Pitanguá Mais – Linguagens Educação Física

Código da Coleção: 0015P230101206160
Proposta pedagógica
  • Estabelece a integração com arte, utilizando elementos como poesia, artes plásticas, construção de brinquedos etc.
  • Desperta um olhar mais amplo para as práticas corporais, enriquecendo a aprendizagem.
  • Valoriza as unidades temáticas com ideias práticas para o professor, além de propor instrumentos de registro e avaliação variados.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Apresentação – p. 6 

Capítulo 1 – A concepção de Educação Física e de Arte nesta coleção – p. 8 

A Educação Física escolar ao longo do tempo e a integração com Arte nesta obra – p. 9 

Pressupostos teórico-metodológicos – p. 10 

A área de Linguagens para o Ensino Fundamental e a integração entre Educação Física e Arte – p. 12 

Competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental – p. 16 

Competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental – p. 17 

Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 19 

Brincadeiras e jogos – p. 19 

Esportes – p. 21 

Ginásticas – p. 24 

Danças – p. 26 

Habilidades da BNCC para 1º e 2º anos – p. 28 

Quadros de conteúdos – p. 30 

Educação Física e Arte 1º ano – p. 30 

Educação Física e Arte 2º ano – p. 33 

Capítulo 2 – A Educação Física como aprendizagem motora – p. 36 

Características do desenvolvimento da motricidade e da cognição de crianças de 6 e 7 anos – p. 38  

Capítulo 3 – A aula de Educação Física – p. 40 

Perspectivas de ensino-aprendizagem em Educação Física – p. 41  

Estrutura e desenvolvimento da aula – p. 43 

Avaliação – p. 47 

A avaliação formativa e diagnóstica – p. 48 

Introdução – p. 51 

Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 1º ano – p. 53 

Proposta de roteiros de aulas – p. 53 

Roteiro de aula 1 – p. 53 

Tema: Brincadeiras populares – amarelinha – p. 54 

Roteiro de aula 2 – p. 57 

Tema: Salto em altura – p. 58 

Roteiro de aula 3 – p. 59 

Tema: Locomoção – p. 60 

Roteiro de aula 4 – p. 64 

Tema: Movimento e ritmo – p. 65 

Roteiro de aula 5 – p. 68  

Tema: Jogos de rua – p. 68  

Roteiro de aula 6 – p. 70 

Tema: Arremesso ao alvo – p. 70  

Roteiro de aula 7 – p. 73 

Tema: Rolamentos – p. 73 

Roteiro de aula 8 – p. 74 

Tema: Propriedades da dança – p. 75 

Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 2º ano – p. 79 

Proposta de roteiros de aulas – p. 80 

Roteiro de aula 1 – p. 80 

Tema: Brincadeiras de corda – p. 80 

Roteiro de aula 2 – p. 83 

Tema: Arremessos com bola – p. 83 

Roteiro de aula 3 – p. 85 

Tema: Equilíbrio – p. 86 

Roteiro de aula 4 – p. 88 

Tema: Corpo sonoro – p. 88 

Roteiro de aula 5 – p. 89 

Tema: Construção de brinquedos – p. 90 

Roteiro de aula 6 – p. 93 

Tema: Salto em distância – p. 94 

Roteiro de aula 7 – p. 95 

Tema: Lateralidade – p. 96 

Roteiro de aula 8 – p. 96 

Tema: Ritmo – p. 97 

Conclusão – p. 100 

Referências bibliográficas – p. 101 

Apresentação – p. 6 

Capítulo 1 – A Educação Física na Base Nacional Comum Curricular – p. 8 

A Educação Física escolar e a inclusão – p. 9 

A Educação Física escolar ao longo do tempo e a integração com Arte nesta obra – p. 10 

Pressupostos teórico-metodológicos – p. 11 

Unidades temáticas em Educação Física na BNCC – p. 15 

Lutas – p. 16 

Quadro de conteúdos – p. 19 

Educação Física e Arte 3º ano – p. 19 

Educação Física e Arte 4º ano – p. 22 

Educação Física e Arte 5º ano – p. 25 

Capítulo 2 – Desenvolvimento das crianças de 8, 9 e 10 anos – p. 28 

Características da faixa etária de 8, 9 e 10 anos de idade – p. 29 

Introdução – p. 32 

Capítulo 3 – Roteiros de aula para o 3º ano – p. 33 

Cultura indígena – p. 33 

Roteiro de aula 1 – p. 34 

Mãe da rua e brincadeiras de pegar – p. 35 

Roteiro de aula 2 – p. 36 

Voleibolão – p. 37 

Roteiro de aula 3 – p. 38 

Saltos – p. 39 

Roteiro de aula 4 – p. 40 

Danças em roda – ciranda – p. 41 

Roteiro de aula 5 – p. 43 

Cabo de guerra – p. 44 

Roteiro de aula 6 – p. 45 

Peteca – p. 46 

Roteiro de aula 7 – p. 48 

Futebol – p. 48 

Roteiro de aula 8 – p. 50 

Figuras acrobáticas – p. 51 

Roteiro de aula 9 – p. 53 

Dança indígena − jacundá – p. 54 

Roteiro de aula 10 – p. 55 

Desequilíbrio – p. 56 

Capítulo 4 – Roteiros de aula para o 4º ano – p. 58 

Olimpíadas – p. 58  

Roteiro de aula 1 – p. 60 

Jogos de tabuleiro – Shisima – p. 61 

Roteiro de aula 2 – p. 63 

Handebol – p. 63 

Roteiro de aula 3 – p. 65 

Ginástica artística – p. 65 

Roteiro de aula 4 – p. 67 

Brincadeiras rítmicas − escravos de Jó – p. 68 

Roteiro de aula 5 – p. 69 

Lutas de curta distância – p. 70 

Roteiro de aula 6 – p. 71 

Jogos cooperativos – p. 72 

Roteiro de aula 7 – p. 73 

Basquetebol – p. 74 

Roteiro de aula 8 – p. 75 

Acrobacias individuais – p. 76 

Roteiro de aula 9 – p. 77 

Maculelê – p. 77 

Roteiro de aula 10 – p. 79 

Lutas de longa distância − esgrima – p. 80 

Capítulo 5 – Roteiros de aula para o 5º ano – p. 82 

Esportes Paralímpicos – p. 82 

Roteiro de aula 1 – p. 84 

Queimada – p. 84 

Roteiro de aula 2 – p. 87 

Flag – p. 87 

Roteiro de aula 3 – p. 88 

Ginástica rítmica – p. 89 

Roteiro de aula 4 – p. 91 

Dança para todos – p. 92 

Roteiro de aula 5 – p. 95 

Capoeira – p. 96 

Roteiro de aula 6 – p. 98 

Pique-bandeira – p. 99 

Roteiro de aula 7 – p. 100 

Beisebol – p. 101 

Roteiro de aula 8 – p. 102 

Pirâmide humana – p. 103 

Roteiro de aula 9 – p. 104 

Frevo – p. 105 

Roteiro de aula 10 – p. 107 

Kung Fu – p. 107 

Conclusão – p. 110 

Referências bibliográficas – p. 111 

Veja também