Presente Mais – Arte
Luciana Mourão, Rosa Iavelberg, Tarcísio Sapienza
Código da Coleção: 0187 P23 02 02 000 060
Proposta pedagógica
- Incentivar o gosto pela produção de artistas e estimular a pesquisa sobre os processos criativos, reforçando o conteúdo apresentado no livro didático.
- Colaborar com materiais de formação e propostas de projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
- Fornecer suporte ao planejamento de aulas do professor com sugestões e planos de aulas que podem ser adaptados a diferentes cargas horárias.
- Trazer debates e reflexões sobre os contextos de produção de obras artísticas e sobre o uso de diferentes materiais em sua produção.
Código do Obra: 0187 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0187 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0187 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0187 P23 02 02 000 060
Código do Obra: 0187 P23 02 02 000 060
Conteúdo programático
PARTE 1 – PRÁTICAS DE REVISÃO, FIXAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM – p. 5
UNIDADE 1. FORMAS E CORES
ATIVIDADE 1 – FORMAS DE LINHAS RETAS – p. 5
ATIVIDADE 2 – FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS – p. 7
ATIVIDADE 3 – BRINCAR COM AS CORES – p. 8
ATIVIDADE 4 – PADRÕES – p. 9
UNIDADE 2. BICHOS
ATIVIDADE 5 – PESSOAS E BICHOS – p. 10
ATIVIDADE 6 – ANIMAIS DO EGITO ANTIGO – p. 11
ATIVIDADE 7 – ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES – p. 12
ATIVIDADE 8 – OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES! – p. 13
UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS
ATIVIDADE 9 – CASAS DIFERENTES! – p. 14
ATIVIDADE 10 – CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS? – p. 14
ATIVIDADE 11 – FACHADAS COLORIDAS – p. 15
ATIVIDADE 12 – CASTELOS E LABIRINTOS – p. 16
UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO
ATIVIDADE 13 – O CIRCO – p. 17
ATIVIDADE 14 – O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS! – p. 18
ATIVIDADE 15 – O CIRCO CONTEMPORÂNEO – p. 19
ATIVIDADE 16 – O CIRCO CONTA HISTÓRIAS – p. 20
PARTE 2 – PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E CRIAÇÃO – p. 21
UNIDADE 1. FORMAS E CORES
ATIVIDADE 1 – FORMAS DE LINHAS RETAS – p. 21
ATIVIDADE 2 – FORMAS E LINHAS ARREDONDADAS – p. 22
ATIVIDADE 3 – BRINCAR COM AS CORES – p. 23
ATIVIDADE 4 – PADRÕES – p. 24
UNIDADE 2. BICHOS
ATIVIDADE 5 – PESSOAS E BICHOS – p. 25
ATIVIDADE 6 – ANIMAIS DO EGITO ANTIGO – p. 26
ATIVIDADE 7 – ANIMAIS EM GRAVURAS E EM CANÇÕES – p. 27
ATIVIDADE 8 – OS BICHOS SÃO MUITO INTERESSANTES! – p. 28
UNIDADE 3. CASAS, CASTELOS E LABIRINTOS
ATIVIDADE 9 – CASAS DIFERENTES! – p. 29
ATIVIDADE 10 – CASAS ASSUSTADORAS OU ENGRAÇADAS? – p. 30
ATIVIDADE 11 – FACHADAS COLORIDAS – p. 31
ATIVIDADE 12 – CASTELOS E LABIRINTOS – p. 32
UNIDADE 4. ARTISTAS DE CIRCO
ATIVIDADE 13 – O CIRCO – p. 33
ATIVIDADE 14 – O CIRCO REÚNE MUITOS ARTISTAS! – p. 34
ATIVIDADE 15 – O CIRCO CONTEMPORÂNEO – p. 35
ATIVIDADE 16 – O CIRCO CONTA HISTÓRIAS – p. 37
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 38
Parte 1 – Práticas de revisão, fixação e verificação de aprendizagem – p. 5
Unidade 1. As artes e os artistas
Atividade 1 – Trabalho de artista – p. 5
Atividade 2 – Música e brincadeira – p. 6
Atividade 3 – Onde tem música? – p. 7
Atividade 4 – Personagens que contam histórias – p. 8
Unidade 2. Artistas de diferentes lugares do mundo
Atividade 5 – Costa do Marfim: a arte de Frédéric Bouabré – p. 9
Atividade 6 – Areias coloridas da Índia e do Brasil – p. 10
Atividade 7 – África do Sul: a arte de Francina Ndimande – p. 11
Atividade 8 – Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul – p. 12
Unidade 3. Arte que se multiplica
Atividade 9 – Frotagem – p. 13
Atividade 10 – Carimbos – p. 14
Atividade 11 – Desenho com linha contínua – p. 15
Atividade 12 – Diferentes formas de reprodução – p. 16
Unidade 4. A visão de mundo dos artistas
Atividade 13 – Arte e ciência – p. 17
Atividade 14 – Arte e imaginação – p. 18
Atividade 15 – Arte e meio ambiente – p. 19
Atividade 16 – Preservação ambiental e sociedade – p. 20
Parte 2 – Práticas de observação, investigação, reflexão e criação – p. 21
Unidade 1. As artes e os artistas
Atividade 1 – Trabalho de artista – p. 21
Atividade 2 – Música e brincadeira – p. 22
Atividade 3 – Onde tem música? – p. 23
Atividade 4 – Personagens que contam histórias – p. 24
Unidade 2. Artistas de diferentes lugares do mundo
Atividade 5 – Costa do Marfim: a arte de Frédéric Bouabré – p. 25
Atividade 6 – Areias coloridas da Índia e do Brasil – p. 26
Atividade 7 – África do Sul: a arte de Francina Ndimande – p. 27
Atividade 8 – Austrália: os trabalhos de John Mawurndjul – p. 28
Unidade 3. Arte que se multiplica
Atividade 9 – Frotagem – p. 29
Atividade 10 – Carimbos – p. 30
Atividade 11 – Desenho com linha contínua – p. 31
Atividade 12 – Diferentes formas de reprodução – p. 32
Unidade 4. A visão de mundo dos artistas
Atividade 13 – Arte e ciência – p. 33
Atividade 14 – Arte e imaginação – p. 34
Atividade 15 – Arte e meio ambiente – p. 36
Atividade 16 – Preservação ambiental e sociedade – p. 37
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 38
Parte 1 – Práticas de revisão, fixação e verificação de aprendizagem – p. 5
Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos?
Atividade 1 – Design de objetos – p. 5
Atividade 2 – Sustentabilidade – p. 6
Atividade 3 – Desenhos e palavras – p. 7
Atividade 4 – Design de moda – p. 8
Unidade 2. A diversidade dos materiais na arte
Atividade 5 – Reaproveitamento de materiais – p. 9
Atividade 6 – Transformar imagens – p. 10
Atividade 7 – Arthur Bispo do Rosário – p. 11
Atividade 8 – Criações com materiais inusitados – p. 12
Unidade 3. Artistas imigrantes
Atividade 9 – Novas moradas – p. 13
Atividade 10 – Imagens abstratas – p. 14
Atividade 11 – Lina Bo Bardi – p. 15
Atividade 12 – Vieira da Silva – p. 16
Unidade 4. Texto e imagem fazem arte
Atividade 13 – Você me dá a sua palavra? – p. 18
Atividade 14 – Poesia visual – p. 19
Atividade 15 – Um texto diferente – p. 20
Atividade 16 – Chão de artista – p. 21
Parte 2 – Práticas de observação, investigação, reflexão e criação – p. 22
Unidade 1. Quem desenha as coisas que usamos?
