Formação continuada

Reflexões e Práticas – Filosofia

Amanda de Paula
Proposta pedagógica
  • Trabalha com temas contemporâneos transversais, como Meio Ambiente, Multiculturalismo, Ciência e Tecnologia.
  • Apresenta, em cada unidade, informações, sugestões e reflexões sobre o processo avaliativo.
  • Mobiliza os professores, a partir das metodologias, para que a construção de conhecimento se desenvolva a partir do indivíduo.
  • Faz referência constante a diversas manifestações culturais, como cinema, literatura, música, ciência e tecnologia.
  • Integra a teoria apresentada no texto principal à prática, presente em seções como “Palavra aos professores” e “Ações de sala de aula”.
  • Propõe debates e práticas ativas para que o aprendizado ocorra de forma mais significativa e eficaz.
  • Proporciona ao professor a reflexão sobre sua prática, sobre o conhecimento e a função da escola.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0286P21153
Código do Obra: 0286P21153130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Conheça seu livro – p. 5

Apresentação – p. 6

Carta ao professor – p. 6

Abordagem teórico-metodológica – p. 7

As quatro dimensões – p. 7

Atividades e vivências de cada dimensão – p. 9

Objetivos desenvolvidos nas atividades e vivências – p. 10

Justificativa dos objetivos – p. 10

Procedimentos utilizados no desenvolvimento de atividades e vivências, e tempo de realização – p. 10

Referências bibliográficas comentadas – p. 11

UNIDADE 1 – O ser humano: pensando a sua existência – p. 22

CAPÍTULO 1 – Conhece-te a ti mesmo – p. 24

Introdução – p. 24

Construção da identidade – p. 26

Identidade de grupo – p. 27

Crise de identidade – p. 28

Conclusão – p. 29

Palavra aos professores – p. 30

Ações na sala de aula – p. 31

CAPÍTULO 2 – Passado e futuro:  a construção da narrativa da vida – p. 33

Introdução – p. 33

Narrativas marcantes – p. 34

O tempo e a memória – p. 36

A memória sob o olhar da ciência – p. 40

Ilusão, mentira e autoengano – p. 41

Conclusão – p. 42

Palavra aos professores – p. 42

Ações na sala de aula – p. 43

CAPÍTULO 3 – A busca pela felicidade – p. 46

Introdução – p. 46

Felicidade: é possível defini-la? – p. 47

Respostas definidas em diferentes épocas – p. 49

Respostas individuais – p. 50

A medida da felicidade – p. 52

Conclusão – p. 54

Palavra aos professores – p. 55

Ações na sala de aula – p.  55

Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 58

Reflexão final da unidade:  Pensando a prática docente – p. 60

UNIDADE 2 – O ser humano e a busca pela compreensão do mundo – p. 62

CAPÍTULO 4 – Como podemos explicar o mundo? – p. 64

Introdução – p. 64

Mitos da criação do universo – p. 65

Mito e comportamento humano – p. 68

O nascimento da filosofia – p. 69

Conclusão – p.  70

Palavra aos professores – p. 70

Ações na sala de aula – p. 71

CAPÍTULO 5 – VERDADE E ILUSÃO – p. 74

Introdução – p. 74

A ilusão do mundo – p. 74

A natureza se esconde – p. 78

A verdade sobre nós mesmos – p. 78

Mundo virtual versus mundo real – p. 79

Conclusão – p. 80

Palavra aos professores – p. 81

Ações na sala de aula – p. 81

CAPÍTULO 6 – A matemática e a estética do cosmo – p. 84

Introdução – p. 84

Um pouco de história – p. 85

Comportamentos iguais em fenômenos diferentes – p. 87

Repetição de padrões – p. 89

Simetria – p. 90

Matemática em todo lugar – p. 91

Conclusão – p. 92

Palavra aos professores – p. 93

Ações na sala de aula – p. 93

CAPÍTULO 7 – As críticas à razão – p. 97

Introdução – p. 97

A razão em dúvida – p. 98

Críticas ao Iluminismo – p. 100

O legado da modernidade – p. 102

Conclusão – p. 106

Palavra aos professores – p. 107

Ações na sala de aula – p. 107

CAPÍTULO 8 – Razão em uso:  a tecnologia – p. 111

Introdução – p. 111

A tecnologia na história – p. 113

Filosofia da tecnologia – p. 113

Cuidados e implicações éticas – p. 119

Conclusão – p. 121

Palavra aos professores – p. 121

Ações na sala de aula – p. 121

Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 125

Reflexão final da unidade:  Pensando a prática docente – p. 126

UNIDADE 3 – O ser humano e os desafios contemporâneos – p. 128

CAPÍTULO 9 – A cultura – p. 130

Introdução – p. 130

O que é cultura? – p. 131

Críticas à cultura – p. 131

Cultura local e influência global – p. 134

Alguns aspectos da formação cultural brasileira – p. 135

Conclusão – p. 135

Palavra aos professores – p. 136

Ações na sala de aula – p. 136

CAPÍTULO 10 – Política e cidadania – p. 141

Introdução – p. 141

Política – p. 141

Cidadania – p. 145

Conclusão – p. 151

Palavra aos professores – p. 152

Ações na sala de aula – p. 152

CAPÍTULO 11 – Desafios da educação no século XXI – p. 156

Introdução – p. 156

Escola inclusiva – p. 157

Ensino interdisciplinar – p. 158

Ensino ativo – p. 158

Competências socioemocionais – p. 159

Educação digital – p. 160

Conclusão – p. 160

Palavra aos professores – p. 161

Ações na sala de aula – p. 161

CAPÍTULO 12 – A tecnologia e seus desafios no século XXI – p. 166

Introdução – p. 166

Tecnologia e sociedade – p. 167

A evolução tecnológica e sua autonomia – p. 170

Revolução digital e seus efeitos – p. 172

Conclusão – p. 175

Palavra aos professores – p. 176

Ações na sala de aula – p. 176

CAPÍTULO 13 – O MEIO AMBIENTE – p. 180

Introdução – p. 180

O ser humano e o meio ambiente – p. 181

O gás carbônico e o meio ambiente – p. 186

Desenvolvimento sustentável – p. 190

Conclusão – p. 192

Palavra aos professores – p. 193

Ações na sala de aula – p. 193

Subsídios para avaliar nesta unidade – p. 196

Reflexão final da unidade:  Pensando a prática docente – p. 198

Considerações finais – p.  200

Material Digital