Buriti Mirim – Creche
Código da Coleção: 0019P22001
Proposta pedagógica
- Apresenta estruturas de oportunidades por cenários e trajetos, compondo possibilidades interativas aos processos vividos.
- Propõe sugestões de organização do cotidiano respeitosas com as crianças, com enfoque em suas relações e vivências.
- Apresenta indicadores que dão ao professor um parâmetro do que observar ou como replanejar sua prática pedagógica.
- Sugere propostas possíveis de serem realizadas em diferentes realidades das creches brasileiras.
- Alinha diretrizes, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.
- Traz referências que permitem que o professor se identifique e reconheça sua realidade, ao mesmo tempo em que ampliam seu repertório.
- Oferece suporte à prática docente, para que o professor organize o trabalho pedagógico de acordo com sua realidade.
Código do Obra: 0019P22001201
Conteúdo programático
-
Introdução
A creche como lugar de educação e cuidado – p. 6
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – p. 7
A Base Nacional Comum Curricular – p. 8
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas – p. 8
Campos de experiências – p. 9
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – p. 10
Política Nacional de Alfabetização – p. 11
Acolher e Desafiar – uma metodologia inclusiva e participativa – p. 14
Itinerários pedagógicos – p. 15
Ação docente: compor cenários, construir trajetos e constituir projetos – p. 17
Estrutura da obra – p. 20
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – BNCC – p. 22
Conhecendo o mapa didático – p. 25
-
Criar espaços coletivos
Composição de cenários – p. 31
Planta baixa – p. 33
Elaboração de estrutura de oportunidades – p. 34
Corpo em movimento – p. 35
Ambiência mediadora – p. 36
Espaços que convidam ao movimento – p. 38
Contexto do grupo de idade – p. 39
Nichos – recanto, refúgio e aconchego – p. 41
Contexto de intimidade – p. 43
Rotas e cartografias da instituição – p. 45
Trajetos como rotas de movimentação – p. 47
Acompanhar e avaliar – p. 49
-
Viver a vida no coletivo
A creche como lugar de diversidade, coletividade e inclusão – p. 51
Os bebês na vida coletiva – p. 53
Cenários de autoconhecimento, relação com o outro e com o mundo – p. 55
Estar sozinho na presença dos outros – p. 58
Almoçando com os amigos – p. 59
Brincar e comunicar – p. 61
Acompanhar e avaliar – p. 62
Trajetos de convivência ampliada – p. 63
Cesto dos tesouros – p. 64
Encontrando-se para brincar e escutar histórias – p. 66
Acompanhar e avaliar – p. 68
-
Compor tempos
Compondo tempos – p. 71
Acolhendo as crianças – p. 73
Chegando à creche – p. 75
Compartilhando a vida cotidiana – p. 76
Ritos cotidianos – p. 77
Tempos cotidianos – p. 79
Tempos dos trajetos – p. 82
Acompanhar e avaliar – p. 83
Celebrar a passagem do tempo – p. 84
Comemorando os aniversários – p. 85
Celebrando as festividades – p. 86
Acompanhar e avaliar – p. 87
Narrar histórias e construir memórias – p. 87
Álbum dos começos – p. 88
Mural de preciosidades – p. 89
Despedir-se das crianças – p. 90
Indo para a pré-escola – p. 91
-
Imaginar e brincar no mundo
Criando oportunidades à imaginação – p. 94
Cenários imaginativos – p. 95
A descoberta do próprio corpo pelo brincar – p. 97
Brincar com o corpo – p. 99
A relação com o outro no brincar – p. 100
Brincar com o outro – p. 102
Acompanhar e avaliar – p. 103
Trajetos imaginativos – p. 103
Cadê? Achou! – esconde-esconde – p. 105
Faz de conta – p. 106
Jogos com regras – p. 108
Brincadeiras infantis tradicionais – p. 109
Acompanhar e avaliar – p. 111
-
Investigar o mundo
Criando oportunidades de investigação – p. 114
Cenários investigativos – p. 116
Sala curiosa – p. 116
Quintal sensacional – p. 118
Acompanhar e avaliar – p. 120
Trajetos investigativos – p. 121
Passeando na natureza – p. 122
Observando luz e sombra – p. 124
Realizando jogo heurístico – p. 125
Explorando bandejas de experimentação – p. 127
Fazendo construções – p. 129
Acompanhar e avaliar – p. 131
-
Expressar-se no mundo
Criando oportunidades à expressão – p. 134
Cenários expressivos – p. 136
O ambiente sob o olhar das crianças – p. 137
Apreciação estética – p. 138
A corporeidade da criança na relação com o espaço – p. 139
Instalações – p. 140
Acompanhar e avaliar – p. 141
Trajetos expressivos – p. 142
Modelar argila e massinha – p. 144
Pintar com tintas naturais – p. 146
Garatujar e desenhar – p. 148
Tocar e cantar – p. 150
Acompanhar e avaliar – p. 151
Projeto expressivo – p. 152
O que contam as histórias – p. 153
Sentidos do projeto – p. 155
Compartilhar: