Buriti Mais – Ciências

Ana Carolina de Almeida Yamamoto
Código da Coleção: 0182 P23 02 01 207 030
Proposta pedagógica
  • Propor situações de ensino-aprendizagens relacionadas às Ciências e baseadas no cotidiano dos estudantes. 
  • Auxiliar e otimizar o tempo de planejamento do professor, por meio de sugestões de temas que podem ser aplicados ao decorrer de um ciclo de aprendizagem. 
  • Fomentar o debate e o senso crítico com atividades diversificadas, que podem ser aplicadas tanto individualmente quanto em grupos. 
  • Reforçar a pesquisa e a investigação dos alunos, com propostas de atividades interativas e que despertem a curiosidade e o comportamento ativo dos estudantes. 
Compartilhar:
Código do Obra: 0182 P23 02 01 207 030
Compartilhar:
Código do Obra: 0182 P23 02 01 207 030

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – Células e microrganismos – p. 5 

Práticas de aprendizagem    

A invenção do microscópio – p. 5 

As células – p. 7 

Os vírus e as bactérias – p. 8 

Os fungos e os protozoários – p. 10 

Os microrganismos e a saúde – p. 12 

Práticas de aprofundamento    

Os fungos e os protozoários – p. 13 

Os microrganismos e a saúde – p. 14 

 

UNIDADE 2 – Seres vivos e ecossistemas – p. 16 

Práticas de aprendizagem     

Os animais se alimentam – p. 16 

As plantas produzem seu próprio alimento – p. 17 

A decomposição – p. 19 

Os ecossistemas – p. 20 

Outras relações entre os seres vivos – p. 22  

Práticas de aprofundamento 

Os animais se alimentam – p. 23 

As plantas produzem seu próprio alimento – p. 25 

Os ecossistemas – p. 26 

 

UNIDADE 3 – A matéria e suas transformações – p. 27 

Práticas de aprendizagem    

Reconhecer a matéria – p. 27 

Transformações físicas da matéria – p. 29 

Misturas – p. 32 

Transformações químicas da matéria – p. 34  

Práticas de aprofundamento    

Reconhecer a matéria – p. 35 

Transformações físicas da matéria – p. 36 

Transformações químicas da matéria – p. 37 

 

UNIDADE 4 – Os astros e a medição do tempo – p. 39 

Práticas de aprendizagem   

As informações que estão no céu – p. 39 

Os astros e a passagem do tempo – p. 41 

Os calendários – p. 44 

Orientação no espaço e movimento – p. 45  

Práticas de aprofundamento 

As informações que estão no céu – p. 46 

Os calendários – p. 46 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 48 

UNIDADE 1 – Recursos naturais e meio ambiente – p. 5 

Práticas de aprendizagem    

Recursos naturais – p. 5 

Propriedades físicas dos materiais – p. 7 

Energia elétrica e magnética – p. 9 

Energia térmica – p. 11 

Consumo consciente – p. 12 

Tecnologias sustentáveis – p. 13  

Práticas de aprofundamento    

Propriedades físicas dos materiais – p. 14 

Energia térmica – p. 15 

 

UNIDADE 2 – A água – p. 16 

Práticas de aprendizagem     

A água no planeta – p. 16 

Propriedades da água – p. 18 

O ciclo da água – p. 19 

Usos da água – p. 21  

Práticas de aprofundamento 

Propriedades da água – p. 25 

Usos da água – p. 26 

 

UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano – p. 27 

Práticas de aprendizagem    

Alimentos e nutrientes – p. 27 

Alimentação e energia – p. 30 

Transporte de gases e nutrientes – p. 32 

Eliminação de resíduos – p. 33 

Práticas de aprofundamento    

Alimentos e nutrientes – p. 35 

Eliminação de resíduos – p. 37 

 

UNIDADE 4 – A Terra, a Lua e as estrelas – p. 38 

Práticas de aprendizagem   

Movimentos da Terra – p. 38 

A Lua – p. 41 

As constelações – p. 43 

Instrumentos de observação do céu – p. 44  

Práticas de aprofundamento 

Movimentos da Terra – p. 45 

A Lua – p. 47 

 

Referências bibliográficas comentadas – p. 48