Pitanguá Mais – Arte

André Camargo Lopes
Código da Coleção: 0189 P23 02 02 000 060
Proposta pedagógica
  • Oferecer atividades que incentivem o gosto pela produção de artistas e que estimulem a pesquisa sobre os processos criativos, reforçando o conteúdo apresentado no livro didático. 
  • Fornecer suporte ao docente com sugestões e planos de aulas que podem ser adaptados para se encaixar no cronograma de diferentes escolas. 
  • Abrir espaço para reflexões sobre os contextos de produção de obras artísticas e sobre o uso de diferentes materiais em sua produção. 
Compartilhar:
Código do Obra: 0189 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0189 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0189 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0189 P23 02 02 000 060
Compartilhar:
Código do Obra: 0189 P23 02 02 000 060

Conteúdo programático

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃODE APRENDIZAGEM – p. 4 

O CORPO E A ARTE – p. 4 

O CORPO COMO REPRESENTAÇÃO – p. 11 

A SONORIDADE DOS CORPOS – p. 15 

DANÇAR, CANTAR E BRINCAR NA FESTA POPULAR – p. 16 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 17 

SIGA O MESTRE – p. 17 

CRIANDO UMA COREOGRAFIA – p. 18 

CRIANDO FORMAS COM OS DEDOS – p. 19 

BRINCADEIRA CANTADA – p. 20 

VAMOS CRIAR UM BRINQUEDO – p. 22 

MINHA BONECA ABAYOMI – p. 24 

O MURAL DOS AUTORRETRATOS – p. 27 

UM RETRATO DIFERENTE – p. 28 

EXPLORANDO AS PROPRIEDADES DO SOM – p. 29 

SONS COM A BOCA – p. 30 

AS FESTAS EM MINHA CIDADE – p. 31 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 32 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM – p. 4 

Os espaços na Arte – p. 4 

Os sons na arte – p. 9 

As Artes da cena – p. 12 

O Carnaval – p. 15 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 17 

Percebendo os espaços – p. 17 

Os sons e os espaços – p. 23 

Explorando o espaço com o movimento – p. 26 

Explorando o Carnaval – p. 29          

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 32 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM – p. 4 

Narrativas em imagens – p. 4 

Narrativas e encenação – p. 8 

Músicas e danças populares – p. 12 

Quadrilha – p. 15 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 17 

Contando histórias com imagens e palavras – p. 17 

Máscaras e encenações – p. 24 

Sonorizando histórias – p. 28 

Festas juninas – p. 30         

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 32 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM – p. 4 

Materialidades nas Artes visuais – p. 4 

Consumir e produzir música – p. 8 

As Artes da cena e suas propriedades – p. 14  

O circo e seus elementos – p. 19 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 22 

Criar e reutilizar em Artes visuais – p. 22 

A luz e as cores – p. 26 

Criando notação musical não convencional – p. 32 

Escutar e representar – p. 34 

Apresentando as tabelas – p. 34 

Explorando as notações – p. 36 

Criando um texto teatral – p. 37 

Compondo o palhaço – p. 44 

Explorando as frases com voz expressiva e a expressão corporal – p. 45 

Os palhaços ganham forma – p. 46 

Hora de criar a personagem – p. 46 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 48 

REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM – p. 4 

Fotografia – p. 4 

Pensando o cinema – p. 11 

Arte multimídia – p. 15 

A dramaturgia em nosso cotidiano – p. 18 

O rádio – p. 21  

Animação – p. 23 

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 25 

O olhar fotográfico – p. 25 

Produzindo uma cena de filme – p. 29 

Uma tira de animação – p. 35 

Animação de imagens – p. 38 

Recortes em movimento – p. 42 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 48