Moderna em Formação – Geografia
Raul Borges Guimarães, Regina Araujo
Proposta pedagógica
- Apresenta os conteúdos de cada capítulo por meio de infográficos, gráficos e ilustrações, contribuindo para uma abordagem reflexiva.
- Propõe uma discussão acerca da linguagem cartográfica, introduzindo também novas ferramentas do tratamento gráfico da informação.
- Apresenta situações-problema e abordagens que têm por objetivo auxiliar o professor em seu trabalho cotidiano.
- Aponta caminhos para a integração de saberes com os outros componentes curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Propõe atividades e vivências que destacam diferentes dimensões do trabalho docente, permitindo reflexão e avaliação de resultados.
- Estimula o compartilhamento de experiências e projetos de vida entre os professores, fortalecendo o trabalho colaborativo.
- Oferece, ao mesmo tempo, um roteiro de autoavaliação do professor e parâmetros de avaliação do ensino-aprendizagem para os alunos.
Código da Coleção: 0274P21053
Código do Obra: 0274P21053130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Conheça seu livro – p. 5
Apresentação – p. 7
Carta ao professor – p. 7
Abordagem teórico-metodológica que embasa cada dimensão – p. 8
Estrutura da obra – p. 14
Atividades e/ou vivências a serem realizadas em cada dimensão – p. 16
A linguagem cartográfica e os desafios da geografia no Ensino Médio – p. 29
Sugestões de sites, vídeos, livros e conteúdos multimodais – p. 31
Referências bibliográficas consultadas e complementares comentadas – p. 37
CAPÍTULO 1 – O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO – p. 42
Evento escolar: a importância das aulas de geografia – p. 43
Práticas em geografia – p. 44
O olhar geográfico – p. 44
Geografia política e território – p. 46
Lugar: o espaço da vivência cotidiana – p. 48
Sala dos professores – A escolha da geografia – p. 49
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 50
Temas transversais: os usos da terra – p. 50
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 51
Janelas para o mundo – p. 53
Fronteiras do conhecimento: Milton Santos – p. 55
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO NOSSOS ALUNOS? – p. 57
Evento escolar: os jovens e o Ensino Médio – p. 57
Práticas em geografia – p. 60
Reflexão: os territórios como práticas da geografia – p. 60
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 63
Formas de representação espacial e linguagem dos jovens – p. 63
Promoção da saúde – p. 65
Alimentação adequada – p. 65
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 66
Como avaliar a participação dos estudantes – p. 66
Temas transversais – p. 68
Fronteiras do conhecimento: entrevista com Nécio Turra Neto – p. 69
CAPÍTULO 3 – A CIDADE NA ESCOLA, A ESCOLA NA CIDADE – p. 72
Evento escolar: as escalas do urbano no Brasil – p. 72
Práticas em geografia – p. 75
O urbano e o rural na geografia e na sala de aula – p. 75
A densidade demográfica como critério – p. 76
Critérios funcionais e morfológicos – p. 77
Critérios administrativos – p. 77
Um novo olhar: os arranjos populacionais – p. 78
Critérios morfológicos com base em imagens de satélite – p. 79
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 81
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 83
Janelas para o mundo – p. 85
Fronteiras do conhecimento: Bertha Becker e as cidades amazônicas – p. 86
CAPÍTULO 4 – O ESPAÇO E O TEMPO NAS CIÊNCIAS HUMANAS – p. 88
Evento escolar: patrimônio cultural e ambiental – p. 88
Práticas em geografia – p. 90
O tempo histórico no ensino da geografia – p. 90
As marcas do tempo no ensino da geografia – p. 91
O tempo social no mundo contemporâneo – p. 92
Temas transversais – p. 93
Oficinas de cartografia e de outras linguagens visuais: mapas históricos e ensino de geografia – p. 94
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 95
Aulas de geografia: o exercício da problematização em ciências humanas – p. 95
Janelas para o mundo – p. 97
Fronteiras do conhecimento: Antonio Carlos Robert Moraes e a geografia histórica – p. 98
CAPÍTULO 5 – ESPAÇO E SOCIEDADE – p. 100
Evento escolar: a escola e a sociodiversidade – p. 100
Práticas em geografia – p. 102
Revendo os clássicos – p. 102
Fatos sociais e manifestações culturais: o papel da escola – p. 104
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais: cartografia dos povos indígenas e etnocartografia – p. 106
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC: linguagem cartográfica e ensino da geografia – p. 108
Sala dos professores: escolas rurais – p. 110
Fronteiras do conhecimento: Bernardo Mançano Fernandes e os movimentos socioterritoriais – p. 111
CAPÍTULO 6 – O ENSINO DE GEOGRAFIA: MÍDIAS E REDES SOCIAIS – p. 113
Evento escolar: a era da desinformação – p. 113
Práticas em geografia – p. 115
A informação na sala de aula – p. 115
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais – p. 120
Promoção da saúde – p. 122
Repensando hábitos digitais – p. 122
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 123
Perguntas relevantes para identificar fontes confiáveis – p. 123
Fronteiras do conhecimento: entrevista com Antonio Cesar Dominguez: a desinformação e as redes sociais – p. 124
CAPÍTULO 7 – GEOGRAFIA E AGENDA AMBIENTAL – p. 127
Evento escolar: bem-vindos ao Antropoceno! – p. 127
Práticas em geografia: o Antropoceno em questão – p. 129
Oficina de cartografia e de outras linguagens visuais: cartografia e arte – p. 134
Promoção da saúde: saúde e ambiente – p. 137
Atividades formativas e avaliativas baseadas na BNCC – p. 139
Janelas para o mundo – p. 140
Fronteiras do conhecimento: entrevista com Aziz Ab’Saber – p. 142
Compartilhar: