Formação continuada

Práticas na Escola – Língua Portuguesa

José Luís Landeira
Código da Coleção: 0260P21013
Código da Obra: 0260P21013130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Convida o professor a refletir sobre suas práticas pedagógicas e a pensar novas formas de ensinar as especificidades da Língua Portuguesa.
  • Busca o aprimoramento de habilidades socioemocionais que se articulam não apenas aos conhecimentos específicos, mas ao exercício pleno da cidadania.
  • Discute a necessidade de a escola acolher as diversidades, garantindo o protagonismo aos estudantes.
  • Garante aos jovens a possibilidade de refletir sobre suas experiências individuais e coletivas, estimulando a capacidade de aprender com o outro.
  • Apresenta uma abordagem dinâmica, próxima ao estilo do livro didático e voltada especialmente para a realidade do professor de Língua Portuguesa.
  • Propõe uma caminhada por oito temas interrelacionados, que buscam auxiliar no desenvolvimento de ações educativas para uma aprendizagem significativa.
  • Estabelece um diálogo constante com as competências gerais e específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0260P21013
Código do Obra: 0260P21013130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro
A EXPERIÊNCIA DE EXISTIR

Promove o conhecimento psicossocial, na constante relação do eu e do outro, e também motiva o professor a reconhecer suas próprias forças e sonhos para que possa formar trajetórias de vida familiar, escolar e cidadã.

FOCO NO SABER DISCIPLINAR

Problematiza o isolamento disciplinar, ou seja, questiona como construir um ensino de Língua Portuguesa que efetivamente atenda às necessidades do estudante no mundo fora da escola.

DE OLHO NA AVALIAÇÃO

Promove a análise desse processo como realidade plural. São discutidas maneiras diversificadas de avaliar os estudantes e de promover ações para a efetivação da aprendizagem.

Conteúdo programático

INTRODUÇÃO – p. 6

A caminhada do Novo Ensino Médio – p. 6

A formação integral e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – p. 7

As competências gerais docentes segundo a BaseVer mais

Material Digital