Formação continuada

Moderna em Formação – Sociologia

Eduarda Bonora Kern, Flávio Sarandy, Igor Assaf Mendes, Lier Pires Ferreira, Luiz Fernandes De Oliveira, Otair Fernandes de Oliveira
Proposta pedagógica
  • Convida os professores a pensar suas práticas e trajetórias docentes a partir de outras perspectivas, problematizações e estímulos.
  • Oferece um suporte efetivo e qualificado para que o professor promova uma aprendizagem significativa em Sociologia.
  • Apresenta as principais escolas do pensamento pedagógico, de abordagens teórico-metodológicas em educação e de estratégias de ensino.
  • Propõe reflexões sobre diferentes percursos formativos e métodos de avaliação.
  • Apresenta demonstração prática do ensino de alguns temas escolhidos, entre clássicos e atuais para a agenda científica da área.
  • Oferece planos de aulas completos para uma sequência didática inicial, diretamente aplicáveis em sala.
  • Apresenta dois projetos de ensino transversais e interdisciplinares, abordando áreas distintas das Ciências Sociais.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0276P21143
Código do Obra: 0276P21143130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 7

CAPÍTULO 1

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia – p. 10

Para começar nossa conversa – p. 10

O pensamento educacional e a prática de sala de aula – p. 11

Breve panorama das teorias de aprendizagem – p. 11

Abordagens pedagógicas – p. 14

Técnicas e recursos de ensino-aprendizagem – p. 16

Avaliação como instrumento pedagógico – p. 25

O ensino de Sociologia em contexto EaD – p. 34

Questões ao professor – p. 35

Referências bibliográficas – p. 36

Projeto de vida – Um olhar sobre a realidade: primeiros passos para elaborar seu Plano de Desenvolvimento (projeto de vida) – p. 39

CAPÍTULO 2

O que ensinar em Sociologia? Indicações para a construção de um plano de curso e percursos curriculares – p. 41

A Sociologia no Ensino Médio – p. 41

Dos currículos de Sociologia no Brasil – p. 42

A Sociologia nos currículos dos sistemas públicos estaduais de ensino no Brasil – p. 44

Os percursos curriculares investigados – p. 53

Dos novos percursos curriculares à luz da BNCC do Ensino Médio – p. 53

Temas Contemporâneos Transversais (TCT) – p. 63

Considerações finais – o que fizemos aqui? – p. 64

Questões ao professor – p. 65

Referências bibliográficas – p. 66

Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: uma reflexão sobre percursos curriculares – p. 68

CAPÍTULO 3

Temas e conceitos relevantes para o ensino de Sociologia: sugestões de trabalho – p. 70

Apresentação – p. 70

Panorama geral do capítulo – p. 72

TEMA 1 – Conteúdo temático: Cultura e natureza – p. 74

Mapa conceitual – Tema 1 – p. 74

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 75

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 79

TEMA 2 – Conteúdo temático: Estratificação social – p. 84

Mapa conceitual – Tema 2 – p. 84

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 86

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 90

TEMA 3 – Conteúdo temático: Estado, cidadania e democracia – p. 92

Mapa conceitual – Tema 3 – p. 92

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 94

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 97

TEMA 4 – Conteúdo temático: Regimes políticos – p. 101

Mapa conceitual – Tema 4 – p. 101

Aula de referência: plano de aula – p.102

TEMA 5 – Conteúdo temático: Pensamento decolonial, racismo e etnicidade – p. 108

Mapa conceitual – Tema – p. 108

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 110

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 118

TEMA 6 – Conteúdo temático: Questão de gênero – p. 124

Mapa conceitual – Tema 6 – p. 124

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 126

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 132

TEMA 7 – Conteúdo temático: Mídia, redes sociais e comunicação – p. 136

Mapa conceitual – Tema 7 – p. 136

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 137

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 140

TEMA 8 – Conteúdo temático: Ideologia e cultura de massa – p. 142

Mapa conceitual – Tema 8 – p. 142

Plano de aula: sequência didática inicial – p. 144

Ideias para uma abordagem transversal e integradora do tema – p. 149

Questões ao professor – p. 150

Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: identificando seus conhecimentos prévios – p. 151

CAPÍTULO 4

Diálogos com outros saberes disciplinares – p. 152

Apresentação – p. 152

Proposta ao professor (1) – p. 153

Conteúdo temático: Racismo – p. 153

Temas Contemporâneos Transversais – p. 153

Bibliografia sugerida ao professor – p. 158

Proposta ao professor (2) – p. 158

Conteúdo temático: Desigualdades socioeconômicas no Brasil – p. 158

Temas Contemporâneos Transversais – p. 159

Bibliografia sugerida ao professor – p. 164

Questões ao professor – p. 164

Referências bibliográficas – p. 165

Projeto de vida – Plano de Desenvolvimento: refletindo o isolamento disciplinar – p. 165

Material Digital