Mundo de Explorações – Arte
Andressa Munique Paiva
Código da Coleção: 0190 P23 02 02 000 060
Proposta pedagógica
- Oferecer atividades lúdicas, como brincar e dançar, individuais ou coletivas, que convidam o estudante a refletir como a arte está inserida no cotidiano.
- Revisar e aprofundar conteúdos, com base nas artes visuais, que estejam integrados ao processo alfabetização.
- Auxiliar o docente na elaboração de planos de aula e avaliações para a definição de estratégias de intervenção e recuperação do aprendizado.
- Fornecer uma lista de atividades e sugestões de como podem ser trabalhadas, tanto em aula quanto no contraturno, para o melhor aproveitamento do conteúdo do material didático.
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – BRINCANDO DE DANÇAR – p. 4
OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO
DE OLHO NA IMAGEM – BRINCADEIRAS E MÚSICA – p. 4
SEU MESTRE MANDOU DANÇAR – p. 6
HORA DA PESQUISA – AS DANÇAS SÃO DIVERSAS – p. 7
PROCESSO DE CRIAÇÃO – DE MÃOS DADAS: TODOS JUNTOS – p. 9
REFLETIR, CONVERSAR E REGISTRAR – DANÇAS E BRINCADEIRAS – p. 12
UNIDADE 2 – VAMOS BRINCAR COM OS SONS! – p. 14
REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
REVISITAR – O RITMO – p. 14
REVISITAR – OS TIPOS DE SOM – p. 17
JOGO DO SOM ANIMAL – p. 18
DE OLHO NO TEXTO – A LOJA DO MESTRE ANDRÉ – p. 19
O QUE APRENDEMOS? – OS SONS DO MUNDO – p. 21
UNIDADE 3 – EXPLORANDO A IMAGINAÇÃO – p. 23
OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO
DE OLHO NA IMAGEM – IARA, O ENCANTO DAS ÁGUAS – p. 23
HORA DA PESQUISA – LENDAS LOCAIS – p. 25
PROCESSO DE CRIAÇÃO – ANIMAR AS LENDAS – p. 27
REFLETIR, CONVERSAR E REGISTRAR – SOLTAR A IMAGINAÇÃO – p. 29
UNIDADE 4 – LINHAS E MANCHAS NAS ARTES VISUAIS – p. 31
REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
REVISITAR – PAISAGENS – p. 31
REVISITAR – OBJETOS NO AR – p. 33
DE OLHO NO TEXTO – MARINHEIRO SÓ – p. 35
O QUE APRENDEMOS? – DESENHO E PINTURA – p. 38
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 40
Unidade 1 – Os movimentos do nosso corpo – p. 4
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – O corpo e seus apoios – p. 4
Campo de obstáculos – p. 5
Revisitar – O corpo e suas articulações – p. 6
Máquina de movimentos – p. 6
De olho no texto – Cada um – p. 8
O que aprendemos? – Dance! – p. 10
Unidade 2 – Música e orquestras – p. 12
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Orquestras especiais – p. 12
Hora da pesquisa – Brincadeiras musicais – p. 14
Processo de criação – A sua orquestra – p. 16
Refletir, conversar e registrar – Um mergulho musical – p. 18
Unidade 3 – Retrato e autorretrato – p. 20
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho no texto – O auto-retrato – p. 20
Hora da pesquisa – Palavras cruzadas – p. 24
Jogos com palavras – p. 26
Processo de criação – Desenhar o outro – p. 28
Questionário – p. 29
Refletir, conversar e registrar – Representar-se com a arte – p. 31
Unidade 4 – O mundo mágico do teatro – p. 33
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – Mundos fantásticos – p. 33
Revisitar – Personagem fantástico – p. 35
De olho no texto – Onde vivem os monstros – p. 36
O que aprendemos? – Jogar e refletir – p. 38
Referências bibliográficas comentadas – p. 40
Unidade 1 – Ritmos e gêneros musicais – p. 4
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – Gêneros musicais – p. 4
Revisitar – Ritmos brasileiros – p. 6
De olho no texto – Farra no formigueiro – p. 8
O que aprendemos? – Pulso, tempo, ritmo, gênero! – p. 10
Unidade 2 – Danças e festas tradicionais – p. 11
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Dança das fitas – p. 11
Hora da pesquisa – O frevo – p. 13
Processo de criação – Ferver no frevo – p. 15
Refletir, conversar e registrar – Tradições na dança – p. 18
Unidade 3 – Arte popular e arte pop – p. 20
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – As feiras – p. 20
Hora da pesquisa – Patrimônio local – p. 23
Processo de criação – Brinquedo de papel machê – p. 25
Refletir, conversar e registrar – Pop e popular – p. 28
Unidade 4 – Teatro e coletividade – p. 30
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – O coro – p. 30
Jogo “As cadeiras do coro” – p. 31
Jogo “Quem é o corifeu?” – p. 32
Revisitar – O circo – p. 33
De olho no texto – Normal é ser diferente – p. 36
O que aprendemos? – Experiências teatrais coletivas – p. 38
Jogo da caminhada – p. 38
Referências bibliográficas – p. 40
Unidade 1 – Contar histórias com a dança – p. 4
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Formas coreográficas – p. 4
Hora da pesquisa – Coreógrafos brasileiros – p. 6
Processo de criação – Sequência coreográfica – p. 8
Refletir, conversar e registrar – Dança e memória – p. 11
Unidade 2 – Imagens que contam histórias – p. 13
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – A relação entre imagem e texto – p. 13
Revisitar – A literatura de cordel – p. 15
De olho no texto – História da infância – p. 18
O que aprendemos? – Escrevendo uma carta – p. 21
Unidade 3 – Cinema e trilhas sonoras – p. 23
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Cinema mudo – p. 23
Hora da pesquisa – Trilhas sonoras – p. 26
Processo de criação – Sonorizando um filme – p. 28
Refletir, conversar e registrar – Papo de cinema e música! – p. 30
Unidade 4 – Narrativas e oralidade – p. 32
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – Contação de histórias – p. 32
Entrevista com personagens – p. 34
De olho no texto – Pluft, o fantasminha – p. 36
O que aprendemos? – Histórias e personagens – p. 38
Referências bibliográficas – p. 40
Unidade 1 – Espaços teatrais e criação cênica – p. 4
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Espaços teatrais – p. 4
Hora da pesquisa – Grupos de teatro locais – p. 6
Processo de criação – Investigação teatral – p. 8
Refletir, conversar e registrar – Criação cênica – p. 10
Unidade 2 – A dança está em todo lugar – p. 11
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – As danças de rua – p. 11
Revisitar – A intervenção artística – p. 13
De olho no texto – Flashmob literário – p. 16
O que aprendemos? – A dança é para todo mundo – p. 19
Quiz! – p. 20
Unidade 3 – As artes visuais no dia a dia – p. 21
Observação, investigação, reflexão e criação
De olho na imagem – Arte urbana – p. 21
Lambe-lambes da turma – p. 24
Hora da pesquisa – Visitando museus – p. 25
Processo de criação – Maquetes! – p. 28
Construindo a maquete de um museu – p. 29
Refletir, conversar e registrar – Reconhecendo as artes visuais – p. 31
Unidade 4 – O registro musical – p. 33
Revisão, fixação e verificação de aprendizagem
Revisitar – A partitura – p. 33
Revisitar – A tecnologia – p. 35
De olho no texto – MC’s pela Educação – p. 36
O que aprendemos? – A música e o mundo – p. 38
Referências bibliográficas – p. 303
Compartilhar: