Práticas na Escola – Língua Portuguesa
José Luís Landeira
Código da Coleção: 0260P21013
Código da Obra: 0260P21013130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Convida o professor a refletir sobre suas práticas pedagógicas e a pensar novas formas de ensinar as especificidades da Língua Portuguesa.
- Busca o aprimoramento de habilidades socioemocionais que se articulam não apenas aos conhecimentos específicos, mas ao exercício pleno da cidadania.
- Discute a necessidade de a escola acolher as diversidades, garantindo o protagonismo aos estudantes.
- Garante aos jovens a possibilidade de refletir sobre suas experiências individuais e coletivas, estimulando a capacidade de aprender com o outro.
- Apresenta uma abordagem dinâmica, próxima ao estilo do livro didático e voltada especialmente para a realidade do professor de Língua Portuguesa.
- Propõe uma caminhada por oito temas interrelacionados, que buscam auxiliar no desenvolvimento de ações educativas para uma aprendizagem significativa.
- Estabelece um diálogo constante com as competências gerais e específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias.
Código da Coleção: 0260P21013
Código do Obra: 0260P21013130
Conheça nossos autores
Conteúdo programático
INTRODUÇÃO – p. 6
A caminhada do Novo Ensino Médio – p. 6
A formação integral e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 7
As competências gerais docentes segundo a Base Nacional Comum de Formação Continuada (BNC-Formação Continuada) – p. 9
A integração das habilidades de Língua Portuguesa à área de Linguagens e suas Tecnologias – p. 10
ESTRUTURA DA OBRA – p. 16
ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA QUE EMBASA CADA DIMENSÃO – p. 18
1a dimensão (miniprojeto de vida) – A experiência de existir – p. 18
2a dimensão (problematização do isolamento disciplinar) – Foco no saber disciplinar – p. 18
3a dimensão (problematização da interdisciplinaridade) – Práticas interdisciplinares – p. 19
4a dimensão (mapeamento de novos processos de avaliação) – De olho na avaliação – p. 20
REFLEXÕES, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM CADA TEMA – p. 21
Tema 1 – Um olhar para as linguagens – p. 21
Tema 2 – Diálogos poéticos – p. 22
Tema 3 – Linguagens e interação – p. 24
Tema 4 – As linguagens e a mudança social – p. 25
Tema 5 – Rotinas do cotidiano do professor – p. 27
Tema 6 – Investigação pelas linguagens – p. 29
Tema 7 – Sua história importa – p. 30
Tema 8 – Convivência e linguagens – p. 32
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS PARA AMPLIAÇÃO E APROFUNDAMENTO – p. 34
TEMA 1 – UM OLHAR PARA AS LINGUAGENS – p. 36
O olhar na construção cotidiana do conhecimento e das relações sociais – p. 36
A experiência de existir: Um olhar que dialoga – p. 38
Foco no saber disciplinar: As múltiplas linguagens em nosso cotidiano – p. 40
Práticas interdisciplinares: As exposições escolares – p. 43
- Delimitação do tema e critérios de avaliação – p. 43
- Atividade de imersão em uma exposição de arte – p. 44
- A curadoria da produção das obras – p. 44
- Outros aspectos organizativos da mostra – p. 45
Subsídios para o plano de aula Exposição de arte – p. 48
Proposta didática: exposição de arte – p. 49
De olho na avaliação: Avaliação: uma questão de critérios – p. 51
TEMA 2 – DIÁLOGOS POÉTICOS – p. 53
Conhecer-se na relação com os outros: alteridade e identidade – p. 53
A experiência de existir: “Mas eu preciso ser Outros” – p. 55
Foco no saber disciplinar: Uma questão de estilo – p. 59
Como trabalhar o texto poético em sala de aula? – p. 63
Práticas interdisciplinares: Antologias em ambiente escolar – p. 64
De olho na avaliação: Avaliação e planejamento – competências e habilidades – p. 67
TEMA 3 – LINGUAGENS E INTERAÇÃO – p. 69
Razão e afetividade nos processos interativos – p. 69
A experiência de existir: Avaliar a interação – p. 71
Foco no saber disciplinar: Interação e produção de sentidos – p. 72
Formando leitores de literatura: os estilos de época – p. 76
Sala de aula invertida – p. 78
Práticas interdisciplinares: Fanzines e e-zines em ambiente escolar – p. 80
O autor do texto se dirige a quem? – p. 81
Subsídios para o plano de aula – p. 82
Proposta didática: realização de um e-zine ou fanzine – p. 82
De olho na avaliação: Avaliação e metodologia ativa da sala de aula invertida – p. 86
Avaliação processual ou formativa – p. 88
TEMA 4 – AS LINGUAGENS E A MUDANÇA SOCIAL – p. 89
A linguagem e a prática social – p. 89
A experiência de existir: O futuro na cultura de selfies – p. 92
O estar na vida – p. 92
Foco no saber disciplinar: Linguagem, argumentação e mudança social – p. 94
Práticas interdisciplinares: Argumentatividade, radioblog e mesa-redonda99
A argumentatividade – p. 100
Mesa-redonda e debates – p. 100
Subsídios para o plano de aula – p. 102
Proposta didática: radioblog – p. 102
De olho na avaliação: Avaliação: uma questão de critérios – p. 105
Avaliando a produção textual – p. 105
TEMA 5 – ROTINAS DO COTIDIANO DO PROFESSOR – p. 107
Siga a rota… – p. 107
A experiência de existir: Projeto de vida: com os olhos no futuro – p. 110
Foco no saber disciplinar: Rotinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa – p. 112
Rotinas para formar leitores – p. 112
Antes da leitura – p. 113
Durante a leitura – p. 113
Após a leitura – p. 114
Subsídios para o plano de aula – p. 115
Proposta didática: uso de estratégias de leitura para a formação do leitor – p. 115
Subsídios para o plano de aula – p. 116
Proposta didática: atividades de leitura artístico-literária – p. 116
Práticas interdisciplinares: Construindo a rotina da interdisciplinaridade – p. 118
Aprendizagem por resolução de problemas – p. 119
Subsídios para o plano de aula – p. 120
Proposta didática: poetry slam – p. 120
De olho na avaliação: Avaliação e a metodologia de aprendizagem por resolução de problemas – p. 123
TEMA 6 – INVESTIGAÇÃO PELAS LINGUAGENS – p. 124
Criar: dar forma a algo novo – p. 124
A experiência de existir: O valor da dúvida, do questionamento – p. 125
Foco no saber disciplinar: Trabalhando com o discurso científico – p. 127
Presenças científicas no discurso didático-pedagógico – p. 129
Subsídios para o plano de aula – p. 130
Proposta didática: trabalho com metodologia científica: análise documental – p. 130
Práticas interdisciplinares: O arco de Maguerez – p. 132
Subsídios para o plano de aula – p. 134
Proposta didática: prática de pesquisa de levantamento de dados – p. 134
De olho na avaliação: A importância de mobilizar conhecimentos – p.137
TEMA 7 – SUA HISTÓRIA IMPORTA – p. 138
Conte sua história – p. 138
A experiência de existir: Memórias em diálogo – p. 139
Foco no saber disciplinar: A construção do passado e do futuro pelo uso da língua portuguesa – p. 141
Subsídios para o plano de aula – p. 143
Proposta didática: elaboração de artigo de opinião – p. 143
Práticas interdisciplinares: A interdisciplinaridade na metodologia da rotação por estações – p. 145
1a etapa: Planejamento – p. 145
2a etapa: Na prática – p. 146
Subsídios para o plano de aula – p. 147
Proposta didática: elaboração de um vlog de memórias de pessoas que compõem a coletividade onde se localiza a escola – p. 147
De olho na avaliação: Avaliar antes, durante e depois de uma atividade – p. 153
TEMA 8 – CONVIVÊNCIA E LINGUAGENS – p. 155
Caminhando livres – p. 155
Convivência e respeito aos limites – p. 156
A experiência de existir: Construindo caminhos juntos – p.157
Em defesa das juventudes que educamos – p. 158
Foco no saber disciplinar: O Estatuto da Juventude na aula de Língua Portuguesa – p. 160
Orientação para participação em debates – p. 161
Apresentação de ideias em público – p. 161
Construção do texto oral – p. 163
Construindo slides eficientes para a apresentação – p. 165
Subsídios para o plano de aula – p. 167
Proposta didática: apresentação oral formal – p. 167
Práticas interdisciplinares: Práticas colaborativas de produção textual e interdisciplinaridade – p. 168
Acesso às práticas discursivas e culturais – p. 169
Práticas colaborativas de produção textual – p. 170
De olho na avaliação: Avaliação e futuro – p. 173
Análise 360° – p. 173
Portfólio – p. 174
Repensando o futuro da cultura de avaliação – p. 174
Compartilhar: