Formação continuada

Moderna em Formação – Inglês

Adriana Weigel, Tatiana Reschke
Código da Coleção: 0267P21093
Código da Obra: 0267P21093130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Propõe processos de ensino-aprendizagem mais colaborativos e horizontalizados, e menos hierárquicos.
  • Convida os professores a refletir sobre sua formação e a trocar experiências e vivências, estimulando o trabalho colaborativo.
  • Conversa com a diversidade de contextos escolares e de histórias de formação, com sugestões facilmente adaptáveis.
  • Orienta os professores a identificar as potencialidades de desenvolver aprendizagens de língua inglesa em uma visão que favoreça o trabalho integrado com outras linguagens.
  • Aborda a formação profissional em uma perspectiva integral, que contempla as competências gerais docentes da formação continuada.
  • Valoriza e incentiva as diversas manifestações artística e culturais, ampliando o repertório cultural de professores e estudantes.
  • Desenvolve comportamentos e habilidades socioemocionais que permitem aos docentes assumir maior protagonismo em suas práticas.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0267P21093
Código do Obra: 0267P21093130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 5

I – O novo Ensino Médio e os desafios da formação – p. 5

II – Competências e habilidades: a formação dos estudantes e a formação dos professores – p. 6

III – Objetivos e justificativa – p. 8

IV – Abordagem teórico-metodológica e estrutura da obra – p. 9

V – Orientações específicas – p. 11

VI – Referências bibliográficas comentadas para ampliação e aprofundamento – p. 32

MÓDULO 1 – Identidade(s) em construção – p. 35

Tema 1 – Identidade e autoconhecimento – p. 36

Mobilizando experiências e saberes – p. 36

Ampliando ideias e conceitos – p. 38

  1. Identidade e autoconhecimento – p. 38
  2. Identidade na pós-modernidade e a ideia de projeto de vida – p. 39

Estabelecendo conexões – p. 40

(Re)criando fazeres e práticas – p. 42

Projeto de vida – esfera pessoal: primeiros passos – p. 43

Tema 2 – Identidade profissional em foco – p. 45

Mobilizando experiências e saberes – p. 45

Ampliando ideias e conceitos – p. 47

  1. O papel dos valores na nossa identidade profissional – p. 47
  2. O papel das crenças em nossa identidade docente …49
  3. O diário reflexivo como instrumento de autoconhecimento e desenvolvimento profissional – p. 51

Estabelecendo conexões – p. 53

(Re)criando fazeres e práticas – p. 55

MÓDULO 2 – Saberes profissionais em foco – p. 57

Tema 3 – A língua inglesa no mundo contemporâneo: problematizando o campo de saber – p. 58

Mobilizando experiências e saberes – p. 58

Ampliando ideias e conceitos – p. 59

  1. “A” língua inglesa ou “ingleses” do mundo? – p. 59
  2. ILF: conceito em transformação e implicações pedagógicas – p. 61

Estabelecendo conexões – p. 65

(Re)criando fazeres e práticas – p. 68

Tema 4 – O componente Língua Inglesa e seus objetos de conhecimento – p. 69

Mobilizando experiências e saberes – p. 69

Ampliando ideias e conceitos – p. 70

  1. Sobre a ideia de competência no processo de aquisição/aprendizagem de línguas – p. 70
  2. Os campos de atuação social e as práticas de linguagem: contextualizando algumas noções – p. 72
  3. Competências e habilidades de linguagens no Ensino Médio: práticas de linguagem e implicações para o ensino de ILF – p. 74

Estabelecendo conexões – p. 76

(Re)criando fazeres e práticas – p. 77

Tema 5 – Compreendendo o “outro”:  os jovens do Ensino Médio em foco – p. 79

Mobilizando experiências e saberes – p. 80

Ampliando ideias e conceitos – p. 80

  1. Motivação e aprendizagem: problematizando algumas ideias – p. 80
  2. Construção da autonomia e o protagonismo do estudante: implicações pedagógicas – p. 82

Estabelecendo conexões – p. 85

(Re)criando fazeres e práticas – p. 86

MÓDULO 3 – O ensino da língua inglesa em área(s) – p. 87

Tema 6 – Pedagogia dos multiletramentos e o trabalho com ILF – p. 88

Mobilizando experiências e saberes – p. 88

Ampliando ideias e conceitos – p. 90

  1. A noção de letramento e multiletramentos: algumas considerações – p. 90
  2. Pedagogia dos multiletramentos: por uma visão integrada das práticas de linguagem – p. 91

Estabelecendo conexões – p. 95

(Re)criando fazeres e práticas – p. 96

Tema 7 – Metodologias ativas e ensino de língua inglesa: foco na integração interáreas – p. 97

Mobilizando experiências e saberes – p. 97

Ampliando ideias e conceitos – p. 98

  1. Abordagens pedagógicas: o trabalho com a pedagogia de projetos – p. 98
  2. Metodologias ativas: tipos e estratégias pedagógicas em comum – p. 100

Estabelecendo conexões – p. 103

(Re)criando fazeres e práticas – p. 105

MÓDULO 4 – Saberes procedimentais em foco: a avaliação – p. 107

Tema 8 – Avaliação de aprendizagens na escola: perspectivas gerais para o Ensino Médio – p. 108

Mobilizando experiências e saberes – p. 108

Ampliando ideias e conceitos – p. 109

  1. A avaliação e seus diferentes aspectos – p. 109
  2. Avaliar competências e habilidades: algumas questões – p. 111

Estabelecendo conexões – p. 113

(Re)criando fazeres e práticas – p. 114

Tema 9 – A avaliação das aprendizagens de língua inglesa: a perspectiva dos multiletramentos e do ILF – p. 116

Mobilizando experiências e saberes – p. 116

Ampliando ideias e conceitos – p. 117

  1. A avaliação de aprendizagens em língua inglesa: um olhar para os multiletramentos – p. 117
  2. Avaliação e devolutiva: construindo a autonomia para a aprendizagem – p. 120

Estabelecendo conexões – p. 122

(Re)criando fazeres e práticas – p. 123

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DAS ATIVIDADES – p. 124
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 137

Material Digital