Reflexões e Práticas – Filosofia
Amanda de Paula
Proposta pedagógica
- Trabalha com temas contemporâneos transversais, como Meio Ambiente, Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia.
- Apresenta, em cada unidade, informações, sugestões e reflexões sobre o processo avaliativo.
- Mobiliza os professores, a partir das metodologias, para que a construção de conhecimento se desenvolva a partir do indivíduo.
- Faz referência constante a diversas manifestações culturais, como cinema, literatura, música, ciência e tecnologia.
- Integra a teoria apresentada no texto principal à prática, presente em seções como “Palavra aos professores” e “Ações de sala de aula”.
- Propõe debates e práticas ativas para que o aprendizado ocorra de forma mais significativa e eficaz.
- Proporciona ao professor a reflexão sobre sua prática, sobre o conhecimento e a função da escola.
Código da Coleção: 0286P21153
Código do Obra: 0286P21153130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Conheça seu livro – p. 5
Apresentação – p. 6
Carta ao professor – p. 6
Abordagem teórico-metodológica – p. 7
As quatro dimensões – p. 7
Atividades e vivências de cada dimensão – p. 9
Objetivos desenvolvidos nas atividades e vivências – p. 10
Justificativa dos objetivos – p. 10
Procedimentos utilizados no desenvolvimento de atividades e vivências, e tempo de realização – p. 10
Referências bibliográficas comentadas – p. 11
UNIDADE 1 – O ser humano: pensando a sua existência – p. 22
CAPÍTULO 1 – Conhece-te a ti mesmo – p. 24
Introdução – p. 24
Construção da identidade – p. 26
Identidade de grupo – p. 27
Crise de identidade – p. 28
Conclusão – p. 29
Palavra aos professores – p. 30
Ações na sala de aula – p. 31
CAPÍTULO 2 – Passado e futuro: a construção da narrativa da vida – p. 33
Introdução – p. 33
Narrativas marcantes – p. 34
O tempo e a memória – p. 36
A memória sob o olhar da ciência – p. 40
Ilusão, mentira e autoengano – p. 41
Conclusão – p. 42
Palavra aos professores – p. 42
Ações na sala de aula – p. 43
CAPÍTULO 3 – A busca pela felicidade – p. 46
Introdução – p. 46
Felicidade: é possível defini-la? – p. 47
Respostas definidas em diferentes épocas – p. 49
Respostas individuais – p. 50
A medida da felicidade – p. 52
Conclusão – p. 54
Palavra aos professores – p. 55
Ações na sala de aula – p. 55
Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 58
Reflexão final da unidade: Pensando a prática docente – p. 60
UNIDADE 2 – O ser humano e a busca pela compreensão do mundo – p. 62
CAPÍTULO 4 – Como podemos explicar o mundo? – p. 64
Introdução – p. 64
Mitos da criação do universo – p. 65
Mito e comportamento humano – p. 68
O nascimento da filosofia – p. 69
Conclusão – p. 70
Palavra aos professores – p. 70
Ações na sala de aula – p. 71
CAPÍTULO 5 – VERDADE E ILUSÃO – p. 74
Introdução – p. 74
A ilusão do mundo – p. 74
A natureza se esconde – p. 78
A verdade sobre nós mesmos – p. 78
Mundo virtual versus mundo real – p. 79
Conclusão – p. 80
Palavra aos professores – p. 81
Ações na sala de aula – p. 81
CAPÍTULO 6 – A matemática e a estética do cosmo – p. 84
Introdução – p. 84
Um pouco de história – p. 85
Comportamentos iguais em fenômenos diferentes – p. 87
Repetição de padrões – p. 89
Simetria – p. 90
Matemática em todo lugar – p. 91
Conclusão – p. 92
Palavra aos professores – p. 93
Ações na sala de aula – p. 93
CAPÍTULO 7 – As críticas à razão – p. 97
Introdução – p. 97
A razão em dúvida – p. 98
Críticas ao Iluminismo – p. 100
O legado da modernidade – p. 102
Conclusão – p. 106
Palavra aos professores – p. 107
Ações na sala de aula – p. 107
CAPÍTULO 8 – Razão em uso: a tecnologia – p. 111
Introdução – p. 111
A tecnologia na história – p. 113
Filosofia da tecnologia – p. 113
Cuidados e implicações éticas – p. 119
Conclusão – p. 121
Palavra aos professores – p. 121
Ações na sala de aula – p. 121
Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 125
Reflexão final da unidade: Pensando a prática docente – p. 126
UNIDADE 3 – O ser humano e os desafios contemporâneos – p. 128
CAPÍTULO 9 – A cultura – p. 130
Introdução – p. 130
O que é cultura? – p. 131
Críticas à cultura – p. 131
Cultura local e influência global – p. 134
Alguns aspectos da formação cultural brasileira – p. 135
Conclusão – p. 135
Palavra aos professores – p. 136
Ações na sala de aula – p. 136
CAPÍTULO 10 – Política e cidadania – p. 141
Introdução – p. 141
Política – p. 141
Cidadania – p. 145
Conclusão – p. 151
Palavra aos professores – p. 152
Ações na sala de aula – p. 152
CAPÍTULO 11 – Desafios da educação no século XXI – p. 156
Introdução – p. 156
Escola inclusiva – p. 157
Ensino interdisciplinar – p. 158
Ensino ativo – p. 158
Competências socioemocionais – p. 159
Educação digital – p. 160
Conclusão – p. 160
Palavra aos professores – p. 161
Ações na sala de aula – p. 161
CAPÍTULO 12 – A tecnologia e seus desafios no século XXI – p. 166
Introdução – p. 166
Tecnologia e sociedade – p. 167
A evolução tecnológica e sua autonomia – p. 170
Revolução digital e seus efeitos – p. 172
Conclusão – p. 175
Palavra aos professores – p. 176
Ações na sala de aula – p. 176
CAPÍTULO 13 – O MEIO AMBIENTE – p. 180
Introdução – p. 180
O ser humano e o meio ambiente – p. 181
O gás carbônico e o meio ambiente – p. 186
Desenvolvimento sustentável – p. 190
Conclusão – p. 192
Palavra aos professores – p. 193
Ações na sala de aula – p. 193
Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 196
Reflexão final da unidade: Pensando a prática docente – p. 198
Considerações finais – p. 200
Compartilhar: