p. 80 

       LETRA DE IMPRENSA E LETRA CURSIVA – p. 82 

PRODUÇÃO ESCRITA: RELATO PESSOAL – p. 84 

PARA LER MAIS: SEM BARRA, JOSÉ PAULO PAES – p. 86 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 87 

COMPREENDER O TEXTO – p. 87 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 89  

ESTUDO DA LÍNGUA: SINGULAR E PLURAL – p. 90 

      MASCULINO E FEMININO – p. 92 

PRODUÇÃO ORAL: JORNAL FALADO – p. 94 

JOGO: BINGO ANIMAL – p. 96 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 97 

 

UNIDADE 4: ALIMENTOS – p. 98 

PARA LER: CRIANÇAS QUE TÊM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SÃO MAIS FELIZES, DIZ ESTUDO, REVISTA CRESCER ONLINE – p. 100 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 101 

COMPREENDER O TEXTO – p. 102 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 104 

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS VOCÁLICOS – p. 105 

       SONS NASAIS – p. 107 

PRODUÇÃO ESCRITA: NOTÍCIA – p. 109 

PARA LER MAIS: AH! AMORA!, ELOI BOCHECO – p. 111 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 112 

COMPREENDER O TEXTO – p. 112 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 113 

ESTUDO DA LÍNGUA: ENCONTROS CONSONANTAIS – p. 115 

PRODUÇÃO ORAL: TRAVA-LÍNGUA – p. 119   

JOGO: MEMÓRIA – p. 120 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 121 

PROJETO EM EQUIPE: SAÚDE COMEÇA NO PRATO – p. 122 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 124 

 

UNIDADE 5: O SER HUMANO NO MUNDO – p. 126 

PARA LER: A MINHA TURMA, CIÇA – p. 128 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 129 

COMPREENDER O TEXTO – p. 129 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 130 

ESTUDO DA LÍNGUA: AUMENTATIVO E DIMINUTIVO – p. 132 

PARA LER MAIS: A MENINA QUE SE TRANSFORMOU NUMA GARÇA, ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA – p. 135 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 136 

COMPREENDER O TEXTO – p. 137 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 138 

ESTUDO DA LÍNGUA: FRASE E PONTUAÇÃO – p. 139 

       PONTUAÇÃO NA NARRATIVA – p. 141 

       PARÁGRAFO – p. 142 

JOGO: ACERTE A PONTUAÇÃO – p. 144 

PRODUÇÃO ORAL: RECONTO ORAL DE MITO – p. 145 

PRODUÇÃO ESCRITA: RECONTO ESCRITO DE MITO – p. 147 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 149 

 

UNIDADE 6: NOSSOS CORPOS – p. 150 

PARA LER: CARTAZ DE PROPAGANDA, ANVISA – p. 152 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 153 

COMPREENDER O TEXTO – p. 153 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 154 

ESTUDO DA LÍNGUA: OS SONS REPRESENTADOS PELA LETRA X – p. 155 

PRODUÇÃO ESCRITA: CARTAZ – p. 158 

PARA LER MAIS: AO PÉ DA LETRA, LÚCIA PIMENTEL GÓES – p. 160 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 162 

COMPREENDER O TEXTO – p. 162 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 164 

ESTUDO DA LÍNGUA: SÍLABA TÔNICA – p. 165 

PRODUÇÃO ORAL: CANTIGA DE RODA – p. 169 

JOGO: ADIVINHAS – p. 170 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 171 

PROJETO EM EQUIPE: QUEM GOSTA DE SE MEXER? – p. 172 

AVALIAÇÃO EM PROCESSO – p. 176 

 

UNIDADE 7: ESPERTEZAS  178 

PARA LER: O PULO DO GATO, MONTEIRO LOBATO – p. 180 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 181 

COMPREENDER O TEXTO – p. 182 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 183 

ESTUDO DA LÍNGUA: M ANTES DE P E B – p. 184 

PRODUÇÃO ESCRITA: TEXTO EXPOSITIVO – p. 186 

PARA LER MAIS: JOGO DE ARGOLAS, DOMÍNIO PÚBLICO – p. 189 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 191 

COMPREENDER O TEXTO – p. 192 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 193 

ESTUDO DA LÍNGUA: DIVISÃO SILÁBICA – p. 194 

PRODUÇÃO ORAL: FESTIVAL DE ADIVINHAS – p. 196 

JOGO: SÍLABAS VALIOSAS – p. 198 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 199   

 

UNIDADE 8: ESCOLA  200 

PARA LER: JEITOS DE APRENDER, INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL – p. 202 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 204 

COMPREENDER O TEXTO – p. 204 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 206 

ESTUDO DA LÍNGUA: VERBOS – p. 207 

PRODUÇÃO ESCRITA: E-MAIL – p. 210 

PARA LER MAIS: TUHU, O MENINO VILLA-LOBOS, KAREN ACIOLY – p. 212 

PARA ESTUDAR O TEXTO: PRATICAR A FLUÊNCIA – p. 214 

COMPREENDER O TEXTO – p. 215 

AMPLIAR O VOCABULÁRIO – p. 217 

ESTUDO DA LÍNGUA: DICIONÁRIO – p. 218 

PRODUÇÃO ORAL: RELATO PESSOAL – p. 223 

JOGO: OLHO VIVO – p. 224 

CONHECER MAIS PALAVRAS – p. 225 

PROJETO EM EQUIPE: A ESCOLA NO PALCO – p. 226 

 

DICIONÁRIO DA TURMA – p. 228 

AVALIAÇÃO FINAL – p. 231 

PARA FAZER EM CASA – p. 235 

SUGESTÕES DE LEITURA – p. 243 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 246 

RECORTES – p. 247 

 

Organização do seu livro – p. 7 

Avaliação inicial – p. 12 

Estudo da língua: Revisão – p. 16 

UNIDADE 1: Convivência – p. 22 

Para ler: Diário ao contrário, Sônia Barros – p. 24 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 25 

       Compreender o texto – p. 26 

       Ampliar o vocabulário – p. 28 

Estudo da língua: Parágrafo – p. 30 

Produção escrita: E-mail – p. 32 

Para ler mais: Pix, Ricardo Filho – p. 36 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 38 

       Compreender o texto – p. 38 

       Ampliar o vocabulário – p. 41 

Estudo da língua: Uso de R ou RR, S ou SS – p. 42 

Oficina de criação: Escrevendo e descrevendo – p. 44 

Produção oral: Entrevista – p. 46 

Conhecer mais palavras – p. 47 

 

UNIDADE 2: Natureza – p. 48 

Para ler: Anúncio, Greenpeace – p. 50 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51 

Compreender o texto – p. 51 

Ampliar o vocabulário – p. 53 

Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 54 

Oficina de criação: Poema visual – p. 57 

Para ler mais: Cantiga do vento, Elias José – p. 59 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 60 

Compreender o texto – p. 61 

Ampliar o vocabulário – p. 62 

Estudo da língua: G ou GU, C ou QU – p. 63 

Produção escrita: Poema – p. 65 

Produção oral: Conversação – p. 67 

Conhecer mais palavras – p. 69 

Projeto em equipe: A arte da reciclagem – p. 70 

Avaliação em processo – p. 72 

 

UNIDADE 3: Animais – p. 74 

Para ler: Menina de 7 anos cria estrutura para alimentar cães abandonados no grande Recife, G1 Pernambuco – p. 76  

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 78 

Compreender o texto – p. 78 

Ampliar o vocabulário – p. 80 

Estudo da língua: Sons nasais – p. 81 

Produção escrita: Notícia – p. 83 

Para ler mais: HQ Chico Bento, Mauricio de Sousa – p. 85 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 88 

Compreender o texto – p. 89 

Ampliar o vocabulário – p. 91 

Estudo da língua: Variação linguística – p. 92 

Oficina de criação: História em quadrinhos – p. 95 

Produção oral: Conversa telefônica – p. 97 

Conhecer mais palavras – p. 99 

 

UNIDADE 4: Monstros e outras criaturas – p. 100 

Para ler: Bolo de espantalho de ouro, Eliana Trujillo – p. 102 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 103 

Compreender o texto – p. 104 

Ampliar o vocabulário – p. 107 

Estudo da língua: Sílabas – p. 108 

Oficina de criação: Brincando de noticiário – p. 110 

Para ler mais: O monstrinho Medonhento, Mário Lago – p. 112 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 114 

Compreender o texto – p. 114 

Ampliar o vocabulário – p. 116 

Estudo da língua: Dígrafo e encontro consonantal – p. 117 

Produção oral: Enquete – p. 120 

Produção escrita: Relatório – p. 122 

Conhecer mais palavras – p. 125  

Projeto em equipe: Vlog de culinária – p. 126 

Avaliação em processo – p. 128 

 

UNIDADE 5: Espertezas – p. 130 

Para ler: O jabuti e o caipora, Ana Maria Machado – p. 132 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 134 

Compreender o texto – p. 135 

Ampliar o vocabulário – p. 136 

Estudo da língua: Pontuação – p. 137 

Produção escrita: Fábula – p. 140 

Produção oral: Repente – p. 142 

Para ler mais: A Onça, a Anta e o Macaco, José Carlos Aragão – p. 146  

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 148 

Compreender o texto – p. 149 

Ampliar o vocabulário – p. 150 

Estudo da língua: Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – p. 152 

Oficina de criação: Teatro da turma – p. 155 

Conhecer mais palavras – p. 157 

 

UNIDADE 6: Saúde – p. 158  

Para ler: Vacina forma exército de soldadinhos para proteção do corpo, Folhinha – p. 160 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163 

Compreender o texto – p. 163 

Ampliar o vocabulário – p. 166 

Estudo da língua: Prefixos e sufixos – p. 167 

Produção escrita: Carta de leitor – p. 169 

Para ler mais: Esportista, Neusa Sorrenti – p. 171 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 172 

Compreender o texto – p. 172 

Ampliar o vocabulário – p. 173 

Estudo da língua: Classificação das palavras quanto à sílaba tônica – p. 175 

Oficina de criação: Incentivar a proteger – p. 178 

Produção oral: Debate regrado – p. 180 

Conhecer mais palavras – p. 182 

Projeto em equipe: Unidos pela saúde! – p. 183 

Avaliação em processo – p. 186 

 

UNIDADE 7: Diferentes povos, diferentes costumes – p. 188  

Para ler: Caiçara, Daniel Toffoli e Gustavo Mansur – p. 190 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 193 

Compreender o texto – p. 194 

Ampliar o vocabulário – p. 196 

Estudo da língua: Substantivos e adjetivos – p. 197 

Oficina de criação: Saboreando a cultura caiçara – p. 200 

Para ler mais: A mãe do rio exige o pagamento da promessa, Reginaldo Prandi – p. 203 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 205 

Compreender o texto – p. 205 

Ampliar o vocabulário – p. 207 

Estudo da língua: Falando de um jeito, escrevendo de outro – p. 208 

Produção oral: Reconto oral – p. 211 

Produção escrita: Reconto escrito de história oral – p. 213 

Conhecer mais palavras – p. 215  

 

UNIDADE 8: Brinquedos e brincadeiras – p. 216 

Para ler: A bagunça dos brinquedos, Mariane Bigio – p. 218 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 221 

Compreender o texto – p. 222 

Ampliar o vocabulário – p. 223 

Estudo da língua: Verbos – p. 225 

Oficina de criação: Roendo e brincando com os sons – p. 228 

Para ler mais: Conheça pesquisa sobre brinquedos, inclusão e diversidade, Minas Faz Ciência Infantil – p. 230 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 233 

Compreender o texto – p. 233 

Ampliar o vocabulário – p. 235 

Estudo da língua: Palavras com H inicial – p. 236 

Produção escrita: Texto instrucional – p. 237 

Produção oral: Exposição oral – p. 239 

Conhecer mais palavras – p. 241  

 

UNIDADE 9: No mundo da fantasia – p. 242 

Para ler: A princesa e o grão de ervilha, Hans Christian Andersen – p. 244 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 245 

Compreender o texto – p. 246 

Ampliar o vocabulário – p. 246 

Estudo da língua: Verbos e substantivos na frase – p. 247 

Oficina de criação: Personagens maravilhosas – p. 250 

Para ler mais: A Terra do Nunca, J. M. Barrie – p. 252 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254 

Compreender o texto – p. 254 

Ampliar o vocabulário – p. 256 

Estudo da língua: Pronomes – p. 257 

Produção escrita: Conto – p. 260 

Produção oral: Contação de histórias – p. 263 

Conhecer mais palavras – p. 265 

Projeto em equipe: Antologia de contos – p. 266 

 

Dicionário da turma – p. 268 

Avaliação final – p. 271 

Para fazer em casa – p. 275 

Sugestões de leitura – p. 284 

Referências bibliográficas – p. 287 

Organização do seu livro – p. 8 

Avaliação inicial – p. 12 

UNIDADE 1: Nosso mundo – p. 16 

Para ler: A criação da noite, Edith Lacerda – p. 18 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 20 

Compreender o texto – p. 21 

Ampliar o vocabulário – p. 22 

Estudo da língua: Ditongo, tritongo e hiato – p. 24 

Produção escrita: Reconto de mito – p. 26 

Para ler mais: Jovem astrônomo, Gabriel Toscano – p. 29 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 30 

Compreender o texto – p. 31 

Ampliar o vocabulário – p. 32 

Estudo da língua: Letra h inicial – p. 35 

Produção oral: Declamação de poema – p. 36 

Conhecer mais palavras – p. 39 

 

UNIDADE 2: Alimentos – p. 40 

Para ler: Pese suas escolhas, Natália Mazzoni – p. 42 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 44 

Compreender o texto – p. 45 

Ampliar o vocabulário – p. 47 

Estudo da língua: Sílaba tônica – p. 48 

Acentuação das proparoxítonas – p. 48 

Produção escrita: Narrativas com narradores diferentes – p. 50 

Para ler mais: Fatura e boleto de gás – p. 55 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 56 

Compreender o texto – p. 56 

Estudo da língua: Acentuação das paroxítonas – p. 57 

Acentuação das oxítonas – p. 59 

Produção oral: Jornal falado – p. 60 

Conhecer mais palavras – p. 62 

Avaliação em processo – p. 63 

 

UNIDADE 3: Árvores – p. 66 

Para ler: O sonho de Ismar, Rosane Pamplona – p. 68 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 71 

Compreender o texto – p. 71 

Ampliar o vocabulário – p. 74  

Estudo da língua: Substantivos – p. 75 

Produção escrita: Reconto de conto maravilhoso – p. 77 

Oficina de criação: Cartaz em defesa da natureza – p. 80 

Para ler mais: Cajueiro pequenino, Juvenal Galeno – p. 82 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84 

Compreender o texto – p. 84 

Ampliar o vocabulário – p. 86 

Estudo da língua: Terminações -ez e -eza – p. 88 

Produção oral: Contando um caso – p. 89 

Conhecer mais palavras – p. 92 

 

UNIDADE 4: Medos – p. 94 

Para ler: O barco negro, Pablo Antonio Cuadra – p. 96 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98 

Compreender o texto – p. 99 

Ampliar o vocabulário – p. 102 

Estudo da língua: Pontuação – p. 103 

Produção escrita: Conto de assombração – p. 105 

Para ler mais: Joãozinho sem medo, Paula Belmino – p. 109 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 111 

Compreender o texto – p. 111 

Ampliar o vocabulário – p. 113 

Estudo da língua: Usos da vírgula – p. 115 

Produção oral: Exposição oral – p. 117 

Conhecer mais palavras – p. 120  

Avaliação em processo – p. 121 

 

UNIDADE 5: Convivência – p. 124 

Para ler: O vizinho, Ulisses Tavares – p. 126 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 128 

Compreender o texto – p. 129 

Ampliar o vocabulário – p. 130 

Estudo da língua: Vocativo – p. 132                             

Aposto – p. 133 

Produção escrita: Texto argumentativo – p. 135 

Oficina de criação: Colagem da convivência – p. 138 

Para ler mais: Diga não ao bullying, MPMG – p. 140 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 141 

Compreender o texto – p. 141 

Ampliar o vocabulário – p. 142 

Estudo da língua: Uso do dicionário – p. 143 

Produção oral: Debate – p. 146 

Conhecer mais palavras – p. 149 

 

UNIDADE 6: Folclore – p. 150 

Para ler: A lenda do Pirarucu, Maria José de Castro Alves e Maria Antonieta Pereira – p. 152 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 153 

Compreender o texto – p. 154 

Ampliar o vocabulário – p. 157 

Estudo da língua: Substantivo próprio e substantivo comum – p. 158 

Substantivo simples e substantivo composto – p. 159  

Para ler mais: Folclore, Britannica Escola – p. 161 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 163 

Compreender o texto – p. 163 

Ampliar o vocabulário – p. 165 

Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 166 

Produção escrita: Verbete de enciclopédia – p. 168 

Produção oral: Entrevista e simulação de situação de entrevista – p. 171 

Conhecer mais palavras – p. 174 

Projeto em equipe: Gincana do Folclore – p. 175 

Avaliação em processo – p. 179 

 

UNIDADE 7: Mentiras e fantasias – p. 182 

Para ler: Pinóquio, Collodi – p. 184 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 185 

Compreender o texto – p. 186 

Ampliar o vocabulário – p. 188 

Estudo da língua: Pronomes pessoais – p. 189 

Pronomes possessivos – p. 192 

Produção escrita: Diálogo com base em imagens – p. 193 

Oficina de criação: Poesia com disparate – p. 196 

Para ler mais: Eu chovo, tu choves, ele chove…, Sylvia Orthof – p. 200 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 203 

Compreender o texto – p. 204 

Ampliar o vocabulário – p. 207 

Estudo da língua: Sufixo -agem – p. 208                                      

Sufixos -oso, -osa – p. 208 

Produção oral: Leitura dramática e encenação – p. 210 

Conhecer mais palavras – p. 213 

 

UNIDADE 8: Outras cidades, outros países – p. 214 

Para ler: Niassa – Moçambique – p. 216 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 219 

Compreender o texto – p. 219 

Ampliar o vocabulário – p. 223 

Estudo da língua: Concordância verbal – p. 224 

Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 227 

Para ler mais: Calvin e Haroldo, Bill Watterson – p. 232 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 236 

Compreender o texto – p. 236 

Ampliar o vocabulário – p. 239 

Estudo da língua: Terminações -ês e -esa – p. 240 

Produção oral: Tutorial de jogo e brincadeira em vlog – p. 241 

Conhecer mais palavras – p. 244 

 

UNIDADE 9: No mar – p. 246 

Para ler: No Oceano Índico, Júlio Verne – p. 248 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 250 

Compreender o texto – p. 250 

Ampliar o vocabulário – p. 252 

Estudo da língua: Concordância nominal – p. 253 

Produção escrita: Notícia – p. 255 

Oficina de criação: Imagens no poema – p. 260 

Para ler mais: Bran, o viajante do tempo, Heloisa Prieto – p. 262 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 263 

Compreender o texto – p. 263 

Ampliar o vocabulário – p. 266 

Estudo da língua: Terminações -isar e -izar – p. 267 

Produção oral: Seminário – p. 269 

Conhecer mais palavras – p. 271 

Projeto em equipe: Salvar o mar já! – p. 272 

 

Dicionário da turma – p. 276 

Avaliação final – p. 277 

Para fazer em casa – p. 281 

Sugestões de leitura – p. 290 

Referências bibliográficas – p. 295 

Organização do seu livro – p. 8 

Avaliação inicial – p. 12 

UNIDADE 1: Arte – p. 16 

Para ler: Portinari, Mara Figueira – p. 18 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 21 

Compreender o texto – p. 22 

Ampliar o vocabulário – p. 24 

Estudo da língua: Proparoxítonas e oxítonas – p. 25 

Monossílabos tônicos / Letra h inicial – p. 26 

Produção escrita: Relato autobiográfico – p. 28 

Oficina de criação: Relendo uma obra de arte – p. 30 

Para ler mais: Picasso, Adriana Abujamra Aith – p. 32 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 33 

Compreender o texto – p. 34 

Ampliar o vocabulário – p. 36 

Estudo da língua: Polissemia – p. 37 

Produção oral: Declamação de poema – p. 39 

Conhecer mais palavras – p. 41 

 

UNIDADE 2: Pequenos animais – p. 42 

Para ler: Piadas – p. 44 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 45 

Compreender o texto – p. 45 

Ampliar o vocabulário – p. 46 

Produção oral: Roda de piadas – p. 47 

Estudo da língua: Paroxítonas – p. 48 

Para ler mais: Os bichos da minha casa, Clarice Lispector – p. 50 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 51 

Compreender o texto – p. 52 

Ampliar o vocabulário – p. 54 

Estudo da língua: Pontuação: vírgula – p. 55 

Pontuação: parênteses – p. 58 

Produção escrita: Narrativa ficcional – p. 60 

Conhecer mais palavras – p. 62 

Avaliação em processo – p. 63 

 

UNIDADE 3: Vocações e profissões – p. 66 

Para ler: O que Lelê vai ser quando crescer?, José R. Torero – p. 68 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 70 

Compreender o texto – p. 71 

Ampliar o vocabulário – p. 73  

Estudo da língua: Concordância nominal – p. 74 

Produção escrita: Versos para letra de canção – p. 77 

Produção oral: Cantoria – p. 79 

Oficina de criação: Criando histórias em quadrinhos – p. 80 

Para ler mais: O escravo que guardou os ossos do príncipe, Reginaldo Prandi – p. 82 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 84 

Compreender o texto – p. 85 

Ampliar o vocabulário – p. 87 

Estudo da língua: Concordância verbal – p. 89 

Conhecer mais palavras – p. 93 

 

UNIDADE 4: Nossos povos – p. 94 

Para ler: A árvore da vitalidade: o guaraná, Leonardo Boff – p. 96 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 98 

Compreender o texto – p. 98 

Ampliar o vocabulário – p. 101 

Estudo da língua: Tempos verbais – p. 103 

Produção oral: Contação de mito – p. 105 

Para ler mais: Inventando moda, Ana Paula Xongani – p. 108 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 110 

Compreender o texto – p. 110 

Ampliar o vocabulário – p. 112 

Estudo da língua: Pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos – p. 114 

Produção escrita: Relato – p. 119 

Conhecer mais palavras – p. 122  

Avaliação em processo – p. 123 

 

UNIDADE 5: Esportes – p. 126 

Para ler: Namoro & Futebol, Moacyr Scliar – p. 128 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 130 

Compreender o texto – p. 131 

Ampliar o vocabulário – p. 133 

Estudo da língua: Variedades linguísticas – p. 135 

Produção escrita: Crônica – p. 138 

Oficina de criação: Folheto de propaganda – p. 140 

Para ler mais: Regras do tênis de mesa – p. 144 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 146 

Compreender o texto – p. 147 

Ampliar o vocabulário – p. 149 

Estudo da língua: Pontuação: aspas – p. 150 

Produção oral: Narração esportiva – p. 152 

Conhecer mais palavras – p. 155 

 

UNIDADE 6: Heróis e vilões – p. 156 

Para ler: Guilherme Tell, Tatiana Belinky – p. 158 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 160 

Compreender o texto – p. 161 

Ampliar o vocabulário – p. 162 

Estudo da língua: Discurso direto e discurso indireto – p. 164 

Produção escrita: Resenha crítica de livro – p. 166 

Para ler mais: O fantástico mistério de Feiurinha, Pedro Bandeira – p. 169 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 173 

Compreender o texto – p. 173 

Ampliar o vocabulário – p. 176 

Estudo da língua: Formação de palavras – p. 177 

Produção oral: Leitura dramática – p. 180 

Conhecer mais palavras – p. 181 

Projeto em equipe: Vlog sobre livros – p. 182 

Avaliação em processo – p. 185 

 

UNIDADE 7: Viagens e transportes 188 

Para ler: Alter do Chão, no Pará, tem apenas duas estações no ano e pode oferecer praia ou floresta alagada, a depender da época, Denise de Almeida – p. 190 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 192 

Compreender o texto – p. 193 

Ampliar o vocabulário – p. 195 

Estudo da língua: Numerais – p. 196 

Produção escrita: Texto expositivo com base em pesquisa – p. 198 

Oficina de criação: Criando receita poética – p. 203 

Para ler mais: Minhas férias!, Carlos Queiroz Telles – p. 206 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 208 

Compreender o texto – p. 209 

Ampliar o vocabulário – p. 211 

Estudo da língua: Pontuação: reticências – p. 213 

Pontuação: revisão – p. 214 

Produção oral: Exposição oral – p. 216 

Conhecer mais palavras – p. 218 

 

UNIDADE 8: Energia – p. 220 

Para ler: O verbete, vários autores – p. 222 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 223 

Compreender o texto – p. 224 

Ampliar o vocabulário – p. 228  

Estudo da língua: Conjunções – p. 229 

Para ler mais: Vó caiu na piscina, Carlos Drummond de Andrade – p. 232 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 234 

Compreender o texto – p. 235 

Ampliar o vocabulário – p. 237 

Estudo da língua: Linguagem informal – p. 238 

Produção escrita: Texto informativo com leitura de gráfico – p. 241 

Produção oral: Fazendo rap – p. 244 

Conhecer mais palavras – p. 247 

Projeto em equipe: Criando vídeo e brincando – p. 248 

 

UNIDADE 9: Planeta Terra – p. 250 

Para ler: Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, WWF/Banco Mundial – p. 252 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 254 

Compreender o texto – p. 255 

Ampliar o vocabulário – p. 257 

Estudo da língua: Modos verbais – p. 259 

Produção escrita: Reportagem digital – p. 261 

Para ler mais: A espécie mais letal, Bernardo Tavares – p. 265 

Para estudar o texto: Praticar a fluência – p. 266 

Compreender o texto – p. 266 

Ampliar o vocabulário – p. 268 

Estudo da língua: Verbos regulares e irregulares – p. 270 

Oficina de criação: Poema visual e a Terra – p. 274 

Produção oral: Debate – p. 276 

Conhecer mais palavras – p. 278 

Projeto em equipe: É hora de defender o planeta! – p. 280 

 

Dicionário da turma – p. 284 

Avaliação final – p. 285 

Para fazer em casa – p. 289 

Sugestões de leitura – p. 298 

Referências bibliográficas – p. 303 

Veja também