Atividade 1 – Design de objetos – p. 22
Atividade 2 – Sustentabilidade – p. 24
Atividade 3 – Desenhos e palavras – p. 25
Atividade 4 – Design de moda ………………..26
Unidade 2. A diversidade dos materiais na arte
Atividade 5 – Reaproveitamento de materiais – p. 27
Atividade 6 – Transformar imagens – p. 28
Atividade 7 – Arthur Bispo do Rosário – p. 29
Atividade 8 – Criações com materiais inusitados – p. 30
Unidade 3. Artistas imigrantes
Atividade 9 – Novas moradas – p. 31
Atividade 10 – Imagens abstratas – p. 32
Atividade 11 – Lina Bo Bardi – p. 33
Atividade 12 – Vieira da Silva – p. 34
Unidade 4. Texto e imagem fazem arte
Atividade 13 – Você me dá a sua palavra? – p. 35
Atividade 14 – Poesia visual – p. 36
Atividade 15 – Um texto diferente – p. 37
Atividade 16 – Chão de artista – p. 38
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 39
Parte 1 – Práticas de revisão, fixação e verificação de aprendizagem – p. 5
Unidade 1. Tradições do Brasil
Atividade 1 – A festa do boi – p. 5
Atividade 2 – A tradição da argila – p. 6
Atividade 3 – Cantiga de roda – p. 7
Atividade 4 – O Carnaval – p. 8
Unidade 2. Dança e retrato
Atividade 5 – Tipos de retrato – p. 9
Atividade 6 – Retrato inventado – p. 10
Atividade 7 – Gente que dança – p. 11
Atividade 8 – Movimento e coreografia – p. 12
Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira
Atividade 9 – Arte plumária – p. 13
Atividade 10 – Arte indígena – p. 14
Atividade 11 – A cultura afro-brasileira – p. 15
Atividade 12 – Inspirações na cultura afro-brasileira – p. 16
Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos
Atividade 13 – Espaços dedicados à arte – p. 17
Atividade 14 – Performances, happenings e ambiente – p. 18
Atividade 15 – HQs – p. 19
Atividade 16 – Produção e troca de HQs – p. 20
Parte 2 – Práticas de observação, investigação, reflexão e criação – p. 21
Unidade 1. Tradições do Brasil
Atividade 1 – A festa do boi – p. 21
Atividade 2 – A tradição da argila – p. 22
Atividade 3 – Cantiga de roda – p. 23
Atividade 4 – O Carnaval – p. 24
Unidade 2. Dança e retrato
Atividade 5 – Tipos de retrato – p. 25
Atividade 6 – Retrato inventado – p. 26
Atividade 7 – Gente que dança – p. 27
Atividade 8 – Movimento e coreografia – p. 28
Unidade 3. Arte indígena e afro-brasileira
Atividade 9 – Arte plumária – p. 29
Atividade 10 – Arte indígena – p. 30
Atividade 11 – A cultura afro-brasileira – p. 31
Atividade 12 – Inspirações na cultura afro-brasileira – p. 32
Unidade 4. Espaços das artes e quadrinhos
Atividade 13 – Espaços dedicados à arte – p. 33
Atividade 14 – Performances, happenings e ambiente – p. 34
Atividade 15 – HQs – p. 35
Atividade 16 – Produção e troca de HQs – p. 36
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 38
Parte 1 – Práticas de revisão, fixação e verificação de aprendizagem – p. 5
Unidade 1. Origens da arte
Atividade 1 – Arte rupestre – p. 5
Atividade 2 – Música – p. 7
Atividade 3 – Instrumentos musicais – p. 7
Atividade 4 – Música diferente – p. 9
Unidade 2. Dança e Teatro
Atividade 5 – Corpo e movimento – p. 10
Atividade 6 – Mímica – p. 11
Atividade 7 – Maquiagem e figurino – p. 12
Atividade 8 – Máscaras – p. 13
Unidade 3. Paisagem e cidade
Atividade 9 – Pontos de vista – p. 14
Atividade 10 – Paisagem sonora – p. 16
Atividade 11 – Arte e comunidade – p. 17
Atividade 12 – Arte nas ruas – p. 18
Unidade 4. Teatro e animação
Atividade 13 – Teatro de sombras – p. 20
Atividade 14 – Teatro de bonecos – p. 21
Atividade 15 – Animação – p. 22
Atividade 16 – Técnicas para animação – p. 23
Parte 2 – Práticas de observação, investigação, reflexão e criação – p. 24
Unidade 1. Origens da arte
Atividade 1 – Arte rupestre – p. 24
Atividade 2 – Música – p. 26
Atividade 3 – Instrumentos musicais – p. 27
Atividade 4 – Música diferente – p. 28
Unidade 2. Dança e Teatro
Atividade 5 – Corpo e movimento – p. 29
Atividade 6 – Mímica – p. 30
Atividade 7 – Maquiagem e figurino – p. 31
Atividade 8 – Máscaras – p. 32
Unidade 3. Paisagem e cidade
Atividade 9 – Pontos de vista – p. 33
Atividade 10 – Paisagem sonora – p. 33
Atividade 11 – Arte e comunidade – p. 34
Atividade 12 – Arte nas ruas – p. 35
Unidade 4. Teatro e animação
Atividade 13 – Teatro de sombras – p. 36
Atividade 14 – Teatro de bonecos – p. 36
Atividade 15 – Animação – p. 37
Atividade 16 – Técnicas para animação – p. 38
Referências bibliográficas comentadas – p. 39
Compartilhar: