Formação continuada

Reflexões e Práticas – Educação Física

Alexandre Martins
Código da Coleção: 0284P21163
Código da Obra: 0284P21163130
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Fornece exemplos práticos de como as competências e habilidades da área de Linguagens podem ser transpostas para as aulas de Educação Física.
  • Aborda temáticas da sociedade atual, promovendo reflexões e buscando soluções de forma contextualizada e significativa.
  • Auxilia o professor na elaboração das aulas, focando nas atividades práticas e nos projetos interdisciplinares.
  • Apresenta diversas realidades e contextos sociais, fazendo com que os professores se sintam representados e inspirados.
  • Instiga o professor a refletir sobre o seu contexto e a traçar estratégias que tenham um impacto significativo em sua realidade.
  • Valoriza o professor e a área de Educação Física, considerando a arte, a cultura, os valores e o movimento presentes nas diversas práticas corporais.
  • Oferece conteúdos teóricos e digitais que auxiliam na compreensão dos temas e que podem ser utilizados em aulas junto aos estudantes.
Compartilhar:
Código da Coleção: 0284P21163
Código do Obra: 0284P21163130
Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 4

Apresentação – p. 5

Quadro-resumo das atividades – p. 5

Estrutura geral – p. 10

Organização da obra – p. 10

Organização do componente curricular de Educação Física segundo a BNCC – p. 13

Conexões entre os TCT e os objetos de conhecimento da Educação Física – p. 16

Referências bibliográficas comentadas – p. 20

Referências bibliográficas complementares comentadas – p. 26

UNIDADE 1 – Estrutura e subsídios teóricos – p. 29

CAPÍTULO 1 – Projeto de vida – p. 29

Introdução – p. 29

Fundamentos de um projeto de vida: eu, o outro e o mundo – p. 30

Autoconhecimento e projeto de vida – p. 32

Educação Física e projeto de vida – p. 34

Material de apoio – p. 35.

CAPÍTULO 2 – Interdisciplinaridade – p. 37

Introdução – p. 37

Conceitos de interdisciplinaridade – p. 38

Temas Contemporâneos Transversais e interdisciplinaridade – p. 39

Educação Física e interdisciplinaridade – p. 40

Material de apoio – p. 42

CAPÍTULO 3 – História da Educação Física – p. 43

Introdução – p. 43

Pré-História e o movimento humano – p. 44

Idade Antiga e o culto ao corpo – p. 46

Idade Média e a preparação física militar – p. 47

Idade Moderna e a ginástica – p. 48

Idade Contemporânea e a Educação Física no Brasil – p. 50

Pós-modernidade e a cultura corporal de movimento – p. 51

Material de apoio – p. 52

CAPÍTULO 4 – UNIDADES TEMÁTICAS – p. 53

Introdução – p. 53

Jogos e Brincadeiras – p. 55

Ginásticas – p. 56

Danças – p. 58

Esportes – p. 59

Lutas – p. 61

Práticas Corporais de Aventura – p. 62

Material de apoio – p. 64

CAPÍTULO 5 – ORGANIZAÇÃO DA AULA – p. 69

Introdução – p. 69

O jovem estudante – p. 70

O tempo – p. 73

O local – p. 73

Os materiais – p. 74

As dinâmicas – p. 75

A comunicação – p. 75

A avaliação – p. 76

Material de apoio – p. 78

UNIDADE 2 – PRÁTICAS CORPORAIS E REFLEXÕES – p. 79

CAPÍTULO 6 – JOGOS E BRINCADEIRAS – p. 79

Jogos e brincadeiras tradicionais e populares – p. 80

Jogos eletrônicos – p. 88

CAPÍTULO 7 – GINÁSTICAS – p. 95

Ginástica Geral – p. 97

Ginástica de Condicionamento Físico – p. 104

CAPÍTULO 8 – DANÇAS – p. 110

Danças tradicionais – p. 111

Danças urbanas – p. 118

CAPÍTULO 9 – ESPORTES – p. 126

Esportes de marca – p. 127

Esportes de precisão – p.  132

Esportes de rede ou de parede – p. 137

Esportes de campo e taco – p. 143

Esportes de invasão – p. 149

Esportes de combate – p. 155

Esportes técnico-combinatórios – p.  161

CAPÍTULO 10 – LUTAS – p. 168

Lutas de curta distância – p. 169

Lutas de média e de longa distância – p. 176

CAPÍTULO 11 – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA – p. 185

Práticas corporais de aventura urbanas – p. 186

Práticas corporais de aventura naturais – p. 193

Material Digital