O que mudou nas políticas públicas do Ensino Médio nos últimos 2 anos?

A edição de 2026 do PNLD foi completamente reformulada para atender às necessidades de professores e gestores da rede pública de ensino. 

Diferente da última edição do Programa, no PNLD 2026 os materiais didáticos serão divididos por componentes curriculares, para garantir maior autonomia e flexibilidade para os professores de cada disciplina! 

Entenda melhor o que mudou nas políticas públicas e que precisará estar implementado nas salas de aulas em 2026: 

 

  COMO ERA  COMO DEVE SER AGORA 
Carga horária – ensino regular  1.800 horas para Formação Geral Básica  2.400 horas para Formação Geral Básica 
Carga horária – itinerários formativos  1.200 horas  600 horas 
Organização curricular  Organização por área do conhecimento com Língua Portuguesa e Matemática obrigatórias nos 3 anos.  Organização por componente curricular: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Inglês, Educação Física, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia). 
Componente opcional  x  Língua Espanhola 
Itinerários formativos  Redes de ensino determinavam variedade e natureza de sua oferta.  Oferta mínima de dois itinerários complementares à Formação Geral Básica nas quatro áreas do conhecimento. 
Carga horária – ensino técnico  1.800 horas para Formação Geral Básica + 1.200 horas para  Ensino Técnico.  2.100 horas de componentes curriculares, 300 horas podem ser de conteúdos da BNCC relacionados à formação técnica. 

Até 1.200 horas para o itinerário técnico. 

 

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