Mundo de Explorações – Arte

Andressa Munique Paiva
Código da Coleção: 0190 P23 02 02 000 060
Proposta pedagógica
  • Oferecer atividades lúdicas, como brincar e dançar, individuais ou coletivas, que convidam o estudante a refletir como a arte está inserida no cotidiano. 
  • Revisar e aprofundar conteúdos, com base nas artes visuais, que estejam integrados ao processo alfabetização. 
  • Auxiliar o docente na elaboração de planos de aula e avaliações para a definição de estratégias de intervenção e recuperação do aprendizado. 
  • Fornecer uma lista de atividades e sugestões de como podem ser trabalhadas, tanto em aula quanto no contraturno, para o melhor aproveitamento do conteúdo do material didático.  
Compartilhar:
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0190 P23 02 02 000 060

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – BRINCANDO DE DANÇAR – p. 4 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO 

DE OLHO NA IMAGEM – BRINCADEIRAS E MÚSICA – p. 4 

SEU MESTRE MANDOU DANÇAR – p. 6 

HORA DA PESQUISA – AS DANÇAS SÃO DIVERSAS – p. 7 

PROCESSO DE CRIAÇÃO – DE MÃOS DADAS: TODOS JUNTOS – p. 9 

REFLETIR, CONVERSAR E REGISTRAR – DANÇAS E BRINCADEIRAS – p. 12 

 

UNIDADE 2 – VAMOS BRINCAR COM OS SONS! – p. 14 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

REVISITAR – O RITMO – p. 14 

REVISITAR – OS TIPOS DE SOM – p. 17 

JOGO DO SOM ANIMAL – p. 18 

DE OLHO NO TEXTO – A LOJA DO MESTRE ANDRÉ – p. 19 

O QUE APRENDEMOS? – OS SONS DO MUNDO – p. 21 

 

UNIDADE 3 – EXPLORANDO A IMAGINAÇÃO – p. 23 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO 

DE OLHO NA IMAGEM – IARA, O ENCANTO DAS ÁGUAS – p. 23 

HORA DA PESQUISA – LENDAS LOCAIS – p. 25 

PROCESSO DE CRIAÇÃO – ANIMAR AS LENDAS – p. 27 

REFLETIR, CONVERSAR E REGISTRAR – SOLTAR A IMAGINAÇÃO – p. 29 

 

UNIDADE 4 – LINHAS E MANCHAS NAS ARTES VISUAIS – p. 31 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 

REVISITAR – PAISAGENS – p. 31 

REVISITAR – OBJETOS NO AR – p. 33 

DE OLHO NO TEXTO – MARINHEIRO SÓ – p. 35 

O QUE APRENDEMOS? – DESENHO E PINTURA – p. 38 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 40 

Unidade 1 – Os movimentos do nosso corpo – p. 4 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem 

Revisitar – O corpo e seus apoios – p. 4 

Campo de obstáculos – p. 5 

Revisitar – O corpo e suas articulações – p. 6 

Máquina de movimentos – p. 6 

De olho no texto – Cada um – p. 8 

O que aprendemos? – Dance! – p. 10 

 

Unidade 2 – Música e orquestras – p. 12 

Observação, investigação, reflexão e criação 

De olho na imagem – Orquestras especiais – p. 12 

Hora da pesquisa – Brincadeiras musicais – p. 14 

Processo de criação – A sua orquestra – p. 16 

Refletir, conversar e registrar – Um mergulho musical – p. 18 

 

Unidade 3 – Retrato e autorretrato – p. 20 

Observação, investigação, reflexão e criação 

De olho no texto – O auto-retrato – p. 20 

Hora da pesquisa – Palavras cruzadas – p. 24 

Jogos com palavras – p. 26 

Processo de criação – Desenhar o outro – p. 28 

Questionário – p. 29 

Refletir, conversar e registrar – Representar-se com a arte – p. 31 

 

Unidade 4 – O mundo mágico do teatro – p. 33 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem 

Revisitar – Mundos fantásticos – p. 33 

Revisitar – Personagem fantástico – p. 35 

De olho no texto – Onde vivem os monstros – p. 36 

O que aprendemos? – Jogar e refletir – p. 38 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 40 

Unidade 1 – Ritmos e gêneros musicais – p. 4 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – Gêneros musicais – p. 4 

Revisitar – Ritmos brasileiros – p. 6 

De olho no texto – Farra no formigueiro – p. 8 

O que aprendemos? – Pulso, tempo, ritmo, gênero! – p. 10 

 

Unidade 2 – Danças e festas tradicionais – p. 11 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – Dança das fitas – p. 11 

Hora da pesquisa – O frevo – p. 13 

Processo de criação – Ferver no frevo – p. 15 

Refletir, conversar e registrar – Tradições na dança – p. 18 

 

Unidade 3 – Arte popular e arte pop – p. 20 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – As feiras – p. 20 

Hora da pesquisa – Patrimônio local – p. 23 

Processo de criação – Brinquedo de papel machê – p. 25 

Refletir, conversar e registrar – Pop e popular – p. 28 

 

Unidade 4 – Teatro e coletividade – p. 30 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – O coro – p. 30 

Jogo “As cadeiras do coro” – p. 31 

Jogo “Quem é o corifeu?” – p. 32 

Revisitar – O circo – p. 33 

De olho no texto – Normal é ser diferente – p. 36 

O que aprendemos? – Experiências teatrais coletivas – p. 38 

Jogo da caminhada – p. 38 

 

Referências bibliográficas – p. 40 

Unidade 1 – Contar histórias com a dança – p. 4 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – Formas coreográficas – p. 4 

Hora da pesquisa – Coreógrafos brasileiros – p. 6 

Processo de criação – Sequência coreográfica – p. 8 

Refletir, conversar e registrar – Dança e memória – p. 11 

 

Unidade 2 – Imagens que contam histórias – p. 13 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – A relação entre imagem e texto – p. 13 

Revisitar – A literatura de cordel – p. 15 

De olho no texto – História da infância – p. 18 

O que aprendemos? – Escrevendo uma carta – p. 21 

 

Unidade 3 – Cinema e trilhas sonoras – p. 23 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – Cinema mudo – p. 23 

Hora da pesquisa – Trilhas sonoras – p. 26 

Processo de criação – Sonorizando um filme – p. 28 

Refletir, conversar e registrar – Papo de cinema e música! – p. 30 

 

Unidade 4 – Narrativas e oralidade – p. 32 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – Contação de histórias – p. 32 

Entrevista com personagens – p. 34 

De olho no texto – Pluft, o fantasminha – p. 36 

O que aprendemos? – Histórias e personagens – p. 38 

 

Referências bibliográficas – p. 40 

Unidade 1 – Espaços teatrais e criação cênica – p. 4 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – Espaços teatrais – p. 4 

Hora da pesquisa – Grupos de teatro locais – p. 6 

Processo de criação – Investigação teatral – p. 8 

Refletir, conversar e registrar – Criação cênica – p. 10 

 

Unidade 2 – A dança está em todo lugar – p. 11 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – As danças de rua – p. 11 

Revisitar – A intervenção artística – p. 13 

De olho no texto – Flashmob literário – p. 16 

O que aprendemos? – A dança é para todo mundo – p. 19 

Quiz! – p. 20 

 

Unidade 3 – As artes visuais no dia a dia – p. 21 

Observação, investigação, reflexão e criação  

De olho na imagem – Arte urbana – p. 21 

Lambe-lambes da turma – p. 24 

Hora da pesquisa – Visitando museus – p. 25 

Processo de criação – Maquetes! – p. 28 

Construindo a maquete de um museu – p. 29 

Refletir, conversar e registrar – Reconhecendo as artes visuais – p. 31 

 

Unidade 4 – O registro musical – p. 33 

Revisão, fixação e verificação de aprendizagem  

Revisitar – A partitura – p. 33 

Revisitar – A tecnologia – p. 35 

De olho no texto – MC’s pela Educação – p. 36 

O que aprendemos? – A música e o mundo – p. 38 

 

Referências bibliográficas – p. 303