Buriti Mirim – Creche

Código da Coleção: 0019P22001
Proposta pedagógica
  • Apresenta estruturas de oportunidades por cenários e trajetos, compondo possibilidades interativas aos processos vividos.
  • Propõe sugestões de organização do cotidiano respeitosas com as crianças, com enfoque em suas relações e vivências.
  • Apresenta indicadores que dão ao professor um parâmetro do que observar ou como replanejar sua prática pedagógica.
  • Sugere propostas possíveis de serem realizadas em diferentes realidades das creches brasileiras.
  • Alinha diretrizes, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.
  • Traz referências que permitem que o professor se identifique e reconheça sua realidade, ao mesmo tempo em que ampliam seu repertório.
  • Oferece suporte à prática docente, para que o professor organize o trabalho pedagógico de acordo com sua realidade.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

  1. Introdução

A creche como lugar de educação e cuidado – p. 6
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – p. 7
A Base Nacional Comum Curricular – p. 8

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas – p. 8

Campos de experiências – p. 9

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – p. 10

Política Nacional de Alfabetização – p. 11
Acolher e Desafiar – uma metodologia inclusiva e participativa – p. 14
Itinerários pedagógicos – p. 15

Ação docente: compor cenários, construir trajetos e constituir projetos – p. 17

Estrutura da obra – p. 20
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento – BNCC – p. 22
Conhecendo o mapa didático – p. 25

 

  1. Criar espaços coletivos

Composição de cenários – p. 31

Planta baixa – p. 33

Elaboração de estrutura de oportunidades – p. 34

Corpo em movimento – p. 35

Ambiência mediadora – p. 36

Espaços que convidam ao movimento – p. 38

Contexto do grupo de idade – p. 39

Nichos – recanto, refúgio e aconchego – p. 41

Contexto de intimidade – p. 43

Rotas e cartografias da instituição – p. 45

Trajetos como rotas de movimentação – p. 47

Acompanhar e avaliar – p. 49

 

  1. Viver a vida no coletivo

A creche como lugar de diversidade, coletividade e inclusão – p. 51
Os bebês na vida coletiva – p. 53

Cenários de autoconhecimento, relação com o outro e com o mundo – p. 55

Estar sozinho na presença dos outros – p. 58

Almoçando com os amigos – p. 59

Brincar e comunicar – p. 61

Acompanhar e avaliar – p. 62

Trajetos de convivência ampliada – p. 63

Cesto dos tesouros – p. 64

Encontrando-se para brincar e escutar histórias – p. 66

Acompanhar e avaliar – p. 68

 

  1. Compor tempos

Compondo tempos – p. 71

Acolhendo as crianças – p. 73

Chegando à creche – p. 75

Compartilhando a vida cotidiana – p. 76

Ritos cotidianos – p. 77

Tempos cotidianos – p. 79

Tempos dos trajetos – p. 82

Acompanhar e avaliar – p. 83

Celebrar a passagem do tempo – p. 84

Comemorando os aniversários – p. 85

Celebrando as festividades – p. 86

Acompanhar e avaliar – p. 87

Narrar histórias e construir memórias – p. 87

Álbum dos começos – p. 88

Mural de preciosidades – p. 89

Despedir-se das crianças – p. 90

Indo para a pré-escola – p. 91

 

  1. Imaginar e brincar no mundo
Criando oportunidades à imaginação – p. 94

Cenários imaginativos – p. 95

A descoberta do próprio corpo pelo brincar – p. 97

Brincar com o corpo – p. 99

A relação com o outro no brincar – p. 100

Brincar com o outro – p. 102

Acompanhar e avaliar – p. 103

Trajetos imaginativos – p. 103

Cadê? Achou! – esconde-esconde – p. 105

Faz de conta – p. 106

Jogos com regras – p. 108

Brincadeiras infantis tradicionais – p. 109

Acompanhar e avaliar – p. 111

 

  1. Investigar o mundo

Criando oportunidades de investigação – p. 114

Cenários investigativos – p. 116

Sala curiosa – p. 116

Quintal sensacional – p. 118

Acompanhar e avaliar – p. 120

Trajetos investigativos – p. 121

Passeando na natureza – p. 122

Observando luz e sombra – p. 124

Realizando jogo heurístico – p. 125

Explorando bandejas de experimentação – p. 127

Fazendo construções – p. 129

Acompanhar e avaliar – p. 131

 

  1. Expressar-se no mundo

Criando oportunidades à expressão – p. 134

Cenários expressivos – p. 136

O ambiente sob o olhar das crianças – p. 137

Apreciação estética – p. 138

A corporeidade da criança na relação com o espaço – p. 139

Instalações – p. 140

Acompanhar e avaliar – p. 141

Trajetos expressivos – p. 142

Modelar argila e massinha – p. 144

Pintar com tintas naturais – p. 146

Garatujar e desenhar – p. 148

Tocar e cantar – p. 150

Acompanhar e avaliar – p. 151
Projeto expressivo – p. 152

O que contam as histórias – p. 153

Sentidos do projeto – p. 155

 

Sugestões de leituras complementares – p. 157
Algumas referências comentadas – p. 158
Referências – p. 159
Veja também