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O que mudou nas políticas públicas do Ensino Médio nos últimos 2 anos?
A edição de 2026 do PNLD foi completamente reformulada para atender às necessidades de professores e gestores da rede pública de ensino.
Diferente da última edição do Programa, no PNLD 2026 os materiais didáticos serão divididos por componentes curriculares, para garantir maior autonomia e flexibilidade para os professores de cada disciplina!
Entenda melhor o que mudou nas políticas públicas e que precisará estar implementado nas salas de aulas em 2026:
COMO ERA | COMO DEVE SER AGORA | |
Carga horária – ensino regular | 1.800 horas para Formação Geral Básica | 2.400 horas para Formação Geral Básica |
Carga horária – itinerários formativos | 1.200 horas | 600 horas |
Organização curricular | Organização por área do conhecimento com Língua Portuguesa e Matemática obrigatórias nos 3 anos. | Organização por componente curricular: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Inglês, Educação Física, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia). |
Componente opcional | x | Língua Espanhola |
Itinerários formativos | Redes de ensino determinavam variedade e natureza de sua oferta. | Oferta mínima de dois itinerários complementares à Formação Geral Básica nas quatro áreas do conhecimento. |
Carga horária – ensino técnico | 1.800 horas para Formação Geral Básica + 1.200 horas para Ensino Técnico. | 2.100 horas de componentes curriculares, 300 horas podem ser de conteúdos da BNCC relacionados à formação técnica.
Até 1.200 horas para o itinerário técnico. |
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